Certidão de nascimento
Fala galera, bom dia!
Eu estou solicitando as documentações para dar inicio ao pedido de cidadania portuguesa do meu Pai como neto e estou com dificuldades de acha uma certidão.
já consegui os seguintes documentos:
- ASSENTO DE NASCIMENTO DA PORTUGUESA
- CERTIDÃO DE CASAMENTO DA PORTUGUESA COM ESTRANGEIRO
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO FILHO DA PORTUGUESA
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO NETO DA PORTUGUESA
Estou em busca da certidão de nascimento do meu bisavô, José Delatorre/ José De La Torre, para dar inicio a transcrição de casamento da minha bisavó Maria da Gloria Martins.
Até agora só consegui encontrar a certidão de casamento e de óbito dele.
Casamento: https://www.familysearch.org/pt/memories/memory/175751602
Óbito: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS2C-57KZ?lang=pt&i=144&cc=2765317
No registro de casamento e óbito do meu bisavó fala que ele era natural de Jaú -SP , porém consultando o cartório de registro de Jaú e Barra Bonita eu não consegui encontrar nenhuma informação sobre o nascimento dele.
Solicitei ao cartório de Barra Bonita-SP , o desarquivamento dos documentos de casamento, para saber se havia algum documento junto as informações e também não tinha nada.
Se alguém puder me ajudar uma orientação de onde eu possa estar encontrando essa certidão.
Fico muito grato.
Comentários
@MATHEUSHD18
O que o cartório disse exatamente sobre o que consta na habilitação do casamento?
Pois ou ele apresentou algum documento, ou foi feita uma declaração com duas testemunhas - ou teve uma ordem do juiz para poder casar.
Em geral, para fins de pesquisa, o pior é quando foi só feita a tal declaração.
Barra Bonita era parte de Jaú até 1912. Isso pode explicar a razão de às vezes ele aparecer como natural de um lugar ou outro.
Elevado à categoria de município com a denominação de Barra Bonita, pela Lei Estadual n.º 1.338, de 14-12-1912, desmembrado do município de Jaú.
Para que período você pediu a busca do nascimento de José? Pois pode ser um registro tardio, muitos anos depois do nascimento. Tem gente que até se auto registrava às vésperas do casamento, ou de alguma outra situação onde fosse exigida a certidão de nascimento (por exemplo, ser matriculado em escola; um primeiro emprego formal).
Tem como saber onde e quando algum irmão de José foi registrado? Tente ver se algum familiar tem isso, pois pode dar duas pistas importantes: onde se faziam os registros da família e se eram em datas próximas ao nascimento ou tardio.,
Se não tiver jeito de achar essa informação via familiares, poderia apelar para desarquivar a habilitação de casamento de algum irmão para ver o que aparece. Tem vários na árvore no FS, Se fosse seguir esse caminho, eu começaria pelo que tem data de nascimento mais próxima de José:
https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GZS9-BN8
Só para confirmar: você quer fazer a transcrição do casamento de Maria da Gloria por ela não ter sido a declarante do seu filho antes de ele completar um ano de idade?
@CarlosASP
Muito obrigado pelas informações.
Eu solicitei o desarquivamento no cartório de Barra Bonita-SP, porém nenhum documento complementar foi encontrado. O casamento foi feito por essa declaração de duas testemunhas.
O que eu preciso é da certidão de nascimento dele, para dar inicio a transcrição de casamento da Maria da Gloria, pois o declarante do nascimento foi o pai e é ela quem é a portuguesa.
Eu já tenho a certidão de casamento e de óbito do José Delatorre, porém essa de nascimento esta sendo bem dificil de achar, já solicitei a pesquisa nos cartorios da região, mais todos me deram resposta negativa.
Estou começando a cogitar a opção de fazer o registro tardio dele, mais ainda estou com duvidas quanto a esse procedimento.
@MATHEUSHD18 fazer o registro tardio vai demandar muitas negativas, vários documentos, custa muito caro e é bastante demorado. Outra opção é fazer com o suprimento da certidão (processo esse que estou dando entrada) tem vários tópicos aqui no fórum falando a respeito. Mas eu seguiria o que o Carlos comentou e só faria o suprimento da certidão se você tiver 100% de certeza que tentou todas as opções, digo mais uma, se prepare com as negativas, com o máximo de documento que você tiver.
@MATHEUSHD18 tudo bem? Vc fez o registro tardio?
Pode me contar como está a situação atual?
Estou cogitando fazer e gostaria de saber como foi seu caso.
Muito obrigado