Neto de avó portuguesa viva. Qual o melhor caminho?

Bom dia, já li bastante os tópicos por aqui, mas me ficou uma duvida:

Meus avós são portugueses e moram no Brasil. Minha avó ainda é viva, meu avô já faleceu.

Na opinião de vocês, qual seria a maneira menos demorada para dar entrada no meu processo, tirar a cidadania da minha mãe e depois a minha ou dar entrada através do processo de neto?

Tenho lido que o tramite para tirar direto da minha avó, sem passar pela minha mãe, tem demorado as vezes mais que 4 anos. Está valendo mais a pena conseguir o da minha mãe primeiro?

Obrigado!

Comentários

• @Thk

Na opinião de vocês, qual seria a maneira menos demorada para dar entrada no meu processo, tirar a cidadania da minha mãe e depois a minha ou dar entrada através do processo de neto? Tenho lido que o tramite para tirar direto da minha avó, sem passar pela minha mãe, tem demorado as vezes mais que 4 anos. Está valendo mais a pena conseguir o da minha mãe primeiro?

"valendo a pena" é algo subjetivo. fazer o da sua mae primeiro e depois de concluído fazer o seu, vai levar entre 24 e 30 meses - entre coleta de documentos, envios, talvez transcrição de casamento da sua mãe depois de concluído... mas são dois processos, ou seja, duas taxas, dois jogos de documentos...

fazer o seu direto, como neto, vai levar entre 40 e 48 meses (nos prazos atuais, que tendem a cair). mas é apenas um processo, ou seja, uma taxa e um jogo de documentos.

a recomendação mais comum no fórum é fazer primeiro o da mãe, depois o seu.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.