Certidões de Óbito- Processo de netos
Prezados,
Estou reunindo a documentação para a atribuição da nacionalidade da minha mãe na condição de neta de portugueses.
Estou seguindo o roteiro disponibilizado neste próprio fórum, ou seja: Certidão de batismo do português, certidão de nascimento do filho do português/pai da requerente, bem como a certidão de nascimento dela com o casamento averbado, devido a mudança para nome de casada.
Além claro, dos outros documentos listados (certidão de antecedentes, etc).
Porém, tenho visto de forma aleatória, basicamente em redes sociais, pessoas comentando sobre certidões de óbito. Ao meu entender, segundo o roteiro aqui disponibilizado, não seriam necessárias.
Todavia, como eu já vi essa menção em mais de um vídeo, acabei ficando na dúvida. É necessária a juntada de alguma certidão de óbito no processo para netos?
Gostaria de aproveitar o ensejo, para deixar todas as dúvidas em uma pergunta só, se alguém já tramitou o processo pela ACP do Porto ao invés da CRC Lisboa, se deu certo e se demorou menos.
Obrigado!
Comentários
@arthurvmartins
Todavia, como eu já vi essa menção em mais de um vídeo, acabei ficando na dúvida. É necessária a juntada de alguma certidão de óbito no processo para netos?A princípio, não é necessário. Às vezes o conservador pode solicitar, por exemplo, para confirmar o nome usado na vida adulta, ou se tiver alguma "dúvida" sobre o restante da documentação. Ou seja, não envie a menos que solicitado.
Gostaria de aproveitar o ensejo, para deixar todas as dúvidas em uma pergunta só, se alguém já tramitou o processo pela ACP do Porto ao invés da CRC Lisboa, se deu certo e se demorou menos.A ACP passou a receber processos de netos diretamente só a partir de meados do ano passado. Não há nenhum processo de neto iniciado na ACP que já tenha concluído. Não é possível afirmar se será mais rápido ou mais lento que a CRC.