Ajuda

Gente, to quase desistindo já :(

Me chamo Carla Fernandes e sou brasileira. Meu avô, Manoel Fernandes, é português natural de Merufe.

Há alguns anos busco a certidão de batismo/casamento, recentemente, consegui obter algumas informações que irei resumir adiante:

Em uma tentativa de contextualizá-los, está a minha árvore genealógica, a relação seria: MANOEL (avô PT) - CARLOS (pai BR) - CARLA (eu BR).

No entanto, como a maioria das informações são referentes ao primeiro casamento do meu avô (época que ele morava em Portugal), creio que a árvore abaixo, traz maiores informações: 

24/06/1893 – NASCIMENTO MANOEL FERNANDES (PT) - LOCAL: MERUFE, MONÇÃO, VIANA DO CASTELO, PORTUGAL

13/03/1980 – FALECIMENTO MANOEL FERNANDES (BR) - LOCAL: CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL

MANOEL FERNANDES (ou MANUEL FERNANDES, ou MANOEL FERNANDEZ)

PAI: FRANCISCO FERNANDES (ou FRANCISCO FERNANDEZ)

MÃE: RITA DOMINGUES FERNANDES (ou RITTA DOMINGUES FERNANDEZ, ou RITA DOMINGUES)

ESPOSA: AURORA AFONSO FERNANDES (ou AURORA AFONSO BRANCO, ou AURORA AFONSA FERNANDES, ou AURORA AFFONSO FERNANDEZ).

PAI: MANOEL AFFONSO BRANCO (ou MANOEL AFONSO BRANCO).

MÃE: MARIA DA CONCEICAO SENHORINHO BRANCO (ou MARIA DA CONCEICAO SINHORINI, ou MARIA DA CONCEICAO SIGNORINI, ou MARIA SIGNORINI BRANCO, ou MARIA SINHORINI) - mãe italiana, por isso a variação no nome.

Manoel e Aurora se casaram em Portugal, e tiveram como um dos filhos Américo Fernandes, que também nasceu em MERUFE, MONÇÃO, VIANA DO CASTELO, PORTUGAL, vejamos:

03/08/1923 - NASCIMENTO AMERICO FERNANDES (PT) - LOCAL: MERUFE, MONÇÃO, VIANA DO CASTELO, PORTUGAL

10/03/2015 - FALECIMENTO AMERICO FERNANDES (BR) - LOCAL: CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL

Também já criei o perfil no Family Search, mas ainda sem sucesso na busca da certidão, seguem dados:

MANOEL FERNANDES - GB32-K5K

AURORA AFONSO BRANCO - GBQ7-D2F

AMÉRICO FERNANDES - GBQ7-P1R

😥

Comentários

• @carlasfernandes

Tentou pedir pelo civilonline o nascimento de Americo? Ao obter o nascimento dele, terá a confirmação das freguesias de nascimento dos pais, e também como o nome dos pais e avós aparecem nos registros PT. Isso pode ajudar a destravar a busca. Foi sugerido aqui (e explica como fazer):

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/353943#Comment_353943

Conseguiu evoluir no casamento de Manoel e Maria da Conceição, que aparece como sendo no BR? Pode trazer alguma pista sobre onde a família estava em cada momento. Às vezes temos surpresas nesses casos de família que vieram para o BR, voltaram para PT e depois vieram de novo.

Tem um registro em Ribeirão Preto em 1896 que deve ser de alguém da família. A indexação por leitura de computador dá esses resultados bem embaralhados que se vê na imagem abaixo. Mas dá para ver que constam os nomes do pai de Aurora (Manoel Affonso Branco) e de seus avós (Antonio Affonso Branco e Rosa Affonso) e também o de Silvio Signorini, que é o pai da Maria da Conceição. Ou seja, tem chance de ser o registro de algum filho/a do casal Manoel e Maria da Conceição ou outro parente próximo:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V24-XN4X?lang=pt

Só se saberá lendo o conteúdo desbloqueado dessa imagem. A maneira de fazer isso (é gratuito) é ir pessoalmente no Centro de Historia da Familia mais próximo de você. Aqui como achar:

https://locations.familysearch.org/pt/br

Como sua pesquisa está empacada, acho válidas essas duas tentativas, caso não apareçam outras sugestões ou pistas.

Na árvore do FS, qual a fonte da data de nascimento de Manoel Fernandes em 1893?

Caso essa pista de 1893 seja boa, já folheou os batismos de Merufe, indo uns anos para trás e para frente? E olhando todo batismo de um Manoel - pois ele pode ter sido batizado só com a mãe ou o pai constando no batismo - ou até mesmo sem ter nenhum dos dois (caso ele tenha sido "exposto" - deixado pela mãe para ser criado por outra pessoa)

• Gente, só uma dúvida que me ocorreu....

Meu avô era português e se casou com uma portuguesa...

depois veio morar no Brasil, ficou viúvo e teve uma relação estável.

Dessa relação originou meu pai (BR).

O meu avô foi o declarante do nascimento do meu pai.

O meu pai teve uma relação estável com a minha mãe, e eu nasci.

O meu pai foi o meu declarante.

Ainda é possível a cidadania?

• @carlasfernandes

A princípio, sim, tanto para seu pai (se estiver vivo), como para você como neta (caso seu pai tenha falecido).

Se seu pai estiver vivo, o mais rápido é ele fazer primeiro como filho (processo 1C). Quando sair a nacionalidade dele, você vira filha de um cidadão PT e faz um 1C para você também.

Caso seu pai tenha falecido, aí você só pode fazer como neta (processo 1D) - isso tem levado 3-4 anos (por isso melhor fazer do pai primeiro se puder; os de filhos levam por volta de um ano).

Aqui a documentação para os dois casos:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

• Oi gente... @CarlosASP

Retornando com algumas novidades...

Realmente, com a certidão de nascimento do meu tio, as pesquisas mudaram totalmente.

O meu avô não é de MERUFE e sim de SISTELO, ARCOS DE VALEDVEZ.

Mas pelo menos, o ano de nascimento bate...

Entrei em contato por email com eles, buscando algumas informações, mas os livros anteriores a 1910 já não são com eles.

Em contato com Viana, Nuno não fornece maiores informações.

Pesquisei pela data em : https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/612a6f59564a4d47a4c0f28eca6e1177 e não localizei.

Então acho que terá que ser feito aquele 5+ e 5-

Inclusive, já atualizei lá no Family Search (GB32-K5K).

To jogando as informações aqui, pois caso vocês tenham mais sorte...

Quanto aquele registro de Ribeirão, segue documento:

Creio que foi o registro do nascimento da Virginia, filha de Manoel.

• @CarlosASP será que esses dados seriam suficientes para solicitar a certidão no CivilOnline?

• @carlasfernandes

Em teoria. com as informações do assento de nascimento de Americo, que mostram que o pai Manoel tinha 30 anos em 03/08/1923 (caso ele realmente tenha registrado o filho logo depois do nascimento) e nasceu na freguesia de Sistelo, não deveria ser muito difícil achar o batismo dele.

A não ser que seja um daqueles casos bem complicados onde o batismo está ou completamente fora da ordem cronológica, ou foi registrado posteriormente em outra freguesia (casos raros, mas não impossível). Quem é muito bom de ajudar com essas situações é o @Guilherme Moreira

Se, depois de olhar com atenção os batismos de todos os "Manoel" em Sistelo, ainda não achar nada, tentaria mais uma coisa. Pode não ajudar em nada no fim, mas tem que se ir tentando tudo.

O assento de Americo mostra que os pais eram casados. Às vezes, o registro original (e não esse já informatizado, de maneira resumida) diz onde foi esse casamento. Mandaria um email bem simples e curto para a conservatória de Monção (não fique contando história, faça só a pergunta direta e agradeça a atenção), anexando essa imagem do assento de Americo e perguntaria três coisas:

se no assento de nascimento de Americo no livro de registo consta o local do casamento dos pais Manoel Fernandes e Aurora Afonso Fernandes

e, caso conste e seja no concelho de Monção, se eles conseguem localizar o assento de casamento,

e em que data foi lavrado originalmente o registo de Americo

Isso tudo para ver se o casamento traz alguma informação diferente sobre onde e quando Manoel nasceu. E se estamos contando os 30 anos de Manoel a partir da data certa.

Aqui o email:

registos.moncao@irn.mj.pt

Não entendi sua pergunta sobre solicitar ao civilonline. O civilonline só tem, via de regra, nascimentos depois de 1911 (quando foi criado o registro civil em PT). Manoel Fernandes nasceu bem antes isso; só terá um batismo.

• Gente, atualizações....

"Em teoria. com as informações do assento de nascimento do Americo, que mostram que o pai Manoel tinha 30 anos em 03/08/1923 (caso ele realmente tenha registrado o filho logo depois do nascimento) e nasceu na freguesia de Sistelo, não deveria ser muito difícil achar o batismo dele."

Acredite @CarlosASP está sendo difícil... 😭

Nas pesquisas pelo DIGITARQ, não consegui localizar o nascimento de Manoel em Arcos de Valdevez ou Sistelo.

Em relação a conservatória de Monção entrei em contato, essa foi a resposta: "Informo que o casamento dos pais não figura no assento. Efetuadas as buscas com os dados constantes no assento não foi localizado o casamento. Para efetuar novas buscar solicita-se que indique o ano do casamento".

Creio que o casamento pode ter ocorrido no concelho de Monção entre 1911-1923, talvez? Naquela época era comum se casar com qual idade? Em 1923, ela tinha 26 e estava casada. Em 1911, teria 14 por ai... Vocês conseguem localizar o link desses arquivos no Digitarq ou em algum lugar para eu analisar? Sinceramente não consegui mais daqui...

E não poderia dar um período tão longo para a conservatória. Ainda pensei em pedir no Civil Online, mas também não sei se um período tão longo eles aceitariam.

MERUFE

MONCAO

Falei também com a Torre do Tombo, solicitando sugestões, que retornou com as seguintes orientações sobre a certidão de batismo do meu avô:

"Até 1911 os registos de nascimento eram feitos nas paróquias, no momento do batismo. Cada paróquia tinha os seus livros de registo. A documentação encontra-se hoje na Torre do Tombo e nos respetivos arquivos distritais/regionais, organizada por concelho e paróquia.

Os registos paroquiais, até março de 1911, encontram-se disponíveis para consulta online.

Catálogo da Torre do Tombo e restantes arquivos da DGLAB:

Arquivo da Universidade de Coimbra

Arquivo Distrital de Braga

Arquivo Regional da Madeira 

Arquivos Regionais dos Açores

http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/Default.aspx

(Na pesquisa avançada, pesquise no campo "Título" por paroquia e o nome da paróquia e assinale “fundo” nos níveis de descrição.)

Aconselhemos a efetuar a pesquisa em anos antes e posteriores.

Sugerimos a consulta da página sobre Genealogia no site da Torre do Tombo - https://antt.dglab.gov.pt/pesquisar-na-torre-do-tombo/genealogia-ou-historia-local/genealogia/

Para localizar o assento de casamento de Manoel e Aurora terá de contatar a Conservatória do Registo Civil de Monção através do seguinte link: https://emlista.pt/irn-instituto-dos-registos-e-do-notariado/conservatoria-dos-registos-civil-predial-comercial-de-moncao/25388

Só que quando você tenta pesquisar colocando as informações, parece que nunca tem nada.

Testei até colocando os dados do meu tio que são aqueles que você tem a certeza de locais e datas e nem mesmo os dele aparece nesses sistemas.

@Guilherme Moreira ajuda ai...😁🤗

• @carlasfernandes Difícil mesmo encontrar as informações do Manoel Fernandes em Sistelo e Merufe e tb no DIGITARQ, como vc mencionou. Tentei achar o registo de nascimento da Aurora, primeira esposa do Manoel, pois talvez contivesse a averbação do casamento deles o que poderia resultar em alguma outra pista, mas também está difícil. Irmãos da Aurora nasceram em Merufe, inclusive encontrei o nascimento de um deles, José Joaquim, nascido em 25/02/1909, no qual a Aurora Affonso Branco aparece como madrinha, mas a assinatura dela não parece de ser de uma pessoa com idade apenas em torno de 12 anos, na suposição de que tivesse nascido em 1897, como se deduz do registro do Américo Fernandes. Parece adulta e bem letrada!

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/8f4a1d4059ec409e9f308cdf9825e0c3?isRepresentation=false&selectedFile=52084064&fileType=IMAGE

Interessante que a única Aurora registrada que encontrei naquela época, ao redor de 1897 em Merufe e Sistelo, foi uma em 07/06/1896, nascida em Sistelo e onde os pais da nossa Aurora, esposa do Manoel Fernandes, (Manoel Affonso Branco e Maria da Conceição ( Silva ) Sinhorinha) são padrinhos por procuração !!!! Estranha coincidência.

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/612a6f59564a4d47a4c0f28eca6e1177?isRepresentation=false&selectedFile=51921824&fileType=IMAGE Registro nº9

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.