Envio da documentação por correio

Boa tarde, pessoal.

Como estão?

Através desse fórum e sites oficiais do governo consegui juntar a minha documentação.

Gostaria de validar aqui se está faltando algo e aproveitar para tirar algumas dúvidas.

Irei entrar com o formulário 1C, minha mãe é nascida no Brasil mas já é cidadã portuguesa com todos os documentos. Com isso estou com os seguintes documentos:

• Uma carta de apresentação no envelope.
  • Meu passaporte autenticado com apostilamento de Haia.
  • Minha certidão de nascimento com apostilamento de Haia.
  • Certidão de nascimento portuguesa de minha mãe.
  • Certidão de casamento portuguesa de minha mãe/ pai.
  • Formulário 1C preenchido e autenticado com o pagamento da taxa de 175 euros.

Iria mandar por correio para:

Balcão da Nacionalidade

Arquivo Central do Porto

Rua do Cunha, nº 404

4200-250 Porto – Portugal

Está faltando algum documento? Estou fazendo algo errado ou enviando para endereço errado?

Aproveitando o tópico para falar do meu pai que irá entrar com aquisição por casamento:

• Uma carta de apresentação no envelope.
  • Passaporte autenticado com apostilamento de Haia.
  • Certidão de nascimento com apostilamento de Haia.
  • Certidão de casamento portuguesa de minha mãe/ pai.
  • Carta de Declaração de vínculo com Portugal, autenticada em cartório.
  • Antecedentes criminais com apostilamento de Haia.
  • Formulário 3 autenticado preenchido com o pagamento da taxa de 250 euros.

1. - Eu iria mandar para Porto também, aquisição por casamento é somente Lisboa?
  2. - Percebi que ao pagar a taxa de 250 euros acabei pagando com o meu nome conforme foto em anexo. Terei problemas? O que fazer?

Obrigado desde já.

Att,

Matheus.

Comentários

• @mathgalesi

a lista e endereço atuais você encontra aqui:

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa

leia com atenção, mande apenas o que é exigido e nada mais.

• Boa tarde pessoal!

Aproveitando o tópico. Estou fazendo o processo para minha sogra que é neta de português.

Segui todo o passo a passo do resumo deste link, que por sinal foi de grande ajuda, e já possuo toda a documentação pronta para despacho.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

Mas fiquei com a mesma dúvida do amigo aqui. Devo mandar uma carta de apresentação para facilitar o entendimento do conservador?

Se sim, existe algum modelo que eu possa me guiar?

Outra dúvida:

Pretendo mandar por correios para economizar no frete. Alguma contra indicação? Tem relatos de pessoas que já perderam os documentos? Vale a pena pagar o seguro?

Obrigado pela atenção de todos!

• editado December 12

@Rochamiranda

Mas fiquei com a mesma dúvida do amigo aqui. Devo mandar uma carta de apresentação para facilitar o entendimento do conservador?

A resposta é exatamente a mesma dada acima. Mande apenas o exigido, nada mais. Acredite, o conservador saberá entender do que se trata.

Pretendo mandar por correios para economizar no frete. Alguma contra indicação? Tem relatos de pessoas que já perderam os documentos? Vale a pena pagar o seguro?

Aqui é preciso tomar uma decisão: ou vai economizar ou vai se cercar de cuidados (como pagar seguro, por exemplo), não dá para botar um pé em cada canoa. A DHL definitivamente é o caminho mais seguro (uma única empresa faz fim a fim, tem seguro etc) mas é bem mais cara. Os Correios são mais em conta, mas têm o inconveniente de que eles só fazem a perna do Brasil e depois passam o bastão para o correio português (CTT) que termina a entrega, então tem essa bola dividida caso haja algum problema.

Dito isso, não tenho ouvido relatos de gente usando o correio e perdendo o envio. Eu mesmo recebi vários documentos recentemente de tios e primos que me enviam do interior de MG para onde moro (Europa, mas não PT) para juntar o processo deles aqui e depois enviar via correio local para o ACP e sempre recebi tudo direitinho do Brasil

Minha opinião pessoal, a menos que vc tenha documentos que há o risco de não conseguir reemitir caso algo dê errado (exemplos: uma certidão reprográfica gerada a partir de um registro caindo aos pedaços, que foi reconstituído e precisou acionar o juiz corregedor para o cartório emitir; o conteúdo de um processo judicial de paternidade; uma declaração de maternidade da mãe portuguesa, que eventualmente faleceu e portanto não tem como assinar outra etc), dá para mandar pelo correio e se der problema, paciência, emite tudo de novo. É o risco associado à economia. Agora se vc tiver no conjunto algum documento que terá muita dificuldade em reemitir, eu esqueceria essa história de economizar uns trocados e mandaria pelo DHL e pelo modo de entrega mais rápido possível (para evitar os doctos ficarem voando muito tempo por aí).

Economizar sempre é importante, mas processo de cidadania se faz uma vez apenas e afeta sua vida e de seus descendentes dali para frente. Particularmente prefiro economizar em outras coisas.

• LeoSantosLeoSantos Beta
    editado December 12

@Rochamiranda só um adendo ao que o colega @ecoutinho falou:

DHL = rápido/seguro

Correios = barato porém mais demorado

O problema é que estamos prestes a ter uma mudança na lei, não sei se essa muda irá afetar o seu processo, mas se for, considere mandar pela forma mais rápida possível.

Melhor gastar um pouco mais agora (se houver disponibilidade, claro) e ingressar com o processo o mais rápido possível, do que ficar sujeito a um atraso e pegar a lei nova.

PS: não sei como estão os prazos para análise constitucional da lei aprovada, mas sei que termina em breve.

• @LeoSantos

Muito bem lembrado... Estamos todos torcendo para o TC declarar inconstitucionalidade, mas se não declarar o próximos passos tendem a ser rápidos (seja a promulgação seja o veto político).

@Rochamiranda

Eu não arriscaria, mande esses documentos o mais rápido que puder e pela via mais rápida possível. Como disse antes: é uma despesa que você terá apenas uma vez na vida e obter a cidadania é algo que vai garantir um direito a vc, seus filhos e netos para sempre. Sei que ninguém está com dinheiro sobrando, mas eu não daria chance ao azar para fazer economia.

• Muito obrigado pelo apoio @ecoutinho e @LeoSantos

Não sei se estou muito por fora, mas pelo que vi, nessa nova lei, a mudança que pode ter para o processo de neto de minha sogra é a comprovação de vinculo afetivo com Portugal que antes era comprovado só com o fato de falar a lingua portuguesa e agora eles podem exigir mais coisas.

É somente esse o risco para o processo de neto ou existem outros além deste que não estou enxergando?

Muito obrigado mais uma vez pelo suporte. ❤️💚

• editado December 13

@Rochamiranda

comprovação de vinculo afetivo com Portugal que antes era comprovado só com o fato de falar a lingua portuguesa e agora eles podem exigir mais coisas.

Não quero parecer alarmista, mas o buraco pode ser muito mais embaixo do que vc imagina. Ter que comprovar ligação efetiva por si só é um grande problema, pois antes de 2020, quando a lei passou a definir que o domínio da língua era suficiente, o pedido de cidadania como neto era inviável para a maioria das pessoas, mas não para só nisso.

Além da ligação efetiva a lei aprovada na AR (mas ainda não publicada) exige comprovar que:

• Conhece a cultura portuguesa, sua história e símbolos nacionais
    • Conhece os direitos e deveres fundamentais inerentes à nacionalidade portuguesa.

O problema é que a lei não diz como essa comprovação é feita e isso abre uma avenida de oportunidades para o governo criar barreiras intransponíveis para a maioria das pessoas a depender de como for implementado.

Imagine, apenas como exemplo, que regulamentem que a comprovação seja feita através de uma prova que só é aplicada em Portugal através de agendamento prévio e por conta da alta procura você tenha uma lista de espera de 2 anos para poder fazer a prova. Para um idoso que não seja de uma família com recursos financeiros para bancar os custos associados a uma viagem e estadia em PT isso inviabiliza a cidadania, fora que o neto precisa ter saúde para encarar uma viagem até Portugal e o risco de o requerente falecer antes mesmo de iniciar o processo, ainda na espera da prova para obter o certificado para juntar aos documentos e mandar o processo.

Ou seja, eles podem perfeitamente tornar essa via inviável, mas sem dizer que é isso que estão fazendo.

Desse governo da IL e do Chega eu só espero o pior.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.