Preciso enviar a certidão de casamento? + Dúvidas sobre Formulário 1C

Pessoal, boa tarde!

Estou finalizando a coleta de documentos para solicitar a atribuição da cidadania da minha avó por ser filha de portuguesa.

Podem me ajudar com algumas dúvidas, por favor?

O assento português da mãe da minha avó consta a averbação do nome de casamento; e a certidão de nascimento da minha avó também consta a averbação do nome de casamento.

1.  Eu preciso enviar a certidão de casamento da minha avó ou da mãe dela? Se sim, é necessário autenticar ou apostilar?
  2. O Formulário 1C precisa ser preenchido a mão ou posso preencher pelo computador e ela só assinar?
  3. Há problema se o comprovante de pagamento da taxa aparecer no meu nome? Pois eu que farei o pagamento.
  4. Nos dados de restituição do formulário 1C, posso colocar os meus dados bancários ou precisa ser os dela (da minha avó)?

Obrigado pessoal!

Comentários

• @vinisoquerviajar

Dê uma lida nesses guias no link abaixo (documentos para nacionalidade de filho maior, como preencher formulário etc) que vão responder muitas de suas perguntas:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui

Sobre o pagamento:

No formulário de pagamento, você vai por seus dados (nome, endereço etc) para o cartão de crédito poder bater com os do seu cadastro. Mas há um campo "Nome do Requerente", que vem marcado assim :

* Se difere do nome em cima

É nesse campo onde você vai por o nome de sua avó,

Já no 1C, deixe em branco o campo de restituição.

• @CarlosASP obrigado pelas dicas!

Eu achei a informação da certidão de casamento nesse post <https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/>.

"No caso de alteração em razão de casamento, é recomendável o envio da certidão de casamento da requerente. Há processos que foram aprovados sem a certidão de casamento da requerente que alterou o nome; contudo, há processos que caíram em exigência, mesmo com a certidão de nascimento da requerente constando a averbação do casamento e a anotação do nome adotado a partir do casamento (depende do entendimento do conservador)."

Para evitar erros, prefiro enviar a certidão de casamento, mesmo a certidão de nascimento constando a averbação. Você sabe se devo apostilar?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.