Dúvida - Emissão 1via passaporte/cartao cidadao

Bom dia,

Pessoal após 11 meses o processo de nacionalidade de filho encerrou e estou na fase de emissão dos documentos (cartão cidadão e passaporte).

Já tenho agendamento efetuado mas fiquei com uma dúvida. Após a emissão do CIN o RG não é mais emitido.

No site do consulado consta apenas “RG” não sendo aceita a CNH e documentos de classe. Devo preencher o formulário de requisição usando o RG ou uso o CIN e informo apenas o número do CPF?

Agradeço desde já

Comentários

• Na nova CIN o CPF e o RG foram unificados, ou seja seu CPF agora também é o RG. Se a identidade que vai apresentar é a CIN, é só colocar o número do CPF onde pede RG.

• lucastgplucastgp Member

Opa, Sérgio obrigado. Replicar a informação do CPF nos dois campos do requerimento então.

Minha preocupação maior seria o consulado questionar o documento novo por não constar na lista expressamente.

• Olá, pessoal, bom dia.

Aproveitando o tópico do amigo @lucastgp, gostaria de saber se existe algum tópico dedicado aos próximos passos após receber o assento português.

Minha sogra teve a conclusão do seu processo de cidadania, recebeu o assento, mas ainda não demos o próximo passo. Existe algum tópico aqui dedicado a informações sobre tirar o cartão cidadão e, posteriormente, dar entrada no pedido do passaporte?

Agradeço desde já!

• editado May 11

@brunof8

Não há prazo para esses próximos passos; tem gente que nunca tira CC ou passaporte (especialmente aqueles que só fizeram o processo para poder passar a nacionalidade para descendentes). Pessoalmente, acho bom ter ao menos o CC (que é "barato") se a pessoa pretende viajar ou passar algum tempo na Uniao Europeia, pois é um documento de sua cidadania PT reconhecido em todos esses países.

Mas, se a pessoa nunca vai sair do BR, não tem interesse em votar nas eleições em PT etc etc, aí pode não fazer diferença nenhuma. Vai continuar sendo cidadã de PT mesmo sem ter um CC - inclusive pode fazer um CC no futuro, se mudar de ideia.

Na maior parte dos consulados, primeiro se tira o CC e depois o passaporte (PEP). Em SP, dá para pedir os dois ao mesmo tempo.

A maneira de pedir CC e/ou PEP varia de consulado para consulado, Mas sempre exige a presença física da pessoa, para colher a biometria. Em que estado mora? Aqui a jurisdição de cada consulado:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/jurisdicao

Se mora fora das cidades onde há um consulado, dê uma olhada se o consulado da região tem "permanências consulares". Isso é quando o pessoal do consulado se desloca em datas específicas para cidades de sua área justamente para atender pedidos de CC, PEP etc:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares

• @CarlosASP, muito obrigado pela resposta!

Moro no Rio de Janeiro e consegui agendar para o próximo dia 21, no Consulo Geral de Portugal aqui da cidade.

Um grande abraço!

Boa tarde,

O atendimento no consulado foi super rápido e pediram o prazo de 20 dias para entrega dos documentos (considerando o pagamento do pedido de urgência).

Após o recebimento informaram a necessidade de retornar ao consulado (sem agendamento) para cadastrar uma senha.

Agradeço a todos!

• @lucastgp Qual consulado?

@isisrf Consulado de São Paulo mesmo.

• Pessoal que fez o passaporte recentemente, chegou em quanto tempo?

• @Girlychaos , minha irmã fez há cerca de dois meses no consulado do Rio e chegou na casa dela em exatos sete dias pelos correios (feito sem urgência).

• Muito obrigada, @andrelas !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.