Registro de casamento

Olá pessoal

Amigos, quero saber se há pessoas na mesma situação que eu.

Sou casado com uma cidadã portuguesa. Nós nos casamos na França e enviamos o processo de registro de casamento francês ao consulado português. Em Paris

Quero saber quanto tempo demora para registrar um casamento?

Comentários

• Olá e bom dia

Ao registrar meu casamento na França, quais são os procedimentos após o registro do casamento para obter residência em Portugal, já que sou marido de uma cidadã portuguesa?

Onde posso obter um visto de turista da União Europeia?

Posso nomear um advogado para cuidar do meu caso? Se sim, o prazo para obtenção de residência portuguesa em Portugal é longo?

Obrigado a todos

• @Mohammed88

Sou casado com uma cidadã portuguesa. Nós nos casamos na França e enviamos o processo de registro de casamento francês ao consulado português. Em Paris. Quero saber quanto tempo demora para registrar um casamento?

Não temos muita experiência com registro de casamento em outros países além de Brasil e Portugal. O que posso dizer é que varia bastante. No Rio de Janeiro, por exemplo, a transcrição é feita normalmente em 15 a 30 dias. No consulado de São Paulo, há pessoas que esperam até 6 meses. O que você pode fazer é ligar para o consulado Português em Paris e perguntar quanto tempo leva.

Ao registrar meu casamento na França, quais são os procedimentos após o registro do casamento para obter residência em Portugal, já que sou marido de uma cidadã portuguesa?

Ao ter seu casamento registrado, você pode ir morar com sua esposa em Portugal diretamente. Depois de 3 meses da sua chegada, deve agendar um atendimento na AIMA para obter seu cartão de residente.

Onde posso obter um visto de turista da União Europeia?

Não existe "visto de turista da União Europeia". O que você quer dizer exatamente?

Posso nomear um advogado para cuidar do meu caso?

Sim, mas não é necessário. O processo é bastante longo, mas bem simples.

Se sim, o prazo para obtenção de residência portuguesa em Portugal é longo?

Sim. Mas a experiência varia bastante.

• editado May 7

@Mohamedjuned @eduardo_augusto

Acho que se refere a um "Schengen Visa". A área coberta pelo tratado de Schengen abrange a maior parte da UE, mas não toda (e também alguns outros outros países, como a Suiça). Mas Portugal faz parte sim do espaço Schengen. Veja as regras aqui:

https://home-affairs.ec.europa.eu/policies/schengen/visa-policy/applying-schengen-visa_en

Aqui no Brasil não estamos muito familiarizados com Schengen visa, já que cidadãos brasileiros não precisam de visto de turismo para o Espaço Schengen.

• Quero saber se os procedimentos para obtenção de autorização de residência portuguesa em Portugal são demorados

Principalmente se eu tiver um advogado para cuidar do meu caso.

• @Mohammed88

Quero saber se os procedimentos para obtenção de autorização de residência portuguesa em Portugal são demorados

sim, são demorados.

Principalmente se eu tiver um advogado para cuidar do meu caso.

ter um advogado não vai fazer o processo andar mais rápido.

• @Mohammed88 ,

se você é residente de um país da UE, imagino que você seja residente na França já que se casou lá, mas talvez não seja residente. Mas se for você pode circular livremente pelo espaço Schengen, pode viajar, trabalhar e viver em qualquer outro país da UE, sem necessidade de visto. Se ainda não for residente da UE, indo para Portugal com sua esposa portuguesa, assim que se tornar residente em Portugal, também terá o livre acesso aos países da UE.

Atualmente os prazos para conseguir a residência estão mais demorados. Além disso você tem que permanecer 3 meses em Portugal antes de requerer o cartão de residência, veja os procedimentos no link abaixo:

https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.