Buscas de Registros de Batismo/Nascimento
Olá Pessoal, gostaria da ajuda de vocês para encontrar a localização do registro de batismo / nascimento da minha tataravó.
Minha avó está completando 90 anos este ano e estamos há bastante tempo levantando a documentação, porém estou travada na parte de Certidão de nascimento / batismo.
Os dados que possuo são:
Nome: Silvina de Mello Coimbra
Pai: Martinho de Mello Gonçalves
Mãe: Maria da Gloria de Mello
Naturalidade: Lousa / Coimbra
Ela tem uma certidão de registro aqui de SP com data de 03 de Novembro de 1942 emitido pela Delegacia Regional de Policia. Existe um endereço neste documento: Rua João Paulo, 68.
A Silvina era casada com João Lopes Coimbra, teve uma filha (Maria Coimbra Nastari) que nasceu em 11 de agosto de 1909, em Campinas, SP, e no documento Registro de Familia, o nome de Silvina constava como: Silvina Piedade Mello Coimbra.
Agradeço.
Comentários
@wendyliv
No batismo de João em 1885 na Igreja de São Silvestre, freguesia de Lousa, um possível irmão dela, o pai aparece como Martinho Gonçalves e a mãe Maria da Glória. Martinho era exposto e os após se casaram na mesma freguesia portanto provavelmente ela também foi batizada por lá. Qual a data estimada de nascimento dela? https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSLZ-PSVV-K?view=index&action=view&lang=pt&groupId=M9KL-FHW
@wendyliv
Batismo de Silvina: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9DF-LDM4?view=index&action=view&cc=1928593&lang=pt&groupId=M9CP-VSL
Peça certidão no arquivo da universidade de Coinbra
Olá, boa tarde! Tudo bem? 😊
Gostaria muito de uma ajuda, @AlanNogueira , ou quem puder !
Estou em busca de algum registro de batismo/nascimento de JOÃO PEREIRA BORGES (português).
Como ele tinha 68 anos quando morreu em 1938... deve ter nascido em 1870.
Uma pena não sabermos o local nem a data de nascimento dele. Sei que fica mais difícil buscar, mas já tentei em vários canais...
Seus PAIS se chamavam
• José Pereira Borges (português)
• Maria Joaquina do Espírito Santo (portuguesa)
Obrigada!
@Madalena_B
Meu palpite é que essa Joaquina Pereira (mãe de Antônio deste batismo https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6N6W-DN9T?lang=pt) é irmã do João Pereira Borges que você procura. Os nomes são bem comuns então podem ser homônimos, considere isso. Mas sugiro fazer as buscas na freguesia de Lourosa, concelho de Oliveira do Hospital (Coimbra).
@Madalena_B No FS consta a árvore da família do João Pereira Borges https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GXP7-26T com todos dados conferindo com os que vc informou, exceto em relação ao local de nascimento do João que seria no Rio de Janeiro em 1870. Vc tem certeza de que ele era Português? Marco tb o @AlanNogueira que pode tb ajudar diante disso.
@Madalena_B
Na árvore de Joao que a colega colocou, dá para notar que não há o registro de nascimento de nenhum dos filhos do casal.
Você tem algum deles? O que consta lá em termos de naturalidade e idade dos pais? Consta onde se casaram?
E quais os nomes dos pais da esposa Ignacia Maria? Pois isso pode ajudar a achar o casamento deles e destravar a pesquisa.
@AlanNogueira Agradeço muito pelo seu empenho e retorno rápido. Peço desculpas pela demora.
Sobre a data de nascimento dela, não temos esta informação, mas como ela teve uma filha aqui no Brasil, em Campinas, no ano de 1909, estimamos que o nascimento de Silvina tenha sido à partir de 1888 (tendo a filha com uma estimativa de 30 anos de idade).
Pela dificuldade de conseguir informações e os documentos de Portugal, eu tentei seguir também o caminho de obter informações da minha bisavó Maria, que é filha da Silvina. Porém também estou empacada, pois tentamos ao máximo obter os registros de nascimento dela.
A minha bisavó Maria Coimbra Nastari, não consigo encontrar a Certidão de Nascimento dela, porém ela se casou aqui em SP, em 27 de Fevereiro de 1930. Nós já fizemos buscas nos cartórios, mas informaram que devemos procurar por Igrejas, ao invés dos cartórios, pois os registros podem ter sido incinerados.
Só tenho as seguintes informações da Certidão de casamento:
Vocês já tiveram experiência de buscar certidão de nascimento por volta do ano de 1909 aqui no Brasil?
@wendyliv Na postagem acima de 4 de maio, o @AlanNogueira indicou o local do registo de batismo da Sra Silvina. Agora vc pode pedir o documento na Universidade de Coimbra como ele comentou. Ver abaixo:
https://www.uc.pt/auc/servicos/forms/form_baptismo
@Nairolasai Olá!! sim, eu verifiquei isso. Eu já solicitei o documento para a Universidade. Muito obrigada, porém sigo com a dúvida acima. Caso também possam me auxiliar, pois acredito que possa ser a via mais rápida do processo.
@Nairolasai dando continuidade no meu texto acima, estou olhando neste site indicado e informa que é necessária a
https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-neto-de-um-portugues#Condies
´´a certidão de nascimento do pai ou mãe que for filho/a da avó portuguesa ou avô português legalizada´´
No caso, preciso da certidão de nascimento da Maria Coimbra Nastari (filha de Silvina), que casou-se aqui em SP e teve a minha avó como filha (Lais Elvira). A minha avó já está com 90 anos. Só assim posso seguir com a solicitação de cidadania para mim, uma vez que meus pais são falecidos.
É esta certidão que não estou conseguindo encontrar com nenhum cartório aqui em SP.
@wendyliv
Esse deve ser o batismo dela, em outubro de 1909, no que era a paróquia de Valinhos -SP na época:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-4LSM-YZ?lang=pt&i=31
Em 1909, Valinhos ainda fazia parte do município de Campinas. Mas eu começaria procurando o registro civil dela no cartório de Valinhos. Ou no de Vinhedo.
Pode ver que o batismo de Maria diz que ela foi batizada na "Rocinha", que é o nome antigo de Vinhedo (que antes era parte de Jundiaí):
Distrito criado com a denominação de Rocinha pela Lei Estadual n.º 1.138, de 31-10-1908, subordinado ao município de Jundiaí.
Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911 o distrito de Rocinha figura no município de Jundiaí. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Elevado à categoria de município com a denominação de Vinhedo pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, sendo desmembrado do município de Jundiaí. Sede no atual distrito de Vinhedo. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-04-1949.
Só para confirmar: você já pediu ao cartório da Vila Mariana, onde ela casou em 27/02/1930, para desarquivar a habilitação do casamento? A habilitação tem os documentos que os noivos apresentaram para poder casar. Em SP, a maioria das habilitações foi microfilmada pelos cartórios e é fácil de obter.
Com sorte, tem até uma cópia da certidão de nascimento dela nessa habilitação. Se der muito azar, ela casou apenas com uma declaração corroborada por duas testemunhas, sem apresentar nada.
Assim, poderia ter mais certeza de onde e quando exatamente ela foi registrada, ao invés de ficar buscando nos cartórios de Valinhos, Vinhedo, Jundiaí e Campinas.
Sobre como fazer processos de netos. siga o guia aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d