Conseguir dados da nacionalidade do pai português

Meu bisavô era português e tanto meu avô quanto meu pai tiraram a nacionalidade portuguesa e eu gostaria de tirar a minha. Infelizmente meu pai é divorciado da minha mãe e eu não converso mais com ele, tampouco eu tenho acesso aos dados dele, existe alguma forma de eu recorrer à nacionalidade portuguesa?

Comentários

• @Vitoriagdoss

se você for maior de idade, essencialmente a única coisa que você precisa é o registro de nascimento dele e isso voce mesma pode pedir.

veja aqui as instruções de como pedir: Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa

quando receber a certidão, veja na segunda página qual foi o artigo da lei da nacionalidade que fundamentou o pedido dele e também a data.

• editado April 27

@Vitoriagdoss

Sim, a princípio é perfeitamente possível, desde que você realmente tenha direito. Isso em geral independe de qualquer ação do seu pai ou da vontade dele.

Antes de você investir tempo, dinheiro e esforço pessoal nisso é importante saber: quem declarou seu nascimento? Com que idade você foi registrada? Você é fruto do primeiro casamento do seu pai ou ele teve outros casamentos antes de casar com sua mãe?

Supondo que você tenha sido registrada pelo seu pai na menoridade a coisa é simples: a única coisa que você precisa é saber o nome dele, a data de nascimento e os nomes dos seus avós paternos. Quase todos esses dados constam da sua certidão de nascimento, com exceção da data de nascimento dele.

Caso você não tenha sido registrada pelo seu pai será necessário transcrever o casamento dele com sua mãe. Se for o primeiro casamento, é algo tranquilo de fazer. Se for segundo ou terceiro casamento é possível, mas a coisa pode ficar mais complicada e cara pois é necessário homologar a sentença dos divórcios anteriores antes de transcrever o casamento dos seus pais.

Com isso você consegue pedir o assento de nascimento português dele pelo civil online seguindo esse guia:

Como solicitar certidões pelo civilonline

Em seguida é só reunir os demais documentos seguindo o guia abaixo:

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

• Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, estou juntando todos os documentos necessários para solicitar a nacionalidade Portuguesa via ao meu avô. Já conseguir a certidão de nascimento dele através da universidade de Coimbra. A minha dúvida se é necessário averbar o casamento, os meus avós se casaram aqui no Brasil.

João Renato

• @JRCJ

Depende. Quem foi o declarante do filho do português (seu pai/mãe)? Com que idade esse filho foi registrado? O português casou no Brasil com uma portuguesa ou sua avó tinha outra nacionalidade (brasileira, italiana, espanhola, etc)?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.