FORMULÁRIO NETO 1D
Estou auxiliando meu avô, neto de português e surgiram algumas dúvidas que gostaria de esclarecer:
- Como serei eu a realizar o pagamento da taxa, mesmo não sendo a requerente, gostaria de confirmar: No campo "nome próprio", devo colocar o meu nome (pagadora)?
- No campo "nome do requerente", coloco o nome do meu avô (quem está solicitando a nacionalidade)?
- Além disso, os dados de contato e e-mail devem ser os meus (como responsável pelo processo) ou os do meu avô?
- Comprovação de conhecimento da língua portuguesa: Ainda tem necessidade de apresentar documento em relação ao domínio da língua portuguesa?
- Quadros 4 e 5 do formulário (pagamento por cartão de crédito) Se optarmos pelo pagamento por cartão de crédito, como devemos preencher os quadros 4 e 5 do formulário? É necessário preencher algo neles ou deixá-los em branco nesse caso?
Desde já, agradeço a atenção
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Isarada
Como serei eu a realizar o pagamento da taxa, mesmo não sendo a requerente, gostaria de confirmar: No campo "nome próprio", devo colocar o (pagadora)?
Sim
No campo "nome do requerente", coloco o nome do (quem está solicitando a nacionalidade)?
Sim
Além disso, os devem ser os meus (como responsável pelo processo) ou os do meu avô?
Coloque o email de quem vai receber o recibo e o formulário. Não precisa ser o mesmo email que será preenchido no formulário 1d.
: Ainda tem necessidade de apresentar documento em relação ao domínio da língua portuguesa?
Se seu avô nasceu no Brasil não precisa apresentar nada. O domínio do idioma é presumido.
Se optarmos pelo pagamento por cartão de crédito, como devemos preencher os quadros 4 e 5 do formulário? É necessário preencher algo neles ou deixá-los em branco nesse caso?
Deixe em branco
@ecoutinho Nesse caso, seria somente no formulário de pagamento, correto? Posso preencher normalmente com as informações do interessado normalmente no formulário 1C? Pergunto isso pois minha esposa está fazendo o processo para a mãe dela, mas a mãe vai assinar o formulário de requerimento e tudo mais (até pra evitar procuração e etc), sendo somente o pagamento feito pela filha. Fiquei preocupado de dar alguma divergência nesse sentido. Pode me ajudar?
Obrigado!
@pedroporto
Sim, são formulários separados que se não se "comunicam".
Por exemplo, eu paguei para meus irmãos - ou seja, no formulário do pagamento aparecia meu nome e dados de endereço (para o cartão de crédito conferir e aprovar), com o nome deles apenas no campo de requerente. Usei meu email, recebi os formulários do IRN lá e encaminhei para os irmãos.
Já no 1C deles, eles que assinaram etc (mandaram tudo para mim e eu pus tudo num DHL para a ACP, com envelopes separados para cada um dentro da mesma remessa).
Por opção da família, no 1C deles foi colocado o meu email, e eu que continuei "pilotando" o processo deles, por estar mais familiarizado com tudo. Mas poderia ter posto o email deles também (diferente do que foi posto no do pagamento).