Transcrição de Casamento!
Caros amigos, boa tarde!!!
Eu tenho cidadania portuguesa e casei no Brasil, porém eu me casei no Brasil e não fiz a transcrição em Portugal. Me separei e casei novamente, a pergunta é, preciso transcrever o primeiro casamento e depois divorciar e depois transcrever novamente???
abraço a todos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Rodrigov33
Eu tenho cidadania portuguesa e casei no Brasil, porém eu me casei no Brasil e não fiz a transcrição em Portugal. Me separei e casei novamente, a pergunta é, preciso transcrever o primeiro casamento e depois divorciar e depois transcrever novamente???
Sim.
Embora a expressão correta não seja "transcrever novamente". É fazer a transcrição do segundo casamento.
Muito obrigado pela ajuda….
aproveitando a dúvida: pra fazer a transcrição em portugal, onde seria mais rápido? cada conservatória pede sua própria lista de documentos ou há alguma padronização? pedi inteiro teor em cópia reprográfica mas depois li que deveria ser digitada, é isso mesmo?
@isisrf
Cada conservatória ou consulado pedem em um padrão ligeiramente diferente. O melhor é escolher o lugar onde vai fazer, pegar a lista de documentos exigidos por eles e se basear nisso.
Caso você more nos Estados do RJ ou ES a melhor opção costuma ser o consulado do Rio (mais rápido). Outra alternativa é mandar por correio para a CRC-Porto (não confundir com ACP).
@ecoutinho após contato com o consulado, entendi que teria que enviar todos os documentos via correio e depois eles encaminham o processo para portugal, então não souberam me dar uma previsão do tempo desse processo todo. como minha ida está marcada para 05/05, me parece mais vantagem dar a entrada no processo enviando daqui para portugal mesmo, para ir mais rápido. saberia me dizer se o crc do porto seria o local mais rápido para fazer por lá? outra pergunta é: meu nome não mudou após o casamento, então nesse caso, não seria possível fazer o cartão de cidadão primeiro e transcrever o casamento depois?
@isisrf
após contato com o consulado, entendi que teria que enviar todos os documentos via correio e depois eles encaminham o processo para portugal, então não souberam me dar uma previsão do tempo desse processo todo.
Acho que houve alguma confusão. Isso que você descreveu vale para pedido de nacionalidade via consulado. Para transcrição de casamento o consulado faz ele mesmo e nos que aceitam agendamento presencial geralmente fazem na hora (BH e Brasília acho que são assim).
saberia me dizer se o crc do porto seria o local mais rápido para fazer por lá?
Não sei se é o mais rápido, em média fazem em algo como 2 a 3 meses, mas geralmente recomendamos mandar transcrições de casamento para lá pq aceitam receber os documentos pelo correio e a forma de trabalho deles é bem conhecida: recebem os doctos pelo correio, verificam, se estiver tudo ok mandam o link para pagto e ao final devolvem os documentos pelo correio. Eu mesmo usei o serviço deles várias vezes para a família pois o serviço do consulado de onde vivo é terrível.
@ecoutinho pois é, entendo que o processo de nacionalidade de fato é assim. mas na ligação especifiquei que já tinha me tornado cidadã e agora precisava transcrever meu casamento para tirar meus documentos, então a não ser que o atendente seja novo e mal informado (ele estava super impaciente), está sendo assim agora... o que ele me disse foi que não saberia prever o tempo justamente porque precisaria enviar tudo para eles por correio e eles reencaminhariam para portugal.
também perguntei se era necessário transcrever o casamento antes de solicitar o cartão de cidadão e ele disse que sim por causa do nome. disse que meu nome não mudou e ele disse que os dados no sistema precisavam estar sempre atualizados, mas me disse que o estado civil constava no cartão de cidadão (o que não é verdade). também disse que pra transcrever o casamento lá eu precisaria ter o cartão de cidadão (?). enfim, foi uma conversa estranha, porque parece que o consulado, mais do que o governo, é que faz questão dessas etapas. entendo que os dados precisem estar atualizados, mas é muito limitante pensar que você não pode tirar um documento que te permite ter uma vida por conta da transcrição que pode demorar de 2 a 3 meses. dá pra fazer as coisas em paralelo?
@isisrf
Você já percebeu que, dependendo do consulado, o caminho é muito mais complexo. Como não mencionou com que consulado falou, fica mais difícil poder dizer se é sempre assim, ou se deu azar com um atendente menos experiente e/ou menos prestativo.
Realmente tem alguns consulados fora do BR que, como diz o ditado, ainda "são mais realistas que o rei".
Aqui no BR, o consulado do Rio, depois de muita gente brigar por essa questão de "tem que transcrever o casamento antes de tirar o CC", e as pessoas demonstrarem que o consulado não tinha o "direito" de negar o CC (conforme as razões que você mencionou), eles acharam uma solução "me engana que eu gosto". As pessoas fazem o CC sem a transcrição, mas deixam uma declaração que estão cientes que a transcrição precisa ser feita (só que não tem prazo para isso, nem multa por fazer amanhã ou daqui a 10 anos - ou nunca,,,). Obviamente isso só "funciona" para quem não teve mudanças de nome por causa de casamento.
Se o consulado que te atende falou que apenas recebe os documentos e encaminha para PT, então provavelmente é mais simples você ignorar o consulado e mandar direto o pedido de transcrição para CRC Porto. O colega já explicou o processo e pode ver nesse link comentários sobre o tempo que tem levado:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto/p26
Quanto ao CC, se o consulado onde você consegue fazer isso (pois é um ato que requer presença física para colher a biometria) exige xyz, aí você não tem opção: ou segue os procedimentos desse consulado, ou faz o CC quando for a PT (eu aproveitei uma viagem e fiz em Lisboa; no Porto também é um processo que, correndo sem imprevistos, se pede de manhã cedo e no fim do dia o CC estará pronto para ser retirado em lugares específicos de Lisboa ou Porto; lógico que sempre bom dar uma margem para algum imprevisto)
@CarlosASP obrigada! falei com o consulado do rio mesmo e realmente eles exigem transcrição para tudo. eu até exemplifiquei dizendo que no meu processo de cidadania, que não foi feito pelo consulado, eu não precisei transcrever o casamento do meu pai. ele ficou com um nó na cabeça, coitado. mas acho que estava enganado mesmo, porque também me disse que no site do consulado eu acharia todos os documentos que o consulado pede para a transcrição (mas não mencionou onde), e só achei a tabela de emolumentos mesmo, sem maiores informações sobre documentação para cada processo - ou vai ver eu não soube achar direito mesmo, porque nos menu superior não constava nada que remetesse a isso.
devo mandar a transcrição do casamento para o crc do porto (me responderam rapidamente um e-mail com os documentos necessários, mas talvez volte aqui para tirar algumas dúvidas novamente) e entrarei com o pedido do cc em portugal mesmo, porque me disseram que o prazo de urgência aqui pro rio são 20 dias.
@isisrf
Se você pode mandar a transcrição para o Rio, lá é tradicionalmente muito rápido. Pelo menos era até a recente greve do mês passado, não sei se acumulou o serviço. Siga as instruções da página do consulado, são bem claras. Esqueça o que o atendente lhe falou. Se a documentação estiver OK, depois de um tempo, eles mandam um email pedindo o pagamento via depósito bancário:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Pelo jeito, o funcionário que te atendeu deu as informações todas erradas. Os funcionários do consulados no BR estão "na pilha" por problemas salariais bem sérios; o resultado foi essa greve.
https://www.publico.pt/2025/03/25/publico-brasil/noticia/consulados-portugueses-brasil-encerram-greve-quinta-podem-parar-novo-2127353
Eu não entendi se você tem viagem com data marcada para dia 5; se for o caso; aí realmente acho arriscado tirar o CC no BR ainda pois eles tem que mandar de PT para cá.
Aqui o link como fazer em PT; se pagar a taxa de "extrema urgência", sai no fim do dia. São 53 euros (só pode pagar em dinheiro). Mas tem que dar entrada no pedido em alguma Loja do Cidadão antes das 11 da manhã para ficar pronto depois das 5 da tarde - e aí retira em pontos específicos em Lisboa ou Porto. A entrada do pedido pode ser em qualquer lugar:
https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Cartao-de-Cidadao#Quantocusta
https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Cartao-de-Cidadao#Ondepedir
Leve o seu assento de nascimento PT e o passaporte BR, mais o dinheiro, para dar entrada em alguma Loja do Cidadão por exemplo. Preste atenção nos horários de funcionamento, feriados locais etc.
@CarlosASP ah! boa! super obrigada, eu realmente não me liguei que estaria em registo civil! em relação ao assento de nascimento, pode ser aquele emitido pelo civil online mesmo? :)
@isisrf
Sim, basta imprimir aquele pdf do civil online