Sobrenomes invertidos

AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
This discussion was created from comments split from: Atribuição pelo ACP -Porto.

Comentários

  • Bom dia!!!
    Vou tentar uma resposta neste tópico rs

    Como já disse aqui anteriormente, meu bisavô era português e minha bisavó brasileira. Estou reunindo os documentos necessários para entrar com pedido de atribuição via ACP para o meu avô, para depois para o meu pai e depois para mim e meus irmãos.

    A dúvida é:
    a) RG e certidão de casamento do meu avô e certidão de nascimento do meu pai: nome do meu bisavô está *Diamantino Fernandes Coelho*
    b) Certidão de casamento do meu bisavô, documento de Portugal de serviço militar do meu bisavô e certidão de nascimento antiga do meu avô: nome do meu bisavô está *Diamantino Coelho Fernandes* (que acredito ser o correto, pois o pai dele era Basílio Fernandes e a mãe Ana Coelho).

    Pedimos a certidão do meu avô de inteiro teor semana retrasada em Recife que assim teríamos a prova real, mas o povo é muito enrolado rs... Fiquei 15 minutos esperando no interurbano para não resolverem nada, liguei de novo e nada, só falam que vão me responder e não respondem... Mas enfim, tenho 90% de certeza que seja erro brasileiro de registro..

    Vcs acham que em Portugal eles aceitariam os documentos mesmo com o sobrenome invertido (dois documentos com o sobrenome diferente)? Pois se não, dará um baita trabalho arrumar tudo né?

    Conto com a ajuda de vcs :)
    Obrigada!!!
  • @dyana

    Acho seu caso bem complicado, aconselharia você a procurar ajuda com orgãos oficiais (consulado, ACP ou CRC) ou outros profissionais na área. O pessoal aqui ajuda bastante mas é mais para casos "normais". De repente é melhor você fazer por outras vias (o próprio consulado) do que ter que ficar enviando e correndo atras de dados faltantes diversas vezes, o que no final das contas pode acabar levando bem mais tempo. É melhor demorar mais porem fazer de uma vez certo e não ter mais aborrecimento. Essa é minha opinião, a escolha é sua.
  • @Vinicius
    Obrigada pela resposta!
    Vou tentar contato com o Consulado aqui de SP então para tirar essas dúvidas, mas quero arriscar o envio pela ACP, já que me disseram no cartório que era normal inverter alguns sobrenomes naquela época e além do mais, meu avô já está com 98 anos, não consigo leva-lo para qualquer lugar para refazer todos os documentos dele..
    Se alguém mais tiver alguma opinião ou vivência, ta valendo :)
  • Dyana,

    acredito que se você procurar o consulado, irão solicitar as devidas retificações nas certidões brasileiras. E isso é uma trabalheira enorme!

    Então, aconselharia você a escrever para o ACP.
    Boa sorte!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Dyana não procure o Consulado, é um bando de incompetente sedento por dinheiro, lentos e mal educados.
    Melhor fazer tudo por Portugal. Em seu caso eu escanearia toda documentação e enviaria pro ACP pedindo ajuda. Não envie emails imensos como o texto que você escreveu aqui. Procure ser sucinta, eles são extremamente sucintos e objetivos. Sorte!
  • Obrigada, Marcia e David!
    Farei o que disseram, assim que reunir todos os documentos, enviarei a ACP para o Sr. Mario dar um ok (espero, rs)!

    Olha o que o Consulado de SP respondeu sobre minha dúvida:
    "A princípio não haverá problema. Mas somente quando o processo for recebido e analisado no consulado que o funcionário responsável poderá dar certeza."

    Estou mais aliviada agora..
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    dyana, os Consulados são uma piada, de mau gosto.
    Desisti no último segundo de enviar o da minha avó por eles (me disseram que ia levar 6 meses).
    Fiz pelo ACP e levou 40 dias. Já transcrevi e já estou esperando o fim da atribuição da minha mãe para poder dar entrada na minha. Isto é, com sorte como as coisas tem andado no ACP, no fim de novembro, início de Dezembro terei concluído todas atribuições que queria... Imagina se fosse via Consulado...
  • Estou na mesma situação alguma novidade sobre o caso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.