Nacionalidade portuguesa pelo casamento - laços

Pessoal, enviei meu processo para aquisição de nacionalidade pelo casamento em novembro de 2024. Porém, percebi agora que assinalei "não" na pergunta sobre ter laços com a comunidade portuguesa.

Meu marido tem nacionalidade e meus dois filhos também. Vocês acham que isso fará com que o processo seja negado? Há uma forma de corrigir isso sem ter que esperar 4-5 para a negativa e precisar reenviar tudo novamente?

Comentários

• @brunadmb o que eu faria é preencher um novo formulário, com as informações corretas, reconheceria por autenticidade e enviaria para a conservatória junto com um requerimento pedindo a substituição do anterior, explicando que por um lapso foi preenchido errado.

Tendo em vista que a efetiva ligação a uma comunidade portuguesa é requisito para esse tipo de cidadania, acredito que terá problemas se nada fizer.

• @brunadmb

concordo com a sugestão do @LeoSantos

• @brunadmb se você mandar esse formulário, sua nacionalidade será alvo de oposição pelo MP, na forma do art. 9º/1, pois estará expresso que vc não tem um dos elementos para quem deseja a nacionalidade pelo art. 3º, indicados no art. 9º, do Regulamento de Nacionalidade.

• Obrigada a todos pela resposta!

@LeoSantos

Você pode me explicar melhor que requerimento é esse que você citou? Tem algum formulário padrão?

• @brunadmb não tem nenhum formulário padrão, seria um requerimento simples, dirigido à conservatória tal (ACP, CRC, etc), mencionando o número do processo o requerente e a qualificação, pedindo a substituição do formulário por erro no preenchimento, data e o requerente assina.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.