Duvidas sobre documentos necessários para requerimento de cidadania (neta de portugues)
Pessoal, boa tarde
Alguem poderia me auxiliar? Meu avós são portugueses e vou requerer minha cidadania atraves de meu avô já que o nome de minha avó aparece em cada documento de uma forma diferente. Achei que seria mais complicado. Como meu avô foi declarante do nascimento de meu pai, acredito que seja a melhor escolha.
Pois bem, ocorre que li em algum lugar por aqui que o estado civil do ascendente deve ser atualizado. Encontrei o registro dele que é de 1887, portanto, é um assento de batismo. Não consegui encontrar nenhuma certidão de casamento apesar de extensas buscas realizadas no Arquivo Digital da Guarda e em todas as paróquias da região onde nasceram e viveram antes de deixarem Portugal.
Para suprir esta ausência e comprovar o vínculo matrimonial entre meus avós, separei junto aos documentos ordinários do processo uma copia simples do assento de batismo do primogênito deles, nascido em Portugal, no qual é declarado expressamente como filho legítimo de meu avô e de minha avó. Além disso, na certidão reprografica de meu pai, consta o nome de meu avô (declarante), casado com minha avó em Portugal (nestes termos).
Vale ressaltar que meu primo enviou desta forma os documentos em 2021 para conservatoria de ovar na epoca em que requereu a cidadania de sua mãe (irmã de meu pai) e sua cidadania foi deferida.
A duvida é se envio ou não comprovações acima mencionadas sobre o casamento deles já que tal documento não faz parte do rol de documentos exigidos ou se mando por conta da atualização do estado civil de meu avô.
A segunda duvida é se devo enviar a certidão de casamento e de obito de meu pai.
E por fim, a ultima duvida é se envio os documentos pra Porto ou Lisboa pois vi um video na internet de uma advogada dizendo que não cabe a nós e sim à Lisboa encaminhar as documentações para Porto. Alguem enviou para lá? Meu primo enviou para Ovar que caminhou mais rapido, no entanto, a dele era de filho e a minha é de neta. Tambem nao sei se pode.
Desde ja agradeço as contibuições!