Solicitação de certidão de nascimento da avó

Boa tarde!

Estamos tentando fazer a transcrição do casamento dos meus avos portugueses no cartório de registos do Porto e estão pedindo agora a certidão de nascimento da minha avó que após muitas buscas não se encontra acho que não existe mesmo. Eles não aceitam atestado de obito no lugar. O que fazemos agora?

Comentários

  • @Txr

    Deixe todos os dados que tem do casal (se tiver, o link para eles no Family Search também) e do casamento; talvez alguém ache aqui o registro que busca.

    Também pode entrar em contato com o cartório do casamento e pedir o desarquivamento da habilitação do casamento, para ver que documento ela apresentou para poder casar.

  • Obrigado pelas informações. Já fizemos junto ao cartório e no forum da Praça João Mendes este desarquivamento e não consta nenhum documento.

    Vou passar os dados que tenho:

    Avó paterna: Constancia Rosa

    Data provável do nascimento: 1896

    Pai: Bernardo Cardoso Teixeira - português

    Mãe: Florinda Rosa Teixeira - portuguesa

    Nome marido: Manoel Teixeira

    familysearch.org/pt/tree/person/details/G62J-K22

    Agradeço pela ajuda.

  • Certidão de casamento civil

    02/10/1912

    Livro B-003, fls 020, termo No. 406

    16° oficial de registro civil - Mooca- São Paulo- SP

  • editado April 9

    @Txr

    Tem um registro bem interessante: parece ser de um filho/a do casal Bernardo Teixeira e Florinda Rosa que nasceu a bordo do vapor britânico Tamar em 1895:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6BJW-HZK1?lang=pt

    Talvez você consiga acessar essa imagem, cujo original está no National Archives do Reino Unido, indo em um Centro de Historia da Familia do FS. Aqui como achar o mais próximo:

    https://locations.familysearch.org/pt/br

    Ou pode tentar a assinatura grátis de 7 dias desse serviço; o link do FS (acima) diz exatamente em que caixa etc está esse registro:

    https://www.findmypast.co.uk/discover/birth-marriage-death-and-parish-records/civil-births/british-armed-forces-and-overseas-births-and-baptisms

    Esse casal chegou em Santos no vapor Tamar no início de 1895. Não aparece um filho na lista da Hospedaria de Imigrantes. mas se realmente uma criança nasceu no navio, ela provavelmente não apareceria na lista original de embarque de passageiros:

    https://www.arquivoestado.sp.gov.br/uploads/acervo/textual/hospedaria/L046_280.pdf

    Não sei se já tinha visto, mas uma irmã mais velha (Maria) foi batizada em Barrô, concelho de Resende, distrito de Viseu em abril de 1893:

    https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/5dc7493151c74fb69e6347c9a1567fc8?isRepresentation=false&selectedFile=54800261&fileType=IMAGE

    Essa Maria é aparentemente a Maria Rosa Teixeira que também veio para o BR:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9JS-V2XF?view=index&action=view&cc=2140223&lang=pt

    O interessante é que diz que Maria nasceu na freguesia de Moimenta da Beira (existe essa freguesia no concelho de mesmo nome, também no distrito de Viseu).

    Esses concelhos (Resende e Moimenta da Beira) são próximos, mas não vizinhos:

    https://geneall.net/pt/mapa/18/viseu/

    Aqui o casamento de Bernardo Teixeira e Florinda Rosa em Barrô, concelho de Resende, distrito de Viseu em junho de 1892:

    https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/8d02df94ab7240fabd3a12d3adc419d4?isRepresentation=false&selectedFile=54798861&fileType=IMAGE

    No site do CEPESE tem um registro de passaporte que talvez seja do Bernardo Teixeira certo, pois o nome do pai e concelho batem:

    ID /  Nome  / Naturalidade  / Concelho  / Pai /  Mãe  / Profissão /  Idade  / Destino  / Estado Cívil

    240735 /   Bernardo Teixeira  /  Resende  /  Sem Indicação  /  Manuel Teixeira   / &bnsp;  /  Trabalhador  /  26  /  São Paulo /   Casado

    Você (ou alguém) pode procurar no braço esse passaporte (pois eles eram emitidos em geral pouco antes do navio zarpar) no Arquivo Distrital de Viseu. Ou você pode pagar ao CEPESE para ele já te dizer exatamente o número e quando esse passaporte foi emitido e depois você vai já no local exato:

    https://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    Para terminar, com que idade Constancia aparece no casamento civil em outubro de 1912? É 1912 mesmo ou 1913? Você tem esse casamento em inteiro teor? Pode por a imagem dele para ver se aparece algum detalhe a mais?

    Pois o casamento religioso deve ser esse (apesar do possível erro no nome da mãe) em outubro de 1913 e ela aparece com 20 anos (pode ser erro também). É o último da página e continua na seguinte:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZS2-CH?view=index&action=view&cc=2177299&lang=pt

  • @Txr

    Atualizando: apareceu o passaporte do casal que parece ter tido um filho no vapor Tamar e chegou em SP em 1895 - mas não tem filiação para dar mais certeza. Pode ser homônimo pois as idades não batem exatamente com as outras informações (por exemplo, as do casamento deles - a não ser que as idades no casamento estejam incorretas; tem outros erros nesse casamento). O passaporte foi emitido em 1895-01-08:

    Requerente: Bernardo Teixeira

    Idade: 21 anos

    Freguesia: Cidadelhe

    Concelho: Mesão Frio

    Distrito: Vila Real

    Acompanhantes: Florinda Rosa (esposa, 23 anos)

    Destino: Brasil

    Apesar de ser em outro distrito, Cidadelhe é quase que em frente de Barrô, no outro lado do Rio Douro. Agora fiquei em dúvida.

    E aqui está a lista de embarque do Tamar. olhar na página 11 do PDF. O casal aparece como "número de família" 108; as idades batem com o passaporte acima:

    https://www.arquivoestado.sp.gov.br/uploads/acervo/textual/mi_listavapores/BR_APESP_MI_LP_000077.pdf

    Tem ainda o outro passaporte do CEPESE, em que aparece "Bernardo" com 26 anos

  • muito obrigado pelas informações.

    As idades dos meus avós constantes tanto no casamento civil em 1912, como no religioso em 1913 estão erradas mesmo, assim como o nome da mãe de minha avó também está errado nesta certidão do religioso.

    creio que só me resta conseguir uma imagem do registro do navio, cujo original está no National Archives do Reino Unido, indo em um Centro de Historia da Familia do FS mais próximo.

    é isto mesmo?

    Muito obrigado pela atenção dispensada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.