Possível impedimento no pedido de cidadania para neto

Olá! Estou coletando os documentos necessários para solicitar a cidadania portuguesa do meu pai, que é neto de portugueses. Até então estava achando que tinha conseguido o mais difícil, que seria encontrar o assento da avó portuguesa do meu pai. Mas agora me deparei com a seguinte questão e até o momento não encontrei conteúdo conclusivo a respeito:

O meu avô, filho de portugueses, foi declarado pelo pai. Os dois nunca se casaram e depois de um certo tempo o seu pai abandonou a família. Isso pode ser um problema?

Nos documentos do meu avô constam o nome tanto do pai quanto da mãe. Eu estou tentando conseguir a cidadania a partir da mãe de meu avô justamente pelo fato do pai dele ter sumido e não haver quase informação nenhuma sobre ele, já da mãe como mencionei consegui localizar o assento por meio de um passaporte de emigrante. Todos eles já faleceram, inclusive meu avô.

Comentários

• @mpr

O meu avô, filho de portugueses, foi declarado pelo pai. Os dois nunca se casaram e depois de um certo tempo o seu pai abandonou a família. Isso pode ser um problema?

Sim. Pela legislação portuguesa, não está estabelecida a filiação. O seu avô se casou com que idade? A mãe dele assinou o registro de casamento?

• @mpr

Eu estou tentando conseguir a cidadania a partir da mãe

Ambos os avós eram portugueses e nunca se casaram, certo? Se for isso, recomendo insistir na busca pelos documentos do avô. Com o que você tem, dificilmente conseguirá perfilhar o filho do português pela mãe. Como o pai foi o declarante, precisa localizar o assento de nascimento dele. Coloque aqui o que sabe sobre ele (nome, data de nascimento aproximada, nome dos pais, etc) e o pessoal pode tentar ajudar.

• @mpr

não havia prestado atenção. se ambos os avós eram portugueses, como o @ecoutinho apontou, a falta de casamento não é um grande problema. mas você vai precisar encontrar a certidão de batismo do seu bisavô.

coloque as informações que você tem, alguém pode tentar encontrar para você.

• @ecoutinho @eduardo_augusto

Obrigado pelas respostas!

Então, tudo que sei é que ele se chamava Manuel Roque e também veio de Portugal, mas não sei dizer o ano. Ele provavelmente era mais velho que minha bisavó, que nasceu em 1908, em Mouçós, Vila Real. Além disso, sei que ele tinha uma boa condição financeira e provavelmente outra família. Pensei em procurar nos arquivos distritais, mas sem sequer saber de que região de Portugal ele era é muito difícil. Alguma sugestão?

Mais dados que talvez sirvam de algo:

Meu avô nasceu em 1938, foi o primeiro filho do casal de portugueses

A mãe de meu avô se chamava Ana de Jesus Ferreira e chegou no Rio de Janeiro em 1929

Até onde sei eles se conheceram no Brasil, o que dificulta ainda mais

• mprmpr
    editado April 8

Cheguei a encontrar esse registro de passaporte com destino ao Rio de Janeiro, foi emitido no mesmo ano em que Ana de Jesus chegou na cidade. A idade dele regularia com a dela. Estou para conseguir a certidão do meu avô, assim talvez eu consiga cruzar os dados vendo o nome dos avós dele.

Registo de passaporte de Manuel Roque - ADAVR - Digitarq

• @mpr Com os dados que vc possui no passaporte vc pode tentar obter o registo de nascimento no Manuel Roque pelo civilonline, já que pela idade lançada no passaporte ele teria nascido em 1912. O passaporte contém o nome dos pais como João Roque e Maria Clara de Jesus e ele nasceu na Freguesia de Sosa, Conselho de Vagos, distrito de Aveiro.

Interessante que no registro original vc pode ver a foto do seu bisavô naquela época. Ver em : https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/9cc124354c514c13908637087f57c4f3?isRepresentation=false&selectedFile=32629274&fileType=IMAGE tif 13 registro 32.

• @mpr

Use as certidões que vc tem para montar o quebra-cabeças. Por exemplo: se vc tem a certidão do filho do português, lá constam os nomes do avós paternos (o pai e mãe do português). Se der sorte pode até constar alguma informação sobre a naturalidade do declarante.

• @mpr ,

se você confirmar com a certidão de nascimento de seu avô , pelo nome dos pais dele, que o Manuel Roque do passaporte é o mesmo, então conforme o @Nairolasai te orientou, não está difícil de encontrar o assento de nascimento do Manuel Roque, pelos dados do passaporte, que você mesmo já havia consultado. Ele teria nascido em 1912 pela idade que tinha quando tirou o passaporte em 1929.

Manuel Roque, 17 anos solteiro filho de João Roque e de Maria Clara de Jesus da freguesia de Sosa, concelho de Vagos. Passaporte para o Rio de Janeiro.

Peça pelo civilonline.

• Consegui localizar a certidão do meu avô em um livro de talões de nascimento e infelizmente o declarante foi o pai e, além disso, onde deveria estar os avós dele está riscado. Estranho que nem os maternos constam lá. Minha esperança era que meu avô tivesse sido declarado pela mãe ou que eu conseguisse mais informações do meu bisavô nessa certidão. Acham que ainda há algo a se fazer?

@texaslady @ecoutinho

• @mpr

Já pediu a certidão do seu bisavô pelo civil online usando os dados que o @Nairolasai apontou acima? Posso estar deixando algo passar, mas o caso está me parecendo bem mais encaminhado do que vc parece acreditar.

• @ecoutinho

É que como eu ainda não sei quem são os avós paternos do meu avô, não consigo confirmar se esse Manuel Roque acima é de fato meu bisavô. Eu apenas encontrei aquele registro de passaporte cuja data regula bastante com a chegada da minha bisavó no Rio de Janeiro, tendo potencial para ser ele meu bisavô.

Aí como eu disse, no livro-talão onde encontrei o registro do meu avô não constam os avós dele. Acho que vou mandar um e-mail perguntando para o cartório se conseguem me informar se na certidão de inteiro teor consta essa informação. Duvido um pouco que eles ajudem assim mas é melhor eu tentar antes de pagar o valor da cópia reprográfica apostilada etc.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.