Demora no envio do código para consulta de certidão na civil online

No dia 10/02/2025, saiu a nacionalidade de minha irmã. Entretando, até o momento, não foi enviado o e-mail com o código para consulta de sua certidão portuguesa no site civil online.
Já enviei e-mail duas vezes, solicitando o envio, mas, até agora, nada.
Sabem me dizer se, realmente, está havendo atraso no envio dessas informações?
Grato pela atenção!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@claudiocbernardo
primeira coisa a esclarecer, você não receberá um código para consulta no civil online. O que às vezes a Conservatória envia ao fim do processo é uma cópia do assento de nascimento, num arquivo PDF.
Se você escreve pedindo código de consulta do assento, realmente não vai receber nada. Nesse sentido, eles são muito literais.
Mas não está havendo atraso. Simplesmente, em muitos casos, eles não enviam o assento e "é isso".
Se você precisa do assento, o melhor a fazer é pedir uma via pelo civil online e pagar a taxa de 10 euros.
Ou escreve para a conservatória solicitando uma via do assento - recomendo enviar um print da tela mostrando que o processo foi concluído. Talvez um dia você receba. Aí depende do seu grau de paciência e de urgência.
infelizmente... é assim que estão as coisas...
Caro @eduardo_augusto,
Na verdade eu não pedi o código e sim a própria certidão.
Outra coisa, é possível solicitar a certidão, pelo civil online sem ter, ainda, o número do assento?
Grato pela atenção.
@claudiocbernardo
Na verdade eu não pedi o código e sim a própria certidão.
Ok. Apenas não estava claro na sua mensagem e como eu disse, os portugueses são meio literais nessas coisas...
Outra coisa, é possível solicitar a certidão, pelo civil online sem ter, ainda, o número do assento?
Sim, É possíve! Temos um guia aqui para ajudar: Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa
Dica: no campo de "Informações adicionais", você pode incluir a informação de que já teve o despacho favorável na data tal, mas que apesar de repetidas solicitações, nas datas tal e tal, endereçadas à Conservatória, não recebeu o documento. Pode reforçar que a falta do documento impede o gozo dos direitos da pessoa em questão.
Outra dica: se for colocar a informação acima, acho que o ideal é fazer o pedido no nome da sua irmã - ela mesma como interessada. mas de verdade, é achismo, não sei se eles prestam atenção nisso.
Caro eduardo_augusto
Muito obrigado pela ajuda e sugestões!