Atribuição por Atribuição?
Em 2023 comecei o processo para tirar a cidadania de minha mãe. Deu certo, já recebemos a confirmação e um documento do número de assento dela.
Agora quero tirar a minha. Nisso surgem duas grandes dúvidas:
1. Preciso transcrever a certidão de casamento de meus pais? Pelo que entendo, eu preciso provar a minha existência pela minha mãe, que agora é portuguesa. A minha certidão de nascimento não seria o suficiente, já que lá aparece "filho de fulana"?
2. No formulário 1C, na seção 2 pede a certidão de nascimento do genitor português, ou, os dados de concelho e freguesia. Como preencher esse dado, considerando que minha mãe nasceu no Brasil e não temos esses dados?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1 - Se sua mãe te registrou antes de 1 ano de idade não precisa , caso contrário pode mandar e tentar a sorte de cair ou não em exigência… provavelmente vai.
2 - Basta ir no civil online e pedir uma cópia da certidão portuguesa dela , custa 10 euros.
@Guga_Campos
1. Preciso transcrever a certidão de casamento de meus pais? Pelo que entendo, eu preciso provar a minha existência pela minha mãe, que agora é portuguesa. A minha certidão de nascimento não seria o suficiente, já que lá aparece "filho de fulana"?
Depende. Em que ano vc nasceu? Com que idade foi registrado? Quem consta como declarante do seu nascimento na sua certidão? Com essas respostas é possível dizer se a transcrição de casamento é obrigatória ou não para o seu caso.
2. No formulário 1C, na seção 2 pede a certidão de nascimento do genitor português, ou, os dados de concelho e freguesia. Como preencher esse dado, considerando que minha mãe nasceu no Brasil e não temos esses dados?
Marque apenas X na opção “mãe portuguesa” e no lugar de preencher os dados, mande uma cópia simples do assento de nascimento dela.
@ecoutinho
Nasci em 1998 e fui registrado logo após o meu nascimento pelo meu pai, que é brasileiro.
@marcelloamr
Foi meu pai quem me registrou e foi menos de 1 ano após o nascimento.
@Guga_Campos
A princípio, a transcrição de casamento não é exigida no seu caso apesar de o conservador ter autoridade para exigir mesmo assim. Eu mandaria para o ACP sem transcrever, muito provavelmente aprova sem problemas. Se der o azar de pedirem a transcrição, vc faz.
@ecoutinho
Perfeito! Muito obrigado pela ajuda