Dúvida pedido nacionalidade de Neto.
Olá pessoal tudo joia?
Consegui juntar a documentação para solicitar o pedido de nacionalidade de Neto.
Meu avô nasceu antes de 1911 então peguei a certidão de batismo com aquele carimbo de relevo.
Consegui também a certidão de casamento dos meus avós, que eram casados em Portugal.
Peguei a certidão de nascimento do meu pai reprográfica e digitada inteiro teor, e por fim a minha certidão também reprográfica e digitada inteiro teor.
Realizei o apostilamento de Haia na certidão de nascimento minha e do meu pai, e nos antecedentes criminais meu.
Falta agora fazer o pagamento da taxa e o preenchimento do formulário 1D.
Mas tenho uma dúvida: na certidão de nascimento do meu pai (brasileiro) consta como declarante um terceiro (provavelmente um possível empregador do meu avô). Teria algum problema? Eu deveria juntar algum outro documento?
Muito obrigado desde já!
Abraços.
Comentários
@joohncastro
Seu pai nasceu depois do casamento dos avós?
Se nasceu, enviar essa certidão de casamento ainda em PT resolve a questão do declarante ser um terceiro.
Pois filhos nascidos na constância de um casamento são "automaticamente" perfilhados.
Meu pai nasceu depois do casamento dos meus avós.
Meus avós se casaram em Portugal, vieram pro Brasil. Meu pai nasceu BR e casou com uma brasileira. Preciso enviar então a certidão de casamento? De quem? Dos avós ou dos meus pais?
Outra dúvida to fazendo para uma neta também o procedimento.
A neta casou-se no Brasil, e divorciou anos depois. Enviar somente a certidão de nascimento atualizada serve? Ou é necessário fazer a transcrição de casamento e divorcio?
Att
@joohncastro
Você deve enviar certidão de casamento dos seus avós em PT, para provar que seu pai BR nasceu quando eles já eram casados. Isso vai resolver a questão de um terceiro ter declarado o nascimento de seu pai.
Sobre o outro processo: só se transcreve casamentos que envolvem ao menos um cidadão PT, Antes dessa pessoa obter a cidadania PT, não se pode transcrever o casamento dela, por não ser PT.