Pedido de Nacionalidade somente com a informação que o avo era de Portugal?
Bom dia,
Estou procurando as certidões de nascimento dos meus bisavós portugueses nascidos em 1882, 1881. Possuímos somente documentos brasileiros dos filhos deles onde citam que os nomes. dos pais portugueses. E muito difícil achar as certidões tao antigas ja que nao sabemos o concelho ou distrito de onde vieram ou a data da entrada no Brasil... Vocês acham que consigo dar entrada no processo de nacionalidade somente com essas informações? Ou e necessária a certidão de nascimento portuguesa?
Obrigada pela ajuda desde ja!
Nathalia Vaz Mota
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@nathaliaVieli
Vocês acham que consigo dar entrada no processo de nacionalidade somente com essas informações?
Você precisa da certidão de batismo (pois nasceram antes de 1911) de pelo menos um dos ascendentes portugueses, não tem como escapar.
Se você tem acesso aos documentos dos filhos dos portugueses pode consultar as certidões de nascimento deles e verificar o nome dos avós (os pais dos portugueses). Com nome completo, ano aproximado dos nascimentos e nomes dos pais a pesquisa começa a ficar mais viável.
Coloque os dados que tiver deles aqui que alguns colegas podem ajudar a fazer a busca.
ola @ecoutinho
,
1) Antonio Vaz
Nascido em Portugal, em 1882 segundo a certidão de óbito, nascido em Lisboa
Pais de Antonio Vaz: Joao Baptista da Cunha e Maria das Graças Vaz
Faleceu no Rio Janeiro em Colegio - Iraja em 29 Fevereiro 1940
Saiu de Portugal em algum momento com Maria Piedade Santos ou Maria Piedade Vaz com destino ao Rj Porto da Praça Maua. (data ainda aguardando resposta do arquivo nacional). acreditamos antes de 1916 ( ja que a primeira filha do casal - Brazilita dos Santos Vaz, nasceu em 1916 no Rio de Janeiro.)
2) Maria Piedade Santos
Nascida em 1881, segundo a certidão de óbito, em Portugal, acreditamos que era de Braga, mas nao achei algum documento dela na Uni. do Milho.
Pais de Maria Piedade dos Santos: Albertina dos Santos Braz e Jose Correa
Falecida em 2 junho 1951 no Rio de Janeiro - Iraja.
Eles tiveram 5 filhos:
Brazilita dos Santos Vaz - nasceu 1916
Jandyra Vaz - nasceu 1917
Armando Vaz - nasceu 1922
Nelson Vaz - nasceu 1925
Norival Vaz - 1926
Segundo o documento de nascimento de Brazilita dos Santos Vaz - nascida em 24/01/1916 menciona que o pai Antonio Vaz tinha 30 anos ( supondo que ele era nascido em 1886), Maria Piedade dos Santos - mãe, tinha 31 anos ( supondo que ela nasceu em 1885).
Então as idades dos dois esta entre 1881 a 1886.
Queria saber se em Lisboa existe mais de uma paroquia naquela época ou outro arquivo?
Torre do Tombo e arquivos distritais da DGLAB: https://digitarq.arquivos.pt/ (Lisboa)
Agradeço desde ja a ajuda de todos!
Nathalia Vaz Mota Vieli
@nathaliaVieli Algumas informações que podem ajudar na busca:
No Family Search existe a árvore https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/G8MT-9T8 onde aparece o Antônio Vaz, nascido em 1891, casado com Maria da Piedade Santos (na verdade nas certidões de nascimento dos filhos eles aparecem sempre como solteiros, indicando que não houve o matrimônio formal) e filho de João Baptista da Cunha e Maria da Graça Vaz. Além dos filhos que vc mencionou existe tb o Bagildo Vaz.
No FS, como filho do casal João Baptista da Cunha e Maria da Graça Vaz aparece também um "irmão" chamado Antônio Baptista, nascido em 1893, cujo assento de batismo foi encontrado na Freguesia de Machico, Conselho de Santa Cruz na Ilha da Madeira. No registo de batismo aparece como Antonio, filho de João Baptista e Maria da Graça Ver abaixo:
https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer/descriptions/4563/940352 tif 87 fls 43v.
Neste registro é dito que este Antonio (de 1893) é o primeiro deste nome, ou seja, não existiria um outro Antonio nascido do casal em 1891 (que seria o Antonio Vaz mostrado no FS).
De fato, no ano de 1891, em Machico, não existe outro Antonio, filho do casal João Batista e Maria da Graça, e nem no índice geral de procura da Ilha da Madeira.
Outra possibilidade é que o Antonio Vaz não tenha nascido na Madeira e que seus pais tenham saído antes de 1891 e voltado pra lá em 1893, o que seria bem improvável naquela época, até porque a família era de Machico (seus avós se casaram lá https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer/descriptions/48431/983244 tif113)
Sugiro que vc pesquise na família se realmente existiram os dois Antonio. (Antônio Vaz e Antônio Baptista)
Enquanto isso pode ser que algum colaborador do Forum possa tb ajudar.
@Nairolasai Boa tarde!!!
Eu fico impressionada como todos vocês encontram dados tao veloz!!! obrigada pela dedicação neste caso!
Vamos por partes:
1) Esse Bangildo Vaz com nascimento dia 24/01/1916 seria filho de Antonio Vaz e Maria Piedade Santos certamente, pois Brazilita dos Santos Vaz esta registrada com nascimento dia 25/01/1916.. Perfeito!!!
2) No FS, estou anexando dados que acho, mas também nao entendi essas datas de nascimento de Antonio Vaz 1891 e Maria Piedade 1982... acredito que seja algum erro...
3) Antonio Baptista - segundo minha familia, ninguém sabe de um segundo Antonio... ja que somente estão vivos os netos dele... mas diziam que Maria Piedade Santos e Antonio Vaz eram primos... mas nao tenho comprovações deste fato. Minha suposição è que Antonio Baptista poderia ser Antonio Vaz... talvez ele mudou o nome quando entrou no Brasil.. sendo ele nascido em 1893...
Os pais de Antonio se chamavam Joao Baptista da Cunha e Maria da Graça Vaz....
4) As datas de nascimento de Antonio e Maria Piedade nos registros de nascimento de Brazilita Vaz, de 1916, menciona que Antonio tinha 30 anos (1886) e Maria Piedade 31 anos (1885)
Nos de Norival Vaz (de 1920) menciona Antonio Vaz (35 anos - nascido então em 1885) e Maria Piedade Santos (36 anos - nascida em 1884).
5) Data de falecimento dos dois no Brasil - Maria Piedade Santos faleceu em 1951 com 70 anos = 1881
Antonio Vaz faleceu em 1940 com 58 anos = 1882
Acredito que o pessoal do cartório possa ter errado no calculo dos anos... ou que o documento de óbito esteja com idades erradas....
Voces acreditam que com todos os documentos que tenho... tentando esse também de nascimento de Antonio Baptista, conseguiria fazer a cidadania da minha mãe? Ela e neta de Antonio Vaz.
Obrigado a todos pela ajuda no meu complicado caso!
Abraços
Nathalia Vaz Mota Vieli
@nathaliaVieli As idades de documentos no Brasil de imigrantes portugueses não são precisas pois eram passadas de boca para o cartório, às vezes por terceiros, principalmente no caso de óbitos que nem parentes poderiam ser. Também algumas pessoas aproveitavam a vinda para cá e "rejuvenesciam" alguns anos!!
Também acho que só existiu um Antônio e este seria o nascido em 1893, filho de João Baptista e Maria da da Graça. Deste ponto é que vc precisaria partir pois é o documento português de origem.
Agora precisaria ver a certidão de nascimento da sua avó (qual da filhas de Antônio é sua avó?) e da sua mãe para ver como constam os nomes dos pais e dos avós nos 2 documentos. Se for mencionado o Antônio Vaz poderá complicar pois não sabemos de onde surgiu esse sobrenome, já que nem os pais do Antônio, nem os avós possuem o Vaz na certidão portuguesa.
Vamos tb ouvir a opinião o @ecoutinho que já participou dessa discussão acima e tem mais experiência no assunto de perfilhação.
@nathaliaVieli
Pelo jeito o @Nairolasai achou o assento de batismo do Antonio Vaz. Com isso vc pode solicitar a certidão dele no arquivo distrital da Ilha da Madeira.
Agora é preciso saber se o filho(a) do português (entendo que seja seu avô/avó) foi perfilhado. Para isso é preciso checar na certidão de nascimento desse filho quem foi o declarante do nascimento e com que idade houve o registro da criança.
@Nairolasai @ecoutinho Obrigada pela resposta sobre o meu caso! Estou com a mesma linha de pensamento que vocês. Acho que Antonio acabou adotando o Vaz da mãe. Digo isso pq a mãe se chamava Maria das Graças Vaz. ( segundo o doc. de batismo do meu avô - Nelson Vaz em anexo). Meu avô Nelson Vaz teve 3 filhos: Minha mãe: Sandra Maria Carlos Vaz, Tereza Maria Carlos Vaz e Jorge Vaz.
Quem declarou o Nascimento do meu avô foi o próprio Antonio Vaz... pois os filhos que eu achei, todos sao nascidos no Brasil... mas os primeiros filhos nasceram em 1916. Balgildo Vaz e Brazilita Vaz.
No Fs tem um registro de um Gabriel VAZ ( mencionam uma Maria Piedade e um Antonio Vaz - mas nao consigo abrir a a certidão. Pedi em Guarda, mas falaram que os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de Almeida, entidade à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão.
"Portugal, Guarda, Catholic Church Records, 1459-1982", FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XYD-TYF9 : Wed Jan 08 07:19:43 UTC 2025), Entry for Gabriel and Antonio Vaz, 30 de outubro de 1908.
@nathaliaVieli @Coutinho Marcia Vc já tem o registo de nascimento do seu avô Nelson declarado pelo próprio Antônio e tb da sua mãe declarado pelo seu avô.
A dificuldade que vejo agora seria relacionar o Antônio, nascido em Portugal, filho do casal João Baptista e Maria da Graça (como consta do assento de 1893) com o Antônio Vaz, haja vista que nenhum dos avós dele tinha o sobrenome Vaz.