Documentos

Estou reunindo os documentos para o processo de filho e surgiu uma duvida. So e preciso mandar a certidao de nascimento de inteiro teor digitada, caso a certidao de nascimento de inteiro teor reprografica esteja com grafia irregular que nao e lido com facilidade, preciso enviar as duas?

Comentários

• @pedropaulogaspar

Só mande se a reprográfica estiver realmente ilegível (ou seja, a página estiver borrada, a tinta estiver difícil de ver na imagem pq está apagada etc) Não mande só pq vc acha que a caligrafia do tabelião está difícil de ler. Deixe o pessoal da conservatória se virar, eles são treinado nisso. Deixe eles pedirem se acharem que precisam da digitada.

Quando vc pede a digitada o cartório vai colocar um funcionário para ler o livro e digitar e pela minha experiência essa pessoa vai introduzir um bocado de erros (seja por desatenção, seja pq também está com dificuldade de ler o documento, seja pq está com dificuldade para ler o português falado naquela época etc). Se você não identificar todos esses errinhos e pedir para corrigir antes de mandar para Portugal, corre o risco de o documento que você mandou pensando em facilitar o trabalho do conservador acabar atrapalhando a sua vida. Eu evito ao máximo pois já tive experiências ruins.

• @ecoutinho Muito obrigado por todas essas suas informacoes.

• @pedropaulogaspar , eu concordo com o @ecoutinho .

Eu tive acesso a uma certidão manuscrita em um dos processos em que ajudei a fazer. Quando fomos pedir a inteiro teor digitada o funcionário do cartório não conseguia entender o que era relatado ali e queria fazer de qualquer jeito. Como eu já era habilidoso com a letra do escrevente desse livro, eu mesmo transcrevi a certidão e pedi que fosse submetido ao tabelião e ele concordou com tudo. Daí a certidão de inteiro teor digitada saiu certinha, mas tive muita dificuldade com atendentes de cartório.

Se não está ruim pra ler, mande a reprografica.

• @Bentinho Muito obrigado por compartilhar sua experiencia. tudo de bom na sua vida

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.