Descobrir de meu bisavô é português
Olá pessoal! Espero que estejam bem.
Eu estou na busca para descobrir se meu bisavô é realmente português, pois de acordo com minha mãe há relatos do avô dela ser português mas nada factual com provas, apenas conversas que rolam por alguns membos que que não pode ser provado até então.
Eu soliciei a certidão de nascimento da minha avô para ter certeza qual os nomes dos meus bisavôs, constando João Pedro de Campos e Maximiana Maria de Jesus, segue abaixo a imagem:
E pude verificar no museu da imigração um casal de mesmo nome que chegara em 1913, contando na imagem abaixo:
Mesmo acreditando que possa ser, pois não sei qual a probabilidade de um casal praticamente ter o mesmo nome (claro que pode ter tido adicões ao nome posteriormente), terem vindo de Portugal e, ainda sim, serem as mesmas pessoas na certidão de minha avó (Isaltina). Pois, olhando as idades, seria meio contraditório, só se há algo que aconteceu na época e mentiram a idade, o que acredito que não fizeram, pois abaixo tenho o assento de batismo e o passaporte dele, seguem os links:
Passaporte de João Pedro - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq
PT-ADBGC-PRQ-MDL40-001-00006_m0033.tif - Registo de baptismos - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (pagina 33)
Uma hipótese ou não são o mesmo casal na qual seria os pais de minha avó (parece que é isso).
Outra hipótese é que a idade dela está incorreta, e na verdade ela é mais nova e disse que tem mais idade (o que eu não entenderia os motivos).
Ou realmente meus bisavós não são portugueses e estou perdendo meu tempo haha, poderiam me dar uma luz? Muito obrigado!
Uma foto deles:
Comentários
@Wellington0071
A própria certidão que você postou já diz que Joao Pedro é de Ribeirão Preto e Maximiana de Tupã e que casaram em Tupã.
Além disso, os nomes dos pais do João Pedro do passaporte PT são outros.
Talvez alguém da geração anterior seja PT.
Você pode olhar o casamento de Joao Pedro e Maximiana para confirmar que eles são realmente do interior de SP.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:X9T1-5BF4?lang=pt
Se quiser ter certeza do que consta nesse casamento (a imagem está travada por copyright), pode fazer isso gratuitamente indo em um Centro de História da Família. Aqui onde achar o mais próximo (eles tem horários limitados por serem tocados por voluntários):
https://locations.familysearch.org/pt/br
Ou poderia contatar o cartório de Tupã, mas possivelmente eles podem só passar as informações via emissão de certidão (o que tem um custo).