Processo de filho - consulado de Belo Horizonte

Boa noite, pessoal!

Gostaria de obter a cidadania para mim e minha irmã (meu pai já é português).

Alguém saberia me dizer se vale a pena fazer esses processos pelo consulado de BH? Ou em Portugal seria mais rápido?

Consigo fazer simultaneamente a transcrição do casamento do meu pai?

Obrigada!

Comentários

• editado April 1

@Danidutra

Não faça pelo consulado. Mande direto para o Arquivo Central do Porto seguindo o guia abaixo

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Consigo fazer simultaneamente a transcrição do casamento do meu pai?

Sim.

• @Danidutra consulados dependem da CRC Lisboa para integração dos assentos consulares (SIRIC), alem de pedirem documentação adicional (lista disponível no site do consulado de BH), e voce nao conseguirá acompanhar as etapas do processo pelo site.

Se fizer pelo ACP (Porto) levará entre 10 - 12 meses (para processo de maior de idade) e conseguira acompanhar as etapas do processo pelo site. A documentação está disponível no guia do forum.

Sobre transcrição de casamento:

Pode fazer no consulado de Belo Horizonte (presencial e o assento é realizado na hora, precisa agendar horario para ser atendido)

Ou pode fazer enviando a documentação para a CRC Porto (formulário e documentação no guia do forum) os relatos falam em 2 - 3 meses para conclusão da transcrição.

• @Danidutra

Esse fórum sempre recomendou fazer processos de filhos pela ACP em PT e evitar consulados, como respondido pelos colegas.

Sobre transcrição de casamento de seu pai: tem que ficar de olho para quando BH abre a agenda para marcar o dia de ir fazer a transcrição:

https://belohorizonte.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/agendamentos

Aqui a documentação exigida em BH para transcrição:

https://belohorizonte.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento

Mas você realmente precisa dessa transcrição para fazer a sua nacionalidade e da sua irmã?

Se seu pai (o cidadão PT) declarou o seu nascimento (o mesmo para sua irmã) antes de um ano de idade e não há divergências (nomes, filiação, avós etc) entre o que consta na sua certidão de nascimento BR (e na de sua irmã) e o assento de nascimento PT de seu pai, a transcrição não é necessária para os seus processos de nacionalidade. A ACP aprova sem isso.

• Obrigada pelas respostas.

@CarlosASP queria já fazer a transcrição do casamento, pois minha mãe tem interesse em adquirir a cidadania futuramente. Obrigada pelos esclarecimentos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.