Pedido de retificação
Olá a todos,
A pouco pedi uma certidão apostilada reprográfica da minha mãe, e pude verificar que a certidão está vaga como:
Alberto Teixeira, maior, português.
Enviei a certidão do meu avô ao cartório pedindo a retificação para colocar Alberto Teixeira, nascido no dia 19/05/1889, Conselho de Resende, Freguesia Resende. O Cartório informou que quer a certidão com o nome do meu avô completo, mas como posso enviar a certidão portuguesa completa se a certidão consta só o primeiro nome?
Peço um auxilio de como devo proceder?
Desde já agradeço a todos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Anabar
pra que você quer fazer isso?
@eduardo_augusto vou precisar fazer uma retificação da certidão da minha mãe, pois só fala que o pai dela , meu avô no caso Alberto Teixeira, maior, português e mais nada. Na certidão vaga não fala de qual lugar de Portugal ele nasceu e nem o ano de nascimento.
Pedi o cartório para fazer a retificação dando a certidão de batismo que só contém Alberto* , mas cartório não aceita e pede apostilada e irá em juízo.
Vi aqui no Fórum que a maioria estão enviando por via postal junto o comprovante de pagamento. A minha dúvida é, pode ser só por correio ou por email?
Desde já agradeço sua atenção
@Anabar
Não precisa retificar isso, a forma que você chama de vaga é o normal. O que não pode ter divergências são os nomes.
@Anabar
não me parece que isso seja caso de retificação. era normal que os registros fossem feitos assim.
agora, pode retificar? pode, claro. aí vai ficar com mais tranquilidade...
mas pode mandar como está, e se cair em exigência, aí resolve exatamente o que o conservador pedir para resolver...
@Anabar
vou precisar fazer uma retificação da certidão da minha mãe, pois só fala que o pai dela , meu avô no caso Alberto Teixeira, maior, português e mais nada. Na certidão vaga não fala de qual lugar de Portugal ele nasceu e nem o ano de nascimento.
Não faz sentido retificar o que não é um erro, e sim a forma que se fazia naquela época. As certidões de batismo do meu bisavô em Portugal (1874) e da filha dele, minha avó, no Brasil (1923) estavam assim e mandei como estavam. O processo foi concluído sem problemas.
Só se retifica o que estiver errado, senão chega na conservatória uma certidão cheia de remendos feitos décadas depois que a pessoa morreu. Fica parecendo que você pegou um documento antigo e tentou de todo jeito "ajeitar" para poder entrar com o processo.
@SergioM @eduardo_augusto @ecoutinho Na certidão de nascimento da minha nascida no Brasil, registrada no Rio de Janeiro consta somente que o pai Alberto é português, a certidão de nascimento da minha mãe não informa a idade do pai dela e o lugar em Portugal que ele nasceu, somente informa que ele é português.
Já a certidão de batismo do meu avô Alberto que consegui no conservatório de Viseu, informa o concelho e a FREGUESIA e a data e ano de nascimento, essas informações não consta na certidão de nascimento da minha mãe registrada no Rio de Janeiro.
Essa informações que faltam no registro da minha mãe, referente o local de nascimento e a data de nascimento do pai dela Alberto, será que pode cair em exigência?
Atenciosamente
@Anabar
Na certidão de nascimento da minha nascida no Brasil, registrada no Rio de Janeiro consta somente que o pai Alberto é português, a certidão de nascimento da minha mãe não informa a idade do pai dela e o lugar em Portugal que ele nasceu, somente informa que ele é português.
Como disse: é perfeitamente normal, era assim que se fazia naquela época. Pelo que você descreve, não há erro a ser corrigido.
Essa informações que faltam no registro da minha mãe, referente o local de nascimento e a data de nascimento do pai dela Alberto, será que pode cair em exigência?
Duvido, mas o conservador sempre pode pedir documentos adicionais se ficar em dúvida se trata-se do mesmo grupo de pessoas. Na certidão de nascimento de sua mãe consta o nome dos avós paternos, certo? Esses nomes batem com os nomes do pai e mãe do Alberto na certidão de nascimento ou batismo dele?
@SergioM @eduardo_augusto Muito grata pela informação.
@ecoutinho vou seguir sua orientação enviando os documentos para a conservatória. Muitíssimo obrigada"
Minha gratidão @todos
@ecoutinho Sim, os nomes batem Na certidão de nascimento de minha mãe, consta o nome dos avós paternos. Os nomes batem com os nomes do pai e mãe do Alberto na certidão de nascimento ou batismo dele .