Validar cartão cidadão
Recebi recentemente meu CC renovado, veio o modelo novo.
Porém, é simplesmente IMPOSSÍVEL validar ele pelo app do governo. Não funciona de jeito nenhum, sempre aparece uma msg "está demorando demais, verifique sua internet".
Alguém tem alguma luz?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@rafaelvnq se voce deseja se autenticar utilizando o cartao cidadao pode utilizar um leitor de smartcard e a carta PIN.
https://www.autenticacao.gov.pt/cartao-cidadao/autenticacao
boa tarde, estou com o mesmo problema, não tenho um leitor de cartão leitor de smartcard e a carta PIN, tenho o cartao cidadao e preciso agendar o passaporte no vice-consulado, mas é impossivel entrar nesse site para realizar agendamento. como devo proceder? alguém pode ajudar ?
@ALANCLEITON , você não precisa do cartão cidadão para agendar o passaporte. Pode utilizar esta opção aqui:
https://agendamentos.mne.gov.pt/pt/login
Você então vai criar um login e senha pelo qual poderá acessar o sistema.
@andrelas entendi, obrigado, outra dúvida, como eu ativo o cartão cidadão... na verdade é pra orientar a minha mãe... ela já recebeu o cartão mas acho que não está ativado. ela precisa ativar? ou quando ela for fazer o passaporte após o agendamento ela pode ativar lá no consulado?
@ALANCLEITON
Ela pode ativar no consulado quando for fazer o passaporte, mas para ativar ela precisa da carta PIN onde estão os códigos de ativação e de uso do cartão. Essa carta é parecida com uma carta com senha de cartão de banco e geralmente chega antes do cartão de cidadão. Caso não tenha recebido até a data, pode ver no consulado como resolver no dia que for fazer o passaporte.
@ecoutinho compreendo, obrigado pelas informações, ela tem o PIN com ela que veio na carta. estou tentando agendar pra ela no site e nenhuma data está disponível até outubro, selecionei o vice-consulado em Curitiba, mas não habilita nenhum mês, nenhum dia é selecionável no site e nao tem como escolher após outubro. isso é normal? não ter opções de dias para ela ir lá solicitar o passaporte?
@ecoutinho para entendimento da situação
@ALANCLEITON
Infelizmente Curitiba já é conhecido como consulado complicado para agendar. Veja essas respostas recente:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27782/agendamento-em-curitiba/p1
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27780/site-de-agendamento-para-cartao-cidadao-fora-do-ar/p1
@CarlosASP e qual seria a outra solução? se é que existe? heheheeh agora minha mãe tem cidadania, tem o cartão cidadão e não consegue o passaporte... de que adianta ser cidadão português se os consulados não respeitam o cidadão... não atendem suas necessidades... sempre é sofrível :(
@ALANCLEITON
Concordo com a avaliação.
Ela pode tentar agendar em outro consulado (em alguns é enrolado obter vaga também).
Caso vá à PT, ali é bem simples e rápido obter o passaporte. Pode fazer em Lisboa com "extrema urgência" e sai no mesmo dia. Fiz isso. Vai cedo pedir (antes das 11:00) e recebe no fim do dia (a taxa é mais cara do que o processo normal).
Pedido urgente com entrega no próprio dia no Aeroporto de Lisboa, a partir das 17h15 (se o pedido for feito até às 11h em qualquer balcão): 100 euros
Dada essas dificuldades, pode avaliar a real necessidade de ter um passaporte PT.
O CC já é um documento aceito como prova de cidadania em todos os países da União Europeia. Por exemplo, ao chegar lá, mesmo com um passaporte BR, se mostrar o CC, fica provado que é um cidadão.
Só consigo pensar nos poucos casos de viajar para países onde se requer visto para BR, mas não para PT. Os mais notórios são Austrália, Canadá. EUA e México.
Caso consiga agendar ou alguma resposta de Curitiba, não deixe de compartilhar aqui. Todos os residentes do PR e SC vão agradecer!
@CarlosASP boa tarde a todos, mandei o email reclamando da não possibilidade de agendamento via site e eles agendaram para dia 26/08/2025 as 10h, graças a Deus, mas é inacreditável como eles trabalham no consulado, não tem lógica nenhuma, tanta gente precisando do passaporte e eu consegui agendar porque mandei o email reclamando??? como assim?!?! eles não tem um padrão de atendimento...
mandei o email para curitiba@mne.pt
Agendamento em Curitiba, é sempre pelo.site no 1 dia útil do mês, a partir das 08:30hr da manhã. Sempre para os próximos 2 meses.
Pessoal, boa noite! Uma dúvida, sempre é enviada a carta com PIN ao emitir cartão cidadão? Recebi o meu mês passado requerido em permanência consular por SP e não recebi nenhuma carta com PIN, apenas cartão cidadão e o meu passaporte.
@costadrs
Sim, sempre. A carta PIN é importante por que tem três grupos de senhas: PIN para ativação do cartão; PIN para uso em autenticação e assinatura eletrônica e PIN para cancelamento do CC.
Ao recebê-la é importante guardar em local seguro. Aguarde mais um pouco e caso não receba a carta faça contato com o consulado. Não tenho certeza se eles conseguem mandar outra ou se seria necessário pedir novo cartão.
Obrigada pelas orientações @ecoutinho. Felizmente no dia 08/08 mesmo recebi a carta PIN, duas semanas depois do CC.