Atribuição para filho maior aplicado online em Lisboa.

Olá pessoal. Alguém sabe quando tempo mais ou menos está demorando o processo de cidadania para filho maior ? Deu entrada em fevereiro no do meu esposo estou acompanhando a planilha mas não batem com as informações que tenho, pois tenho conhecidos que deu entrada no de filho em setembro de 2024 e já está na última fase. Alguém tem alguma informação ou exemplo de alguém que tenha dado entrada ano passado pela CRC lisboa e já tenha conseguido o acento ? Obrigada

Comentários

• editado March 31

@Ludimila2021

Alguém sabe quando tempo mais ou menos está demorando o processo de cidadania para filho maior ? 

Depende de que lugar o processo está tramitando. Estou entendendo que seu caso o processo foi para CRC Lisboa. Lá eles estavam em fevereiro analisando processos que entraram em Fev/2022, como pode verificar abaixo, portanto mantidas as condições atuais seriam 3 anos. Isso pode melhorar ou piorar sem aviso prévio.

Deu entrada em fevereiro no do meu esposo estou acompanhando a planilha mas não batem com as informações que tenho, pois tenho conhecidos que deu entrada no de filho em setembro de 2024 e já está na última fase.

Estar na última faze não quer dizer nada, principalmente para processos online. Eles causam a ilusão de que estão andando rápido pq pulam logo para a última fase (pq as primeiras que seriam a recepção dos documento, digitalização etc já chegam no sistema feitas pelo advogado), mas ficam paradas esperando os processos físicos que entraram na mesma época alcançarem para só então serem analisados. Fazem isso para manter a igualdade de tratamento entre quem protocolou com ou sem advogado, via físico ou online.

Alguém tem alguma informação ou exemplo de alguém que tenha dado entrada ano passado pela CRC lisboa e já tenha conseguido o acento ? 

Não que eu saiba, mas ainda que houvesse, informação de um caso isolado não faz diferença. O importante é a tendência de um conjunto de processos. Como dizem popularmente: "Só uma andorinha não faz verão". A idéia da planilha não é para você checar se tem 1 caso que aprovou rápido, e sim vc ter idéia de que se a maioria dos casos que entraram em Fev/2022 já aprovaram, provavelmente nas próximas semanas os processos que entraram em Mar/2022 vão ter decisão ou exigência, e assim você consegue ter uma idéia de quando está chegando "a sua vez".

• @Ludimila2021

pois tenho conhecidos que deu entrada no de filho em setembro de 2024 e já está na última fase.

Os processos de filho entregues na ACP-Porto tem demorado entre 10 e 12 meses. Processos entregues na CRC-Lisboa estavam demorando entre 1 ano e meio e 2 anos, com alguns até passando disso.

Processos de filhos menores de idade na ACP-porto tem levando entre 5 e 7 meses. Pode ser o caso desses seus conhecidos.

Estar "na última fase" não significa nada - a única coisa que importa é o processo concluído, com o assento de nascimento na mão.

Alguém tem alguma informação ou exemplo de alguém que tenha dado entrada ano passado pela CRC lisboa e já tenha conseguido o acento?

Só há 1 exemplo de pessoa que deu entrada no processo em fevereiro de 2024 e já concluiu. Está na planilha.

A planilha é tão precisa quanto o que as pessoas reportam nela. Mas se as pessoas reportam dados errados lá, vão reportar aqui também.

• Eu já dei entrada on-line com uma advogada, eu posso agora levar os documentos pessoalmente no ACP ou isso não se aplica ? Moro na Irlanda e temos uma certa urgência 😩

• @Ludimila2021

entregou, tá entregue.

agora é só esperar.

• @Ludimila2021