Certidão de nascimento bisavo nascido em 1892
Bom dia,
Gostaria de uma ajuda para encontrar alguma certidão de nascimento do meu bisavô materno. Ele se chama Antonio Vaz nascido em Portugal, em 1891, filho de Maria Vaz e faleceu no Rio Janeiro em Colegio - Iraja em 29 Fevereiro 1940 e casou com Maria Piedade Santos ou Maria Piedade Vaz, filha de Albertina Augusta nascida em 1892 também em Portugal, falecida em 2 junho 1951 no Rio de Janeiro - Iraja.
Acreditamos que seja Tras os Montes ( info tirada de um diário de familia), mas nao possuímos nenhuma certidão de nascimento deles, mas temos certidões de nascimento dos filhos deles e certidão de óbito de ambos. Sera que eu consigo dar entrada no pedido de nacionalidade somente com esses documentos? Vocês poderiam me ajudar onde poderia encontrar algum registro de algum deles?
Obrigada pela ajuda!
Nathalia Vaz
Comentários
@NathaliaVaz3003
Pode ser algum dos colegas encontre essa informação para você, mas me parece que são nomes meio comuns, o que dificulta a busca.
Como tanto o Antonio quanto a Maria moravam no Rio, e considerando a idade deles, é possível que você encontre no Arquivo Nacional o prontuário do "registro de estrangeiro" deles. Às vezes no prontuário tem algumas informações úteis.
O processo é bem simples: crie uma conta no módulo de consulta do Arquivo Nacional (consulta.an.gov.br), em seguida em Solicitar e escreva que gostaria de obter uma cópia digital do prontuário do registro de estrangeiro. Deve informar: nome completo do estrangeiro, a filiação, data de nascimento e a cidade/estado de residência no Brasil ou em que o estrangeiro possa ter feito o registro (lembrando que nem sempre era o mesmo local do desembarque).
Crie uma solicitação para o Antonio e outra para a Maria.
Às vezes eles cobram uma pequena taxa, coisa de 30 reais - se não me engano, quando precisam digitalizar os documentos. Se já estiverem digitalizados, acho que é gratuito.
No pior dos casos, vc terá os documentos para guardar, como "história da família".
@nathaliaVieli Vc poderia tb compartilhar aqui as outras certidões que vc disse possuir. às vezes fornecem alguma informação que pode ajudar nas buscas.
@Nairolasai @eduardo_augusto obrigada pela ajuda sobre o meu caso! sim tenho diversas certidões de nascimento dos filhos que faz pensar que a idade deles de nascimento esta talvez incorreta ou no registro de nascimento dos filhos ou na certidão de óbito. Siga meu raciocínio:
Antonio Vaz e Maria Piedade dos Santos sairam de Portugal com destino ao Rj Porto da Praça Maua. (data ainda aguardando resposta do arquivo nacional). Eles tiveram 5 filhos:
Brazilita dos Santos Vaz - nasceu 1916
Jandyra Vaz - nasceu 1917
Armando Vaz - nasceu 1922
Nelson Vaz - nasceu 1925
Norival Vaz - 1926
Pais de Antonio Vaz: Joao Baptista da Cunha e Maria das Graças Vaz
Pais de Maria Piedade dos Santos: Albertina dos Santos Braz e Jose Correa
Segundo o documento de nascimento de Brazilita dos Santos Vaz - nascida em 24/01/1916 menciona que o pai Antonio Vaz tinha 30 anos ( supondo que ele era nascido em 1886), Maria Piedade dos Santos - mãe, tinha 31 anos ( supondo que ela nasceu em 1885).