Preciso de ajuda para encontrar a certidão de minha bisavó

Olá, pessoal!

Estou em busca do registo de nascimento ou batismo da minha bisavó, Silvina Florinda Coimbra Monteiro, que era portuguesa e emigrou para o Brasil. Já pesquisei no Arquivo Distrital de Bragança e no Tombo.pt, mas não encontrei nada sobre ela.

Aqui está o que consegui reunir até agora:

• Nome: Silvina Florinda Coimbra Monteiro
  • Nacionalidade: Portuguesaa
  • Pais: José do Nascimento Coimbra e Crisanta Fernandes Coimbra
  • Local provável de nascimento: Ervedosa, Vinhais, Bragança
  • Certidão de Óbito : Ela morreu em 23/11/1980 em São Paulo

Procurando também achei dados de uma irmã dela que até então minha familia não tinha conhecimento da sua existencia, porém mostrei a foto da irma da minha bisavó para minha avó e ela falou que ela era bastante parecida com a minha bisavó

• Nome: Ana Maria Simão
  • Nasceu em 14/01/1907 em Ervedosa, Portugal
  • Pais : José do Nascimento Coimbra e Crisanta Fernandes
  • Data de desembarque : 12/04/1925

Até agora achei apenas isso, eu tentei procurar no tombo.pt nos arquivos de bragança mas só tem até o baptismo de 1906, os de 1907, 1908 estão indisponiveis e não consigo ver

Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
Imagem
image(1).jpg
343.96 KB
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
Imagem
485370925_1363762111446567_3817398553379510070_n.jpg
257.21 KB

Imagem
image.jpg
1009.56 KB

Comentários

• @gabrielmonteiro Acho que não há dúvidas de que sua bisavó Silvina nasceu em Ervedosa - Vinhais - Bragança, o problema, pelo que entendi, é que os livros de registro de batismo do local só estão disponíveis até 1899. Existe, inclusive, o registro de nascimento de uma outra filha (Augusta das Neves) do casal (José e Crisanta) em 1899 em Ervedosa, mas que faleceu em 1905. https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1222311 tif 14.

Vamos ver se algum outro membro do Forum consegue mais informações. Em último caso, talvez pela certidão de óbito da Silvina vc consiga saber o ano de nascimento dela e com esta informação vc poderia pedir uma consulta do registo no CRAV.

• editado March 24

@Nairolasai Caramba outra irmã dela, eu tenho a certidao de obito dela aqui mas infelizmente não fala nada sobre a data de nascimento, só da morte mesmo, to na esperança alguem do forum conseguir informações, já pedi a consulta do registo no CRAV também, só me resta esperar

• editado March 25

@gabrielmonteiro

Como a colega mencionou, dê uma olhada na certidão de óbito para ter uma ideia de que ano ela nasceu. O óbito tem a idade com que ela faleceu. Veja com familiares mais velhos se algum pode confirmar isso, ou se tem outros documentos.

Há duas coisas que dependem nesse caso do ano do nascimento.

Se ela nasceu de 1911 em diante, possivelmente o registro dela ainda não foi para o Arquivo Distrital. Poderia ainda estar na conservatória de Vinhais (se ela realmente nasceu lá). Aí seria com o civilonline, ou contatando a conservatória.

Ou, se ela for uma das filhas mais velhas desse casal, ela poderia ter nascido no distrito de Portalegre (os pais casaram e tiveram o primeiro filho lá). Outro filho já nasceu no distrito de Coimbra, os outros mais novos são de Bragança. Os pais tiveram vários filhos e se mudaram em PT algumas vezes - e alguns deles vieram com certeza para o BR. Estude a árvore abaixo e os documentos anexados nela:

https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/P9JJ-GS3

Além desses filhos que já estão na árvore, há possivelmente outros:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X57-4FH3?lang=pt

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6BZY-WHXT?lang=pt

Você vai notar que os dois registros acima estão travados (é questão de copyright). Se quiser ver o conteúdo deles. tem que ir pessoalmente em um Centro de Historia da Familia do Family Search. É grátis o serviço, mas com horários limitados. Aqui onde achar o mais próximo:

https://locations.familysearch.org/pt/br

Outra coisa. A Crisanta é galega (nasceu na Espanha, perto da fronteira com PT). Se algum neto dela estiver vivo, pode pedir a cidadania espanhola (e depois os descendentes também). Talvez alguém saiba mais detalhes sobre isso; só sei que teria que correr pois a janela para netos obterem a cidadania ESP acho que termina em 2025 ainda.

• editado March 25

@CarlosASP Caramba! quantas informações importantes, infelizmente nenhum neto da crisanta está vivo, mas mesmo assim muito obrigado pelas informações!!!! Então, eu havia esquecido de informar no post, ela morreu com 74 anos de idade em 1980, então eu creio que ela nasceu em 1905/1906, acho que nessa data eles estavam em bragança né? Eu fiz um pedido de consulta de registo no crav e estou esperando a resposta

• editado March 25

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.