Apostilar certidão portuguesa de batismo.
Preciso apostilar uma certidão de batismo de 1876, com o objetivo de retificar certidões brasileiras.
Já tenho a certidão em mãos, expedida em novembro do ano passado. Preciso pedir outra, ou posso enviar a que já tenho?
Uma outra pergunta: existe um modo de fazer contato com a Conservatória de Lisboa para tirar algumas dúvidas? Já me passaram um endereço de-mail, mas não obtive respostas.
Onde e como posso fazer isso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Petruccelli
Preciso apostilar uma certidão de batismo de 1876, com o objetivo de retificar certidões brasileiras.
Vou assumir que você tem certeza que há retificações a fazer.
Já tenho a certidão em mãos, expedida em novembro do ano passado. Preciso pedir outra, ou posso enviar a que já tenho?
Recomendo pedir uma nova via da certidão e já traze-la de portugal apostilada. Esse é o processo "normal". Fazer um processo "alternativo", no qual você envia o documento para Portugal, é pedir para ter problema... para economizar o que, 15 euros de uma certidão? Veja as orientações gerais aqui: Guia Prático - Apostilhamento de docs. portugueses através da Procuradoria Geral da República - Página 7 — Fórum Cidadania Portuguesa
Uma outra pergunta: existe um modo de fazer contato com a Conservatória de Lisboa para tirar algumas dúvidas? Já me passaram um endereço de-mail, mas não obtive respostas.
Dificilmente obterá respostas - eles tendem a ignorar perguntas genéricas; e não responderão perguntas específicas, sem o devido contexto. Ou seja: você tem que mandar o processo e aguardar a análise do conservador. Ou pode colocar suas dúvidas aqui no fórum e pedir ajuda.