Venho com mais uma pergunta, um tanto quanto óbvia a resposta, mas é só para não restar dúvidas mesmo.
Estou preenchendo o formulário de atribuição da nacionalidade portuguesa, e no quadro 3, item 5, diz sobre um - documento comprovativo de que conhece suficientemente a língua portuguesa - pelo fato da minha mãe ser brasileira e falarmos português, logo, não há a necessidade de apresentar o referido documento, certo?
pelo fato da minha mãe ser brasileira e falarmos português, logo, não há a necessidade de apresentar o referido documento, certo?
Certo… Pela redação atual da Lei 37/1981 (Lei da Nacionalidade)
O conhecimento da língua portuguesa referido na alínea c) do n.º 1 presume-se existir para os requerentes que sejam naturais e nacionais de países de língua oficial portuguesa.
Ja enviei o email para o email da CRC para correção. No dia seguinte (passada quarta feira) recebi a responta com copia onde eles enviaram l o texto que escrevi para o Arquivo Central.do Porto. Depois desse lasso ainda pode levar mais ou menos quanto tempo? O erro no meu assento está no sobrenome do meu pai, aparece erradamente como "Ferreira". Eu sou neto de portugues do lado magerno e nao paterno. Ja posso transcfever o meu assento de casamento? Ou devo esperar ainda pela correção? Tem estado a levar em media quanto tempo?
Estou juntando documentação para fazer o processo de cidadania do meu pai, neto de português, e me surgiu uma dúvida.
Meu bisavô nasceu e se casou em Portugal e faleceu no Brasil. Verifiquei que na certidão de óbito o ano do nascimento dele está errado. Ele nasceu em 30/08/1884, mas na certidão de óbito consta 30/08/1885.
Eu preciso enviar a certidão de óbito do meu bisavô? E para enviar eu preciso retificar a certidão?
A certidão de óbito não é necessária, principalmente no seu caso em que o português casou-se em Portugal e, portanto, já fixou o sobrenome da idade adulta. Deixe a certidão de óbito como está.
Nesta terça-feira a minha documentação para dar início ao processo de reconhecimento da cidadania portuguesa chegou a ACP (de acordo com o rastreio dos Correios).
Alguém saberia me dizer aproximadamente quando eu irei receber o número de protocolo ou processo para eu acompanhar?
Estou bastante ansiosa e torcendo para que a minha documentação esteja toda correta.
@Mariana_Gama_Porto então não faço ideia do prazo para envio da senha. Na CRC Lisboa aparentemente estavam enviando a senha de quem mandou processo em outubro ou novembro de 2024.
O último processo de neto que eu fiz acompanhamento, demorou 88 dias para envio da senha na CRC Lisboa. Em todo caso quando receber informações, deixe registrado isso aqui e na planilha de acompanhamento do fórum.
Se tem uma coisa que não funciona bem em processo de nacionalidade portuguesa é ansiedade.
Agora que vc fez sua parte e já deu entrada na documentação a melhor coisa que você faz é “esquecer” seu processo por um tempo.
Quando receber a senha para consulta, cadastre seu processo na planilha para poder ver a evolução de outros processos de neto que entraram na mesma época e estabeleça uma rotina de olhar 1x por mês apenas para saber se há alguma exigência.
Quando notar pela planilha que processos que entraram próximos ao seu começaram a ser aprovados, aí sim vale a pena olhar com um pouco mais de frequência (semanal).
O pedido de rectificação esta a levar em media quanto tempo?
absolutamente imprevisível.
Enviei o email solicitando retificacao a 28 de Abril e ate hoje 17 de Maio nao ha qualquuer resposta (pasaam.2 semanas).
há pessoas que esperam há vários meses.
Tenho como solicitar urgencia na analise, ou tal como nk processo de nacionalidade nao se admite urgencia?
pode solicitar, mas a chance de ser atendida é perto de 0. o que precisa entender é: não tem funcionário para fazer o trabalho.
Ha inconveniente em dar entrada ao pedido dos filhos e depois juntar o assento retidicado?
Há um risco, pequeno, de que o processo entre em análise antes de a retificação ficar pronta e o processo pode entrar em exigência. aí nesse caso é apresentar a evidência de que você vem tentando resolver o problema (cópias dos emails, por exemplo). Recomendação: sempre que enviar um email para a conservatória, ativar as opções de "confirmação de entrega" e "confirmação de leitura", e guardar tudo. Outra recomendação, envie um email para a conservatória uma vez por mês, cobrando a resolução do problema.
Já recebi a senha para acompanhar o meu processo. A minha documentação chegou no dia 14/05/2025 lá no ACP e enviaram a minha senha hoje (21/05/2025) foi bem mais rápido do que eu imaginava. Agora já estou mais tranquila, pois sei que estão com a minha documentação, agora é acompanhar e aguardar sair a tão sonhada cidadania.
Como faço para colocar na planilha do fórum para acompanhar o processo?
Comentários
Boa tarde, amigos!
Venho com mais uma pergunta, um tanto quanto óbvia a resposta, mas é só para não restar dúvidas mesmo.
Estou preenchendo o formulário de atribuição da nacionalidade portuguesa, e no quadro 3, item 5, diz sobre um - documento comprovativo de que conhece suficientemente a língua portuguesa - pelo fato da minha mãe ser brasileira e falarmos português, logo, não há a necessidade de apresentar o referido documento, certo?
Obrigada pela paciência pessoal! ☺️
@Mariana_Gama_Porto
pelo fato da minha mãe ser brasileira e falarmos português, logo, não há a necessidade de apresentar o referido documento, certo?Certo… Pela redação atual da Lei 37/1981 (Lei da Nacionalidade)
O conhecimento da língua portuguesa referido na alínea c) do n.º 1 presume-se existir para os requerentes que sejam naturais e nacionais de países de língua oficial portuguesa.
@ecoutinho muito obrigada!
Boa tarde. Aproveitando esse fórum, será que poderiam me ajudar, por favor?
Minha mãe conseguiu a nacionalidade como neta e agora quero dar entrada na minha.
Quando peguei minha certidão de nascimento , notei que averbaram meu primeiro casamento com o nome errado da minha ex mulher.
Isso pode atrapalhar alguma coisa ou não preciso retificar essa informação, já que vou dar entrada na minha nacionalidade ?
Obrigado
Saudações
Ja enviei o email para o email da CRC para correção. No dia seguinte (passada quarta feira) recebi a responta com copia onde eles enviaram l o texto que escrevi para o Arquivo Central.do Porto. Depois desse lasso ainda pode levar mais ou menos quanto tempo? O erro no meu assento está no sobrenome do meu pai, aparece erradamente como "Ferreira". Eu sou neto de portugues do lado magerno e nao paterno. Ja posso transcfever o meu assento de casamento? Ou devo esperar ainda pela correção? Tem estado a levar em media quanto tempo?
@Conceição_pinheiro80
Se o nome de seu pai está errado no seu assento de nascimento PT, sua transcrição cairia em exigência por essa divergência de nomes.
Os nomes na sua certidão de casamento tem que bater com o seu assento de nascimento.
@Carlos obrigado.
Por outra, sabes quanto tempo, em media, está a demorar os pedidos para retificaçao na ACP e na Consrrvatoria de Registos Centrais de Lisboa?
Trata-se de um simples erro no sobrenome do meu avo, operado pelo sistema quando se lavrou o meu registo civil automatico.
@Vinipacheco Para pedir a sua nacionalidade isso não interfere. Pode mandar assim mesmo.
@SergioM muito obrigado!!!
Olá, meu caros!
Estou juntando documentação para fazer o processo de cidadania do meu pai, neto de português, e me surgiu uma dúvida.
Meu bisavô nasceu e se casou em Portugal e faleceu no Brasil. Verifiquei que na certidão de óbito o ano do nascimento dele está errado. Ele nasceu em 30/08/1884, mas na certidão de óbito consta 30/08/1885.
Eu preciso enviar a certidão de óbito do meu bisavô? E para enviar eu preciso retificar a certidão?
@claudirene
A certidão de óbito não é necessária, principalmente no seu caso em que o português casou-se em Portugal e, portanto, já fixou o sobrenome da idade adulta. Deixe a certidão de óbito como está.
@ecoutinho grata pela informação.
Boa tarde, amigos!
Nesta terça-feira a minha documentação para dar início ao processo de reconhecimento da cidadania portuguesa chegou a ACP (de acordo com o rastreio dos Correios).
Alguém saberia me dizer aproximadamente quando eu irei receber o número de protocolo ou processo para eu acompanhar?
Estou bastante ansiosa e torcendo para que a minha documentação esteja toda correta.
Em 5 ou 6 dias você recebe a senha. Isso em caso de processo pelo artigo 1C (filho).
@Bentinho certo! O meu processo é 1 D para netos. Vou aguardar, então. Obrigada!
@Mariana_Gama_Porto então não faço ideia do prazo para envio da senha. Na CRC Lisboa aparentemente estavam enviando a senha de quem mandou processo em outubro ou novembro de 2024.
O último processo de neto que eu fiz acompanhamento, demorou 88 dias para envio da senha na CRC Lisboa. Em todo caso quando receber informações, deixe registrado isso aqui e na planilha de acompanhamento do fórum.
@Bentinho Ah entendi! O jeito é esperar mesmo e controlar a ansiedade rsrsrs
Quando eu receber a senha eu volto aqui para colocar na planilha.
Obrigada!
@Mariana_Gama_Porto
Se tem uma coisa que não funciona bem em processo de nacionalidade portuguesa é ansiedade.
Agora que vc fez sua parte e já deu entrada na documentação a melhor coisa que você faz é “esquecer” seu processo por um tempo.
Quando receber a senha para consulta, cadastre seu processo na planilha para poder ver a evolução de outros processos de neto que entraram na mesma época e estabeleça uma rotina de olhar 1x por mês apenas para saber se há alguma exigência.
Quando notar pela planilha que processos que entraram próximos ao seu começaram a ser aprovados, aí sim vale a pena olhar com um pouco mais de frequência (semanal).
@ecoutinho você tem toda razão! De fato, a minha parte eu fiz e só consegui graças as orientações e apoio de vocês aqui do fórum.
Vou tentar esquecer e quando chegar a senha, aí sim, vou acompanhando conforme você disse.
Muito obrigada!
O pedido de rectificação esta a levar em media quanto tempo?
Enviei o email solicitando retificacao a 28 de Abril e ate hoje 17 de Maio nao ha qualquuer resposta (pasaam.2 semanas).
Tenho como solicitar urgencia na analise, ou tal como nk processo de nacionalidade nao se admite urgencia?
Ha inconveniente em dar entrada ao pedido dos filhos e depois juntar o assento retidicado?
Saudações.
@Conceição_pinheiro80
O pedido de rectificação esta a levar em media quanto tempo?absolutamente imprevisível.
Enviei o email solicitando retificacao a 28 de Abril e ate hoje 17 de Maio nao ha qualquuer resposta (pasaam.2 semanas).há pessoas que esperam há vários meses.
Tenho como solicitar urgencia na analise, ou tal como nk processo de nacionalidade nao se admite urgencia?pode solicitar, mas a chance de ser atendida é perto de 0. o que precisa entender é: não tem funcionário para fazer o trabalho.
Ha inconveniente em dar entrada ao pedido dos filhos e depois juntar o assento retidicado?Há um risco, pequeno, de que o processo entre em análise antes de a retificação ficar pronta e o processo pode entrar em exigência. aí nesse caso é apresentar a evidência de que você vem tentando resolver o problema (cópias dos emails, por exemplo). Recomendação: sempre que enviar um email para a conservatória, ativar as opções de "confirmação de entrega" e "confirmação de leitura", e guardar tudo. Outra recomendação, envie um email para a conservatória uma vez por mês, cobrando a resolução do problema.
Sendo pequeno o risco, darei entrada ao pedido dos filhos menores. Alias, nao se paga.
@Bentinho tenho boas notícias!
Já recebi a senha para acompanhar o meu processo. A minha documentação chegou no dia 14/05/2025 lá no ACP e enviaram a minha senha hoje (21/05/2025) foi bem mais rápido do que eu imaginava. Agora já estou mais tranquila, pois sei que estão com a minha documentação, agora é acompanhar e aguardar sair a tão sonhada cidadania.
Como faço para colocar na planilha do fórum para acompanhar o processo?
@Mariana_Gama_Porto
https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/
@eduardo_augusto obrigada! Acabei de cadastrar.