Expirou o Cartão do Cidadão do meu avô (falecido)

Olá a todos! Estou na luta para conseguir a cidadania portuguesa por conta própria e para isso preciso que meu pai faça primeiro para que eu e meus irmãos possam fazer como filhos, o que seria muito menos custoso e muito mais rápido. O consulado em São Paulo coloca no site deles que é necessário o cartão do cidadão válido para dar entrada na solicitação para os filhos, no caso meu pai e tias, porém o cartão do meu avô (brasileiro que obteve a cidadania portuguesa) expirou em 2021 e ele faleceu no ano passado. Já foi enviado um email para o consulado mas eles não estão cconseguindo responder em tempo hábil.

Alguém aqui que tenha passado por uma experiência similar? Como fazer nesse caso?

Comentários

• editado March 22

@FerAlves

Estou na luta para conseguir a cidadania portuguesa por conta própria e para isso preciso que meu pai faça primeiro para que eu e meus irmãos possam fazer como filhos, o que seria muito menos custoso e muito mais rápido.

parcialmente correto. Será mais rápido, porém mais custoso - o custo do processo do seu pai. Mas vale mais a pena, pela rapidez. O processo do seu pai vai levar entre 10 e 12 meses, depois 10 a 12 para o seu. Já se vc fosse fazer direto como neto, economizaria 1 processo, mas tem demorado entre 40 e 44 meses…

O consulado em São Paulo coloca no site deles que é necessário o cartão do cidadão válido para dar entrada na solicitação para os filhos

esqueca o consulado. Vc deve seguir esse guia aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

nao perca tempo comparando o site do consulado com o guia. Siga o guia. Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.