Averbação de casamento

Olá amigos, boa tarde!

Encorajada pelos amigos aqui do Fórum, dei início ao trâmite de reconhecimento da cidadania sozinha, sem ajuda de assessoria. Porém, tenho algumas dúvidas, meu bisavô, avô e minha mãe que é neta de português, casaram, eu preciso fazer a averbação das certidões deles, correto?

Eu sou leiga em relação a essas pautas burocráticas, eu só teria que solicitar a averbação no cartório quando for emitir as certidões?

Isso implica alguma coisa no apostilamento?

O que de fato eu preciso fazer?

Grata!

Comentários

• @Mariana_Gama_Porto

Cada caso é um caso, mas se o nome adotado no Brasil pelo português bater com o do assento de nascimento dele de Portugal, não vejo porque fazer qualquer averbação.

O português nasceu antes de 1911?

• O nome dele na certidão de casamento está idêntico ao da certidão de batismo.

Sim, ele nasceu em 1892.

• @Mariana_Gama_Porto ,

Explique melhor o seu caso para que alguém possa te orientar.

Porém, tenho algumas dúvidas, meu bisavô, avô e minha mãe que é neta de português, casaram, eu preciso fazer a averbação das certidões deles, correto?

Não está claro a sua dúvida. Se você está falando de avebação de casamento brasileiro na certidão de nascimento de brasileiro, seria ideal que os respectivos cartórios no Brasil já tivessem feito estas averbações. Se não fizeram você pode solicitar que façam antes de solicitar as certidões necessárias para o processo. Se está falando de averbação de casamento de português casado no Brasil no assento português, isso só poderá ser feito transcrevendo o casamento em Portugal.

Você diz que deu início no tramite para sua cidadania, e diz que sua mãe é neta de português. Se você quiz dizer que vai solicitar a cidadania de sua mãe, para depois dar entrada na sua cidadania, neste caso o pedido seria pelo artigo 1D para sua mãe, neta de português.

De uma olhada na lista de documento que vai precisar no link abaixo, e se tiver dúvidas poste aqui.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.