Encontrar avô português

editado March 20 em Mudanças na Lei

Gostaria de pedir uma ajuda aos companheiros de Forum.

Sou angolano e sei que o avô da minha mãe é português.

Consegui encontrar os documentos do bisavô dela, mas não consigo encontrar o documento do avô.

Será que alguém pode me ajudar?

Nome do avô da minha mãe na Certidão de óbito dele (em Angola) e na Certidão de Nascimento da minha avó (mãe da minha mãe):

ANTONIO DA SILVA RAMOS CHAVES

Pai: JOSÉ RAMOS CHAVES (Desse eu consegui a Certidão - nasceu em 1885 em Lisboa)

Mãe: MARIA IGNACIA DA SILVA

Ele faleceu em 31/07/1950 com 43 anos. Então ele nasceu em 1906 ou 1907.

Encontrei um registo de um suposto "irmão" dele, já que chama-se Gabriel e tendo nascido em 11/02/1906, faleceu em 04/09/ 1906. Morreu criança ainda. Mas tem os mesmos pai e mãe. Encontrei esse registo em Lisboa em Santa Ingracia.

Percorri os mesmos livros desse "irmão" para ver se o avô da minha mãe também havia sido registado nessa localidade, mas não encontrei. Talvez eles já tivessem se mudado de lá...

Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
Imagem
PT-ADLSB-PRQ-PLSB29-001-B37_m0664 - asswnto Bisavo.jpg
613.06 KB

Coloquei aqui a cópia do livro com o registo do suposto irmão e a cópia do livro com o registo do pai do ANTONIO DA SILVA RAMOS CHAVES.

Não tenho onde ele nasceu e nem a data exata.

Estou disposto a procurar.

Alguém me ajuda?

obrigado a todos!

Comentários

• editado March 20

@ABELZINHO

Voce já fez um otimo trabalho e acredito que esteja muito perto de encontrar. Creio que Gabriel de fato seja irmão dele, além dos nomes dos pais e avós serem compatíveis, ainda há um detalhe que talvez nao tenha reparado: Gabriel leva o mesmo nome do avô paterno de Antonio.

O lado ruim é que Lisboa (onde provavelmente nasceu) é uma cidade grande e com muitas freguesias. Mas ainda assim me leva a crer que tenha ocorrido em Santa Engrácia (ou na pior das hipoteses em alguma freguesia próxima) já que o pai dele também foi batizado no mesmo local e o obito do irmao, indicando que viviam mesmo por ali.

O que me parece que pode estar errado nessa história é a idade declarada na certidão de óbito. Registros de óbito são conhecidos por conterem erros, pois muitas vezes eram feitos por mera declaracao e o principal interessado não estava mais vivo para confirma-las :-( . Além disso os portugueses passavam pelo estranho fenômeno do rejusvecimento (kkk) após emigrarem. Aqui no Brasil era bastante comum se declararem alguns anos mais jovens...

Dito isso, e considerando que sabemos a data de nascimento de Gabriel (nascido 11/JANEIRO/1906 - o batismo que foi em fevereiro) e levando em conta o periodo gestacional da mãe:

a) se Antonio for mais velho: Gabriel foi concebido aproximadamente entre abril e maio de 1905, então Antônio deve ter nascido pelo menos 10 a 12 meses antes dessa concepção, ou seja, Antonio teria nascido entre abril e setembro de 1904.

b) se Antonio for mais novo: mãe poderia ter engravidado novamente a partir de janeiro de 1906, mas é mais provável que isso tenha ocorrido entre março e julho de 1906 caso tenha engravidado logo após. Com isso, o nascimento de Antônio teria ocorrido entre dezembro de 1906 e abril de 1907 (ou até mais adiante, caso tenha engravidado depois...).

Não sei quais livros de nascimento de Santa Engrácia percorreu, mas minha sugestão é que olhe pelo menos 2 ou 3 anos antes + 2 ou 3 anos depois antes de ampliar a busca para outras freguesias. Caso tenha que ampliar, comece pelas mais proximas no mapa https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9d/Lisboa_-_Bairros_e_Freguesias.png

Depois nos conte se conseguiu encontrar. Boa sorte!

• Grande @AlanNogueira ! Muito obrigado pela sua resposta. Não imaginava que seria respondido tão rápido!

Tenho algumas ponderações a destacar.

a) O Gabriel deve ser o mais velho só pelo fato de que no livro diz :" filho illegitimo, o primeiro no nome do José" Então imagino que seja o primeiro filho. E que os pais não eram casados. Concordas?

E vou fazer isso mesmo, percorrer esses livros. Agradeço imenso sua atenção em me responder.

Um forte abraço!

• editado March 20

@ABELZINHO "primeiro do nome" se refere ao primeiro filho com o nome "Gabriel", entao nao necessariamente Gabriel é o filho mais velho do casal. Ilegitimo vc está correto, os pais nao eram casados entre si.

• @ABELZINHO talvez, como último recurso, vc possa procurar pelo registo do Antônio no local de nascimento da mãe dele, nos anos de 1904, 1905, 1907 ou até 1908. Em 1906, como já indicou o @AlanNogueira, é improvável que tenha nascido.

Como consta do registo do Gabriel, ela foi batizada na paróquia de São Matheus de Bunheiro, cujos arquivos estão em: https://tombo.pt/f/mrs01

Boa sorte!

• Ah, eu pensei que o "primeiro" referia-se ao primeiro filho... Quem coloca o mesmo nome em filhos diferentes? Bom... cada um com seu jeito, não?

Vou olhar para trás e pensei nisso também, olhar nos locais de nascimento do pai e da mãe.

Estou obcecado por encontrar. Se pudesse, passava o dia inteiro mergulhado nesses livros.

Obrigado, malta, por essa ajuda.

Abraço!

• @ABELZINHO nao era incomum uma criança falecer e reaproveitarem o nome. Além disso havia lugares como na Madeira onde o costume era batizar só com um prenome. A família as vezes tinha 10 filhas “Maria” e mais adiante cada uma acrescentava um nome “Maria da Conceição”, “Maria da Glória”, “Maria…”. Boa sorte em sua busca!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.