Processo concluído

Boa noite pessoal, meu processo graças a Deus esta concluido, atualizei hoje e vi que foi concluido dia 13/03, porem nao recebi nenhum email da conservatória ainda, o que devo fazer?

Comentários

• @Roseazevedo

Parabéns. Peça sua certidão de nascimento portuguesa pelo civil online.

Como solicitar certidões pelo civilonline

• Acabei de fazer o pedido e efetuar o pagamento, voce tem idea de prazo para estar com ID e passaporte em mãos?

muito obrigada pela ajuda

• editado March 19

@Roseazevedo

Vai depender de onde solicitar seu cartão de cidadão e passaporte. Se estiver fora de Portugal, se informe no consulado que atende sua área. Já fez o agendamento? A parte mais complicada no caso dos consulados é conseguir os agendamentos para coletar a biometria e emitir os documentos.

Eu consegui pegar meu CC mais ou menos um mês após receber meu assento. O passaporte levou mais uns 45 dias. Você só pode pedir o passaporte depois que tiver seu CC. O crítico foram as datas de agendamento. Depois que fui ao consulado em 1 semana o documento estava disponível.

Caso more em Lisboa dá para emitir tudo em 1 ou 2 dias pagando as taxas para o pedido com urgência urgentíssima.

• MerciaMercia Member

Boa tarde a todos

Saiu a conclusão do meu pedido e preciso saber se o próximo passo é pedir o cartão cidadao depois a certidão e passaporte. Obrigada pela atenção

• editado March 19

@Mercia

Recomendo primeiro obter uma cópia do seu assento de nascimento pelo civil online para poder conferir se o assento foi emitido com seus dados corretos. Os dados que constarem no assento são os que constarão no CC Como solicitar certidões pelo civilonline

Verifique se os dados básicos estão corretos (nome, apelido, data de nascimento, sexo, nome dos pais) e verifique se é necessário fazer transcrição de casamento para atualizar seu nome pois o assento é emitido com o nome que a pessoa nasceu ("nome de solteira").

Se estiver tudo correto, pode agendar no consulado que atende sua área (caso viva fora de Portugal) ou na loja do cidadão mais próxima (caso viva em Portugal) para emitir seu Cartão de Cidadão e, na sequência, (caso queira) o passaporte.

• Eu moro em Dublin, e não tem data nenhuma disponível por enquanto 😭

• editado March 20

@Roseazevedo

Também moro em Dublin. É assim mesmo, meio frustrante. Vá consultando o site de agendamento todo dia pela manhã, em algum momento do mês eles liberam "slots" para agendamento.

Consiga uma maracugina em algum dos mercadinhos brasileiros da cidade pois vai precisar, o atendimento do consulado por aqui é terrível.

Eu levei mais ou menos 1 mês para conseguir meu CC por que fiquei uns dez dias tentando agendamento, quando consegui a data era umas duas semanas para frente. A parte boa é que depois que você faz a visita ao consulado para coletar biometria o cartão chega em poucos dias e para retirar ("levantar", como dizem os portugueses) não precisa de agendamento, é só ir no consulado com a carta PIN que vai receber em casa e te atendem na hora.

A dica que te dou: quando abrirem vagas já agende logo o cartão de cidadão e o passaporte. Coloque umas 2 semanas de distância entre os dois agendamentos para dar tempo de o CC chegar antes de vc ir fazer o passaporte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.