Uma batalha quase conquistada Atribuição

Bom dia,
Hoje tive mais uma conquista na minha batalha e gostaria de compartilhar com todos os que ajudaram ,
comecei meu processo em 2010 ate achar a certidão de minha avo onde tinha o sobrenome comum e
ainda acrescentaram o Silva aqui no Brasil em 1910 e nao sabia qual era a sua freguesia , mas consegui
atraves da comunidade todas as dicas e procurei ate que achei , passei para minha mãe e ja consegui
a minha cidadania , transcrevi meu 1 casamento e agora veio o mais dificil a revisão de sentença do 
divorcio que foi confirmada dia 23/03/2012 estou tão feliz que vim aqui para comentar tudo isso,
agora ja e mais simples trascrever meu 2 casamento e fazer a entrada do direito dos meus 3 filhos
depois de tudo isso hoje estou me sentindo vitoriosa e por isso que falo a todos não desista nunca
por mais que apareça problemas no percurso.
Abraços a todos e Muito Obrigada 
Adriana

Comentários

• Parabéns!!! Entre na outra comuna "Ja tenho cidadania portuguesa" .
  • Clau,
    Não tive que retificar pois no meu caso era o batismo de minha avo em portugal era comum so o primeiro nome , mandei todos os documentos de minha avo inclusive os documentos que ela tirou no Brasil como carteira de trabalho e Rg de estrangeiro , juntei tudo
    e mandei para o consulado em São Paulo pendindo  a transcrição de casamento dela que foi no Brasil. Depois entrei com o da minha mãe
    qualquer duvida me pergunte ok?

• Esqueci pedi tambem a transcrição de obito de minha avo , se for o caso peça junto as duas transcrição ok ?
    Qualquer duvida e so perguntar?
  • Parabéns Adriana!

Voce fez tudo pelo consulado em SP, certo?

Tem alguma observacao que fazer sobre o servico?

• Sim fiz tudo pelo Consulado o serviço e rapido e eficaz , agora vou dar entrada no meu 2 casamento pelo consulado !!!!

• Adriana, é muito gratificante quando vamos em busca da luz no final do túnel e descobrimos que ela realmente existe. Você já percorreu um longo caminho e a vitória é justa. Como você está praticamente do "lado de lá" pode nos dar as dicas ou data onde postou sobre as experiências de como conseguiu os dados da sua vó? Estou em busca também, já consegui do meu avô que constava o Concelho e Freguesia (foi mais fácil), mas dela só tenho a informação na certidão de casamento do Brasil que ela era Portuguesa e a família conta que nasceu em Trás-os-montes.
    Outras ideias enriquecem muito a nossa pesquisa, por este motivo estou aqui nesta Comunidade!!!
    Abraços,

Cláudia
  • [APAGADO]
  • Contesini

Peça o desarquivamento do processo de habilitação para casamento. Lá deve ter cópia da certidão de nascimento do seu avô.
  • Clau,

Qual é a sua dúvida sobre o Formulario 1 C?

• Ola ,
    Primeiro pergunte para todos os seus familiares se alguem lembra de alguma festa , ou de algum lugar que marcou a vida, pois foi assim
    que cheguei ate a freguesia de minha avo , olha que ela entrou no Brasil com 6 anos e comentou sobre um forno grande e que um  homem
    entrava nele com um cravo , estudei as historia ate achar freguesia de redinha, voce sabe quando ela entrou no Brasil .
    Pois existe o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro onde todos os imigrantes em 1938 tiveram que cadastrar e la existe registros RNE -19
    onde consta concelho e freguesia . Primeiro sabe + ou menos a data de nascimento?
    Se precisar mais detalhes e de ajuda e so falar!!!
    Adriana
  • Adrianae outros,

Minha irma ja tem a cidadania. Quer averbar o casamento, porem é divorciada ha anos. Ela pode averbar o casamento mesmo com a transcricao do divorcio na  sua certidao de casamento?Tudo isso para conseguir a cidadania para os filhos desse matrimonio.

Depois ela casou pela segunda vez, sem filhos. O nome é o mesmo do primeiro casamento. Penso que ela nao precisa declarar esse casamento. 

Gostaria de uma orientacao>

Abçs

• Se os filhos são do 1 casamento ela pode transcrever o casamento e pedir a atribuição para os filhos , mesmo aparecendo o 2 casamento como divorciada. Não ha necessidade de transcrever o 2 casamento ja que não tem filhos deste.
  • Adriana,
    A informação que tenho é que a minha avó nasceu em 05/04/1914 em Trás-os-Montes e que veio para o Brasil por volta de 1922 com 8 anos de idade, então estou aguardando uma resposta da CRC de Bragança e de Vila Real.
    Outra informação, tenho uma cópia do RNE, mas consta somente "Natural de Portugal", sem Concelho ou Freguesia, é com este número que pesquiso no Arquivo Nacional do Rio?
    Muito obrigada!
    Cláudia
  • Artur Gustavo,

Este desarquivamento que você menciona tem haver com a certidão de casamento de inteiro teor? Ou é outro procedimento?
    Obrigada pela ajuda nas entrelinhas rs...

Cláudia
  • Cláudia,

li num outro post que vc busca a nacionalidade por naturalização (neta), porque vc precisa da certidão de nascimento de sua avó se já tem do seu avô? 

• Guilherme, 

O Consulado de SP me informou que é necessária a transcrição do casamento e óbito dos meus avós, sendo que no requerimento para as transcrições é solicitada todas as informações de nascimento da minha avó também. 
    No início achei que só os dados do meu avô bastariam para iniciar o meu processo, mas o casamento e óbito deles ocorreram no Brasil e precisam constar em Portugal. 
    Estou seguindo esta orientação do Consulado SP.

Cláudia
  • [APAGADO]
  • Se voce tem RNE de estrangeiro entre no site "http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=519&sid=8", cpm certeza eles tem o registro la e consta geralmente todos os dados dos estrangeiros e da para fazer a consulta a distancia . Não tem haver com
    o casamento e sim com todos os dados pessoais , mas assim preenche o formulario com esses dados na certidão de casamento
    de minha avo tinha somente portuguesa tambem .
    Adriana
  • Clau

Eu preenchi a mão mesmo, não tive problemas.
    Pode abreviar (SSP/SP)
    Assina soh uma vez, reconhece soh uma vez.
    Não esqueça de colocar o numero do vale postal no formulario 1C.

Boa sorte!!!

• imageContesini *:
    Artur Gustavo,

Este desarquivamento que você menciona tem haver com a certidão de casamento de inteiro teor? Ou é outro procedimento?
    Obrigada pela ajuda nas entrelinhas rs...

Cláudia
    Não tem nada a ver com a certidão de inteiro teor. Todo casamento civil é precedido (ou ao menos deveria ser) da habilitação, onde são apresentados documentos dos nubentes, entre os quais a certidão de nascimento. Entre em contato com o cartório civil onde foi registrado o casamento e peça o desarquivamento do processo de habilitação para obtenção da certidão de nascimento do nubente português.

No meu caso o serventuário do cartório me mandou a cópia escaneada, e eu obtive a certidão do meu avô pelo portal do cidadao.
  • Vila Real possui seu arquivo praticamente todo digitalizado:

Procure por registro civil, nascimentos, e depois pelo ano. Os arquivos estão em PDF.
    Seria bom saber o nome do conselho ou freguesia... mas se não tiver, faça a procura em todos os livros.

• Artur Gustavo,

Obrigada pela dica, vou pesquisar!

Cláudia
  • Adriana, não entendi, como você resolveu a revisão de sentença em Portugal????? você já resolveu isso???? pois tenho o memso problema qiue você tinha, chegamos a nos falar sobre isso, você resolveu de que forma????
  • Sim resolvi em portugal com o advogado demorou 6 meses para o processo pois meu ex- marido não assinou a procuração
    junto comigo.
  • [APAGADO]
  • Parabéns Adriana!!!! que bom que deu certo com a Dr. Raissa, é que eu viajei e deixei pra tratar disto este ano....Já falei com ela e esta semana vamos dar entrada, o meu ex é falecido e a esposa dele é quem tem que assinar a procuração e ela não está querendo assinar, então isso tbm vai demorar igual ao seu...mas 6 meses está ótimo! o importante é resolver......
  • Graziela
    Demorou sim 6 meses vai dar certo sim e como você falou o importante e dar certo no Final !!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.