Procuração

Estou ajudando no processo de Naturalização para netos de um amigo, no dia em que terá serviço consular na minha cidade para assinar a requisição do documentos presença do Consul, ele não estará aqui na minha cidade, Gostaria de saber se há possibilidade de eu assinar os documentos para ele através de uma procuração? se sim, a procuração deve ser feita em cartório no Brasil e deve ser apostilada? e existe algum modelo em que eu possa preencher essa procuração?

Comentários

• editado March 18

@GustavodeAbreu

Se seu amigo é neto de português ele não vai fazer naturalização, ele vai fazer uma declaração solicitando que lhe seja atribuída a nacionalidade portuguesa. Pode parecer um preciosismo, mas são coisas bem diferentes. A pessoa naturalizada passa a ser portuguesa a partir do momento em que o pedido for aprovado. No caso do descendente que teve a nacionalidade atribuída, ele é reconhecido como sendo português retroativamente desde a data do nascimento, o que automaticamente "passa" o direito à cidadania para filhos e netos desse "novo português", mesmo que já sejam maiores de idade.

Respondendo a sua pergunta: Ele não precisa do consulado nem te passar procuração. Ele pode reconhecer firma por autenticidade (data e assina o documento na frente do funcionário do cartório) em qualquer cartório no Brasil. O guia com os documentos necessários e como fazer está no link abaixo. Recomendo mandar os documentos por correio ou DHL para o Arquivo Central do Porto (ACP).

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.