Atribuição de cidadania para filho maior na conservatória centro Lisboa.

Olá pessoal, dei entrada on-line através de uma advogada em Portugal para cidadania do meu marido filho de Brasileira mas com cidadania portuguesa. Alguém sabe quanto tempo mais ou meno está demorando este processo. Como fizemos on-line acabou caindo na conservatória dos registros centrais de Lisboa 😩… Alguém já teve alguma experiência parecida nesta conservatória? Obrigada 🙏

Comentários

• @Ludimila2021 eu tenho, o meu demorou 37 meses.

• Mas do filho ou de neto ? Pq o da minha sogra era neta e demorou isso 37 meses

• editado March 18

@Ludimila2021

Atualmente um processo de neto em Lisboa está levando quase 4 anos.

Em fevereiro/2025 eles estavam analisando processos de filhos (1c) que entraram em Fev/2022 (1a linha da tabela abaixo), portanto se seguirem no mesmo ritmo seu processo vai levar 3 anos. Infelizmente no processo online, via advogado, você passa pelo "sorteio" em que o sistema escolhe a conservatória para onde vai seu processo e infelizmente no seu caso o sistema mandou para a conservatória mais congestionada possível.

Agora não tem muito o que fazer, é esperar e torcer para ao longo dos próximos anos eles conseguirem acelerar com as ferramentas implantadas hoje (novo sistema etc).

• Existe a possibilidade de cancelar e dar entrada pessoalmente no ACP ? ou não pode mais ?

• editado March 18

@Ludimila2021

Não sei, mas acho que não. Você precisa tratar disso com seu advogado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.