Registo de nascimento de menores
Olá, gostaria de obter informações sobre o registo de nascimento dos meus filhos menores.
É possível registá-los sem registar o meu casamento?
Existe alguma lei ou artigo que permita que os menores sejam registados sem o registo de casamento dos pais?
Seria de grande ajuda se alguém me pudesse orientar sobre este assun
to.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Hazarudin
Sim, a princípio é possível. Mas lembre-se que no caso de filhos menores, ambos os pais devem assinar o formulário.
Se por trás da sua pergunta o pensamento é, "não quero registrar o casamento porque custa caro", deve passar. Mas tenha em mente que o conservador pode sempre exigir documentos complementares... Na ACP o registro de menores tem levado cerca de 6 meses, se não me engano.
Mas se o pensamento é, "não quero registrar o casamento porque já estamos separados e não temos mais nenhum contato", aí não vai dar certo, porque como eu disse, ambos os pais devem assinar o formulário.
Por fim, quero lembrar que a atualização do registro civil é uma obrigação legal de todo cidadão português. Embora eu não saiba de ninguém que tenha sido penalizado por não ter feito essa atualização, ou mesmo se existe alguma penalidade, quando a gente se torna cidadão de outro país, pode gozar os direitos, mas deve também cumprir os deveres.