Dúvida quanto o apostilamento de certidão de nascimento sem Reconhecimento de Firma/Sinal Público
Estou fazendo o meu processo de cidadania portuguesa como filho de português e, ao solicitar a minha certidão de nascimento aqui no Rio de Janeiro, no 11º RCPN, eles informam o seguinte:
Ao dar continuidade nesta solicitação entendemos que o(a) usuário(a) está ciente dos itens abaixo:
- Suas certidões serão apostiladas pelo 11º RCPN sem o Reconhecimento de Firma/Sinal Público.
- Não é possível realizar o Reconhecimento de Firma/Sinal Público em um documento já apostilado. Este procedimento deve ser feito antes de apostilar.
- O 11º RCPN não possui como atribuição o Reconhecimento de Firma/Sinal Público, caso isso seja imprescindível para o seu documento, orientamos o(a) usuário(a) a procurar outra serventia.
- Ao solicitar cidadania alguns consulados podem exigir o Reconhecimento de Firma/Sinal Público, se esse for o caso, orientamos o(a) usuário(a) a procurar outra serventia.
Pesquisei aqui no Fórum e fora dele, mas não encontrei uma resposta definitiva.
Saberiam me dizer se posso solicitar a certidão já apostilada nesse cartório ou essa falta de sinal público me trará problemas?!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@lvmasterrj
Solicite a certidão sem apostilar e leve para outro cartório para reconhecimento do sinal público e apostilamento.