Neto pode pedir urgência?

Estou entrando com meu pedido de cidadania e tenho dúvidas se posso ja entrar com o da minha filha tambem, como neta. Não sei se daria o mesmo tempo que esperar minha cidadania sair para depois enviar o pedido dela.

Ela estuda na Belgica. Passou na Universidade em 2024. Para europeus o valor da mensalidade é bem menor e não é necessária prova de solvencia, o que facilitaria muito. Poderia entrar com pedido de urgência no caso dela, como neta?

Comentários

• editado March 11

@KarinaBL

Estou entrando com meu pedido de cidadania e tenho dúvidas se posso ja entrar com o da minha filha tambem, como neta. Não sei se daria o mesmo tempo que esperar minha cidadania sair para depois enviar o pedido dela.

É mal negócio... Um pedido de filho leva aproximadamente 1 ano, um de neto está levando quase 4 anos para completar. Ou seja, se entrar com o seu agora, daqui mais ou menos 1 ano sua cidadania sai e aí pode entrar com o de sua filha, que 1 ano depois será portuguesa dando um total de 2 anos. Se entrar com o seu agora e em paralelo o de sua filha como neta o seu vai sair em 1 ano, o dela só sai por volta de 2029.

Para europeus o valor da mensalidade é bem menor e não é necessária prova de solvencia, o que facilitaria muito. Poderia entrar com pedido de urgência no caso dela, como neta?

Todo requerente pode, não apenas filhos ou netos, mas vai perder tempo. Há uma diretriz do IRN orientando que só aprovam pedidos de urgência para questões humanitárias em que a demora na análise no pedido de nacionalidade coloca em risco direto a vida da pessoa (como refugiados de guerra, por exemplo) e mesmo assim tem que estar muito bem documentado para demonstrar que realmente a pessoa corre risco. Redução em valor de universidade, perda de vaga em universidade e oferta de emprego já foram motivos aceitos no passado, mas há alguns anos passaram a não aceitar mais pedidos de urgência com base nesses argumentos.

• @ecoutinho obrigada pelo esclarecimento., me ajudou bastante. Farei um de cada vez. Quanto à urgência não ser o caso, uma pena.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.