Processo de neto e bisneta feito simultaneamente

Boa noite

Preciso muito de uma orientação, sou muito leiga no assunto e mesmo lendo as conversas que são generosamente compartilhadas aqui, me sinto muito perdida e tenho várias dúvidas.

Os processos descritos aqui são feitos por vocês mesmos ou foi acionado algum profissional?

Eu já tinha desistido de conseguir a cidadania da minha filha, pois achei o processo confuso para fazermos nós mesmas e acredito que pagar por um advogado esteja muito além dos nossos poucos recursos.

A situação é a seguinte:

Minha filha é bisneta, o pai não tem cidadania, a avó também não tem. Uma irmã da avó e alguns sobrinhos conseguiram há alguns anos, acho que era diferente na época, pois me disse que foi simples e que não precisou de advogado. Então preciso que alguém que tenha conseguido recentemente me explique, por gentileza, se podemos fazer sem ajuda de um profissional.

Minha filha é maior de idade, só estou escrevendo por ela porque eu entrei há 1 ano aqui no fórum para entender o assunto, desisti, mas estou voltando agora para pedir esta ajuda. O único documento que conseguimos, graças ao fórum, foi o assento de nascimento pelo civilonline.

É possível pra uma pessoa leiga conseguir concluir o processo? Qual o custo médio do processo fazendo do neto e bisneta? O que devo fazer?

Desce já agradeço

Simone

Comentários

• @MaeDeBisneta .

Primeiramente é perfeitamente possível fazer sem ser através de advogado. Creio que a maioria fez por conta própria.

Agora as opções para sua filha seriam as seguintes:

• caso a avó esteja viva, pedir a nacionalidade dela como filha (1C), depois a do pai de sua filha como filho (1C) e finalmente pedir a de sua filha como filha (1C).
    • Caso a avó seja falecida, pedir a do pai de sua filha como neto (1D) e a seguir o de sua filha como filha (1C).