Processo de neto e bisneta feito simultaneamente

Boa noite

Preciso muito de uma orientação, sou muito leiga no assunto e mesmo lendo as conversas que são generosamente compartilhadas aqui, me sinto muito perdida e tenho várias dúvidas.

Os processos descritos aqui são feitos por vocês mesmos ou foi acionado algum profissional?

Eu já tinha desistido de conseguir a cidadania da minha filha, pois achei o processo confuso para fazermos nós mesmas e acredito que pagar por um advogado esteja muito além dos nossos poucos recursos.

A situação é a seguinte:

Minha filha é bisneta, o pai não tem cidadania, a avó também não tem. Uma irmã da avó e alguns sobrinhos conseguiram há alguns anos, acho que era diferente na época, pois me disse que foi simples e que não precisou de advogado. Então preciso que alguém que tenha conseguido recentemente me explique, por gentileza, se podemos fazer sem ajuda de um profissional.

Minha filha é maior de idade, só estou escrevendo por ela porque eu entrei há 1 ano aqui no fórum para entender o assunto, desisti, mas estou voltando agora para pedir esta ajuda. O único documento que conseguimos, graças ao fórum, foi o assento de nascimento pelo civilonline.

É possível pra uma pessoa leiga conseguir concluir o processo? Qual o custo médio do processo fazendo do neto e bisneta? O que devo fazer?

Desce já agradeço

Simone

Comentários

• @MaeDeBisneta .

Primeiramente é perfeitamente possível fazer sem ser através de advogado. Creio que a maioria fez por conta própria.

Agora as opções para sua filha seriam as seguintes:

• caso a avó esteja viva, pedir a nacionalidade dela como filha (1C), depois a do pai de sua filha como filho (1C) e finalmente pedir a de sua filha como filha (1C).
    • Caso a avó seja falecida, pedir a do pai de sua filha como neto (1D) e a seguir o de sua filha como filha (1C).

Poderia fazer pela segunda opção mesmo a avó sendo viva e não querendo a nacionalidade, mas leva muito mais tenpo do que pela primeira opção. A segunda opção seria para o caso da avó não estar viva.

Em qualquer dos casos antes de mais nada é preciso saber se foi o bisavô português que registrou a avó na menoridade dela. Como você disse que uma irmã da avó já conseguiu a nacionalidade para ela e para os filhos dela, provavelmente o casameto dos bisavós já foi transcrito em Portugal.

Leia os guias abaixo para pedido por filho (artigo 1C)

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

e pedido por neto (1D)

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

• editado March 11

@MaeDeBisneta

É possível pra uma pessoa leiga conseguir concluir o processo?

Sim. Na grande maioria das vezes é perfeitamente possível fazer o processo completo sem precisar contratar um profissional. A imensa maioria das pessoas aqui neste fórum (eu inclusive) fez sozinho.

Qual o custo médio do processo fazendo do neto e bisneta? 

Não existe processo de bisneta(o). O que se faz é primeiro o processo do neto. Quando esse neto se torna português, a pessoa que antes era bisneta se torna filha de um português.

Vai variar bastante a depender da documentação adicional que cada caso pode precisar, mas apenas como referência pensando no mínimo para os casos mais simples:

para processo de neto: taxa de 175€ + custo das certidões brasileiras apostiladas (no mínimo 2) + envio para Portugal

para o processo do filho: taxa 175€ + custo da certidão de nascimento do filho apostiladas + custo de envio para Portugal

O que devo fazer?

Quebre um problema aparentemente complexo e confuso em dois problemas menores e mais fáceis de entender. Esqueça da "bisneta" por um tempo e foque a energia e o esforço de vcs apenas no neto. Depois que o processo do neto estiver perto de concluir vcs passam para o processo da filha (atual bisneta). Vc vai ver que fica muito mais simples assim. Os guias para cada caso estão abaixo.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

• @texaslady

@ecoutinho

Agradeço demais a ajuda, me sinto mais segura com o passo a passo que vocês me indicaram. A generosidade e a disponibilidade das pessoas no fórum é muito importante para quem está iniciando, e perdida como eu, o processo.

Tenham uma ótima noite!

• @ecoutinho e @texaslady

por gentileza, por mais que eu navegue pelos sites indicados aqui, parece que meu bisavô não se encontra em lugar algum!

meu avô João Pereira de Almeida nasceu no Brasil em 1902, filho do português Amândio Pereira de Almeida (de 1870?), filho de Francisco e Maria Delfina. Não se sabe o local de nascimento do português Amândio em Portugal.

Já não sei mais onde procurar! Alguma dica?

• @AdrianaMendes

Amandio se casou no religioso com Quintina Candida de Oliveira em Carmo. estado do Rio de Janeiro, em 1893. Aqui os dados de onde está este casamento.

Amândio Pereira de Almeida (português) Quintina Cândida de Oliveira

Data: 16/09/1893 - Livro 6 - Página 33v

Carmo faz parte da diocese de Nova Friburgo. Pode entrar em contato com eles para saber aonde estão os livros de casamento de Carmo de 1893. Talvez nesse casamento religioso haja alguma informação a mais.

https://cnbbleste1.org.br/dioceses/nova-friburgo/

Pode também tentar o cartório de Carmo para ver se houve um casamento civil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.