Divergência de nome - Esposa do Português
Olá, pessoal!
Tenho uma dúvida sobre uma divergência de nomes em diferentes certidões. Gostaria da ajuda de vocês para entender se preciso retificar algum documento.
Para estabelecer a filiação da minha mãe Luzia, com meu avô português, Sérgio Augusto, eu preciso apresentar a certidão de casamento dele, pois quem declarou o nascimento da minha mãe foi um terceiro.
O problema é que o nome da esposa do meu avô aparece de formas diferentes nos documentos:
• Na certidão de casamento do português, o nome dela está como Irene SOTTURIVA.
• Na certidão de nascimento da minha mãe, o nome aparece como Irene SOCTORIVA.
• Na minha certidão de nascimento, consta como Irene SATORIVA.
Minha dúvida principal é: preciso retificar essas divergências de nome, considerando que eu estou tentando estabelecer a filiação com o Sérgio Augusto e não com ela?
Caso sim, qual nome devo considerar como o correto? Devo seguir o que está na certidão de casamento, já que é o primeiro documento onde ela aparece, ou devo procurar a certidão de nascimento dela para saber qual é o nome exato?
Se alguém já passou por algo parecido ou souber como proceder, agradeço muito a ajuda!
Obrigada
Comentários
@niveacarvalho
Minha dúvida principal é: preciso retificar essas divergências de nome, considerando que eu estou tentando estabelecer a filiação com o Sérgio Augusto e não com ela?
Se fosse meu processo eu retificaria.
Caso sim, qual nome devo considerar como o correto? Devo seguir o que está na certidão de casamento, já que é o primeiro documento onde ela aparece, ou devo procurar a certidão de nascimento dela para saber qual é o nome exato?
O documento mais antigo geralmente é o correto. Se a certidão de nascimento da Irene diz que o nome dela ao nascer era "Irene SATORIVA" a certidão de casamento dela com o português deveria refletir isso e a de nascimento da filha dos dois idem.