Ajuda para buscar certidão de nascimento ou óbito
Pessoal, boa tarde! Como vocês estão? Eu estou com uma dificuldade imensa, sou bisneto de português, minha bisavó faleceu em 75, porém, não tenho o óbito dela, não sei o mÊs que ela faleceu, vou no cemitério e eles me cobram 250 para pesquisar po1 mês, paguei 250, aí pesquisaram de 01/01/1975 até o ultimo dia do mes de janeiro. Depois, a consultoria me disse que se eu tivesse a certidão de nascimento da minha avó, que é filha da portuguesa, talvez constasse o nome dos avós da minha avó, no caso dos pais da portuguesa, e isso seria o suficiente para começarem a busca em Portugal (não sei se confere). Pois bem, entrei em contato com o cartório onde minha avó foi casada (minha avó, lembrando, filha da portuguesa e sem cidadania) -- cartório me informou que certidão de nascimento de 1934 foi descartada, nunca vi isso na minha vida.
Minha bisavó se chama: Cecilia Gomes (Portuguesa
Minha avó se chama: Izaura Gomes Guedes (Nome de solteira)
E Izaura Guedes Paranhos (nome de casada)
Quem morou com a minha bisavó, que não tenho certeza se foi casado com ela, é Manoel Ferreira Guedes,
portanto, Manoel Ferreira Guedes (Brasileiro) e Cecilia Gomes (Portuguesa) Tiveram filhos, e um deles foi minha avó (nascida como: Izaura Gomes Guedes)
Eu estou olhando o arquivo nacional, mas só encontro certidões da 4a PRETORIA CÍVEL DO RIO DE JANEIRO, FREGUESIA DA GLÓRIA, CORAÇÃO DE JESUS, LAGOA E GÁVEA. Porém minha avó não é de nenhum desses lugares, é do Rio de Janeiro, mas não dessa localidade.
A bisa foi sepultada no cemitério de Ricardo de Albuquerque, mas eles me pedem o mês, o mês eu não sei.
Comentários
@LuanParanhos
Nascimento de Isaura:
@LuanParanhos
Casamento de Manoel e Cecilia https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6LN9-5N2?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJY-BQTT&action=view&cc=1582573&lang=pt - a data de nascimento que ela declarou foi 09/04/1909, e tem uma variação no nome da mãe dela em relação ao nascimento: Antonio Teixeira e Maria Rosa Gomes.
@LuanParanhos
E finalmente... o batismo de Cecilia em Portugal: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G1M6-9Q1J?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X6Z-C7T6&action=view&cc=1913410&lang=pt
Agora creio que voce já tenha tudo para dar entrada em seu processo... talvez ainda precise do nascimento do Manoel (o casamento diz que era de Sergipe, mas nao fala a cidade...).
Segue lista de documentos necessarios Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D voce mesmo pode dar entrada em seu processo caso deseje.
Boa sorte!
Amigo, boa tarde! Primeiramente me passa sua chave pix para eu fazer uma colaboração pela ajuda.
Segundo: como eu posso ter certeza dos documentos? Eu não consigo lê-los direito. Existe algum profissional para isso?
E o óbito da Cecilia, será que consigo?
@LuanParanhos
Aqui ajudamos uns aos outros sem interesse financeiro. Assim como fui ajudado no passado, tento retribuir a comunidade ajudando no que eu puder, você nao me deve nada :-)
Essas sao apenas imagens dos documentos, voce precisa pedir as certidoes oficiais nos cartorios no Brasil (o batismo é no arquivo distrital de Braga). Peça nos formatos indicados no guia constante do link que lhe enviei acima.
Óbitos não sao necessários para nacionalidade, nao gaste tempo/dinheiro/energia com isso, foque apenas nos documentos essenciais que estao na lista!
Em relação ao batismo no arquivo distrital de braga, eu consigo pela internet mesmo? Pois não consigo ler o que está escrito no documento. Tenho que pedir para redigitar ou consigo com esse documento mesmo que você me enviou?
Gratidão.
@LuanParanhos acesse o site do arquivo distrital de Braga e peça certidão narrativa do batismo. Peça “narrativa” e “em papel”, para ser enviada por via postal para seu endereço no Brasil.
Anexe a imagem para facilitar a localização e informe os dados principais:
Freguesia de Gilmonde, Concelho de Barcelos, Distrito de Braga
Data do batismo: 10/04/1909
Nome: Cecília (número 5/1909)
Data nascimento: 09/04/1909
Filiação: Antonio Teixeira / Maria Rosa Gomes Chiço
Alan, boa noite! Novamente, gostaria muito de te agradecer pela ajuda.
Eu acho estranho, mas pelo o que li no fórum é bem comum, se você for olhar na certidão de nascimento da minha avó, consta o nome dos avós maternos como "Antonio Teixeira e Rosa Gomes. Não é Maria Rosa Gomes chiço. Será que são as mesmas pessoas da certidão de batismo que você me passou?
Esta pessoa da certidão de nascimento de fato é minh avó, nasceu em 05/09/1934 até o municipio do cartório bate, gostaria também se não for abuso se você consegue descobrir o local que ela nasceu(Izaura), não estou conseguindo ler.
Esse documento do batismo, pelo o que observei no orçamento que o advogado me passou, ficaria em torno de 2.900,00 para fazerem a busca, se de fato esse batismo que vocÊ me conseguiu for da minha bisa, acho que você me poupou uma boa grana. Só estou com dificuldades para usar esse site do distrito de braga, enviei um e-mail para adb@adb.uminho.pt com os dados que você me forneceu e pedindo ajuda para fazer o procedimento.
@LuanParanhos
Me desculpe a franqueza, mas os ultimos tempos estão sendo cada vez mais frequentes os "São Tomé" aqui no fórum, pessoas que estão há anos buscando registros dos seus antepassados e quando alguem aqui consegue localizar simplesmente "não acreditam" por causa de um ou outro dado que não confere "perfeitamente" com o que a pessoa acredita com base em documentos posteriores ou até historias familiares que seja a informação certa... Divergencias em nomes sao muito comuns nesses documentos antigos, que eram feitos com base em declarações verbais de pessoas que muitas vezes não sabiam ler e escrever.
Você pode aceitar que esse é o batismo e pedir a sua cidadania ou pagar 3, 4, 5 mil para algum profissional encontrar o mesmo registro pra você...
Se contratou advogado deve confiar nas orientações do seu patrono.
Boa sorte!
Meu amigo, muitíssimo obrigado. Eu digo isso não por maldade, é porque estou há meses procurando isso, meu psicológico, não sou nem eu, meu psicológico que me fez fazer essa pergunta, não por maldade. Eu já estava quase desistindo, você simplesmente me salvou de tal maneira que não consigo nem descrever. Peço desculpas se me posicionei de maneira estúpida, e novamente te agradeço pela ajuda. Estou seguindo o seu conselho, já solicitei o batismo no distrito de Braga do jeito que você me ensinou, só estou aguardando.
Eu gostaria também de saber se existe algum profissional que possa reescrever esses documentos para mim.
@AlanNogueira
@LuanParanhos
a ideia do fórum é que as pessoas se ajudem - por isso você nunca verá aqui ninguém recomendando profissionais para fazer o que seja.
espero que um dia você possa retribuir a gentileza que o @AlanNogueira te fez 😀
enquanto isso, seguem os textos das certidões de nascimento da Isaura e da Cecilia, mas é importante você saber, que não há nenhuma necessidade, para o andamento do processo, que esses documentos sejam "reescritos". Basta apenas solicitar as cópias nos respectivos Arquivo e Cartório.
----------------
Talão nº 42 (?) Pág. 84
Registro Civil
Distrito Federal
Freguezia de Irajá
7ª Pretoria civel
Nascimento n 901
Lino A. Fonseca Junior, serventuário vitalício do Ofício do Escrivão da 7ª Pretoria Civel, Tabelião e Official do Registro Civil das Freguezias de Irajá e Jacarepaguá do Districto Federal.
Certifica que a folha 232 do livro n 200 do registro de nascimentos da freguezia de Irajá foi feito hoje o assento de Isaura Gomes Guedes nascida aos 5 de setembro de 1934, às 11 horas, na Rua Ca(?)amby A-50 Fazenda dos Affonsos, do sexo feminino, de cor branca, filha legítima de Manoel Ferreira Guedes, brasileiro e de Cecilia Gomes, portuguesa.
sendo avós paternos José Francisco Guedes e maria Senhorinha de Jesus e maternos Antonio Ferreira e Rosa Gomes.
Foi declarante o pai e serviram de testemunhas Fernando Ferreira (?) e Domingos Ferreira.
Observações
O referido é verdade e dou fé. Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 1934.
O official Manoel (?) (?)
-------------------------------------------------
nº 5
Cecilia
Aos dez dias do mês de Abril do ano de mil novecentos e nove, nesta Igreja Paroquial de Santa Maria de Gilmonde, concelho de Barcellos, Diocese de Braga Primaz, batizei solenemente um indivíduo do sexo feminino a quem dei o nome de Cecilia e que nasceu nesta freguesia pela uma hora da tarde do dia nove do dito mês e ano supra, filha legítima, primeira do nome, de Anotnio Teixeira, pedinte, natural da freguesia de São Pedro de Croca, conselho de Penafiel, bispado do Porto, e de Maria Rosa Gomes Chiço, pedinte, natural desta freguesia de Gilmonde, recebidos na dita de São Pedro de Croca, mas paroquianos desta de Gilmonde e moradores no lugar dos Carvalhos, neta paterna de Victorino Teixeira e de Maria Joaquina e materna de Francisco Gomes Chiço e de Josefa Maria. Foram padrinhos Antonio Jose de Miranda e Cecilia de Jesus Pereira, casados, lavradores, os quais todos sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos, não o assinaram comigo por não saberem escrever. Era ut supra. O pároco - João gomes do Valle
@LuanParanhos nao tem de que se desculpar, essa duvida é natural , meu alerta é para que não perca tempo/dinheiro procurando algo que já achou. O fórum aqui é sensacional, veja só o @eduardo_augusto ainda transcreveu integralmente os texto pra vc :-) Mas tenha em mente que são 2 caminhos distintos: aqui no fórum a filosofia é do “faça vc mesmo”. Se contratou advogado você precisa seguir com ele, afinal afinal se contratou o fez pq tem confiança no serviço do profissional, que deve ser respeitado em seu ofício. Imagina um médico te prescrever um medicamento e vc retornar dizendo que a prescrição está errada pq “alguém num fórum” disse assim… kkkk
Muitíssimo obrigado @AlanNogueira e @eduardo_augusto Pelo arquivo distratal de Braga eu fiz a solicitação, não sei se fiz correto, acredito que sim. Ainda não me cobraram nenhum valor, não achei nada para pagar. Creio que, caso encontrem algo, irão me passar o valor. Poderiam me confirmar? Como eu não estava entendendo algumas coisas, acabei deixando o batismo em anexo para que eles possam ver.
O batismo do meu bisavô foi em Barcelos, Braga, também. Fiz a solicitação por e-mail e não demorou muito para responderem. Eles só cobram a taxa do envio pelos correios, não me recordo agora, mas foi bem barato é rápido.
@RodrigoRibeiro por qual e-mail que você solicitou, lembra? E como veio essa certidão? Foi digitalizada, escrito por computador, ou foi igual encontrei aí acima.
Prezados, amigos.
Preciso de ajuda para encontrar certidão de nascimento do meu bisavô português.
Esses são os dados que possuo.
Dados do Ascendente:
mt obrigado!
@hndx03 tem certeza que a data é 1811 mesmo? Onde obteve essa informação?
@eduardo_augusto sem querer abusar da sua boa vontade, poderia me dizer o que está escrito nesta certidão? Quero me certificar de que a certidão é do meu bisavô. Só quero cruzar dados.
@eduardo_augusto Teria esse também, mas acho que é impossível transcrever.
@LuanParanhos
não vou transcrever tudo porque a maioria das coisas na certidão de óbito é irrelevante para identificação das pessoas.
segue um resumo:
Aos 12 de agosto de 1954, neste cartório da décima segunda circunscrição do registro civil, freguesia de Irajá, compareceu Jorge Andre (?)... exibindo atestado de óbito... declarou que às 12 horas de hoje... faleceu vítima de colapso cardíaco, Manoel Ferreira, com sessenta e seis anos de idade, natural do Estado de Sergipe, de cor parda, do sexo masculino, profissão operário, filho de José Francisco Guedes e de Maria Senhorinha de Jesus... casado com Cecilia Gomes, deixou cinco filhos... Carlos, Izaura, Adamastor, João e Fátima. Sepultado no Cemitério de Ricardo de Albuquerque.
Antes que você pergunte: não tem problema que na certidão de óbito apareça apenas Manoel Ferreira, sem o Guedes. Também não é problema que Isaura tenha sido escrito com z.
Via de regra, não se usa a certidão de óbito para nada no processo de nacionalidade, então não se preocupe muito com esse documento.
@LuanParanhos
não vou transcrever o segundo documento, vai consumir muito tempo sem necessidade, pois a letra não está tão legível - mas não é nada que o conservador em Portugal não esteja acostumado.
e esse documento claramente se refere às mesmas pessoas: O Manoel Ferreira, a Cecilia, José Francisco Guedes e Maria Senhoria de Jesus, etc.
pode seguir com confiança.
@eduardo_augusto Perfeito. Tudo bate! Isso mesmo, Adamastor meu pai conheceu, Izaura é minha avó. Que inclusive a Izaura e o Adamastor são filhos legítimos da Cecília, todos brasileiros. Isso que eu queria saber, cruzar informação.
Rapaz, imagina uma rua escura, sem iluminação alguma. Você e o Alan clarearam toda a rua, me deram um meio de transporte e estão dizendo: vá e vença amiga.
Gratidão eterna, não sei a religião de vocês, mas que Deus pai todo poderoso em sua inifinita bondade abençoe enormemente a vida de vocês. Gratidão eterna por toda ajuda.
@eduardo_augusto na realidade, o nome da minha avó na identidade é iZaura com Z mesmo, porém, na certidão de nascimento pelo o que vi está escrito com S, pelo o que você está me explicando, acho que isso não trará problema. No casamento da minha avó com meu avô, também está com Z, mas cansei de perguntar pra minha avó: "Vó, Izaura com Z ou com S, ela dizia: "Seila, qualquer um" ela não sabia ler nem escrever, pelo o que ouvi dizer nem a minha bisa(portuguesa) sabia. Espero não ter problema com isso lá na frente. Talvez tenha que corrigir esses documentos, esqueci o nome técnico que se fala. Parece aqui está Isaura Gomes Guedes.
@LuanParanhos
Seria interessante encontrar a certidão de nascimento do Manoel, em Sergipe.
Embora ele seja Brasileiro, o conservador pode "implicar", por ele ter o sobrenome "Ferreira", que não vem nem do pai (José Francisco Guedes) nem da mãe (Maria Senhorinha de Jesus).
Acho difícil que isso aconteça, mas seria bom você pelo menos já localizar o documento, caso venha essa pergunta.
@LuanParanhos
como eu disse acima, Isaura com Z ou com S... realmente tanto faz. A sonoridade não muda e está claro que se trata da mesma pessoa, pelo conjunto das informações.
@eduardo_augusto sabe me dizer onde consigo puxar essa certidão de nascimento dele? Só sei o estado, mas não informa a cidade.
@LuanParanhos
como eu disse acima: esse é um documento que pode vir a ser pedido. no seu lugar, eu já separaria todos os docs que são realmente obrigatórios
(consulte nossos guias: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa), e daria entrada logo no pedido de nacionalidade.
em paralelo, vai buscando a certidão de nascimento do Manoel. primeiro, pode fazer uma busca no site FamilySearch. Pode também tentar entrar em contato com cartórios das principais cidades de Sergipe e pedir uma busca (porém, é pago).
Ou pode ver se algum dos colegas aqui do site encontram pra voce.
boa sorte!
@eduardo_augusto Eu solicitei no arquivo distrital de braga do jeito que o @AlanNogueira me orientou. Me cobraram o valor de 29,50 euros para gerar e enviar para o meu endereço no Brasil, acabei de pagar.
Também estou dando entrada na certidão de nascimento da minha avó (Filha da portuguesa). Também já dei entrada no requerimento da certidão de nascimento do meu pai (Neto da portuguesa, que no caso vai passar pra ele primeiro para depois passar pra mim).
Arquivo distrital de Braga me deu 20 dias úteis para a certidão de batismo chegar em meu endereço.
@eduardo_augusto eu estava pesquisando bastante e vi que de fato pode acontecer de pedirem a certidão de nascimento do Manoel. Porém, Manoel nasceu em 1888, a proclamação da república foi em 1889, a obrigatoriedade pelo o que vi, do registro civil, foi em 1889. Eu enviei e-mail para as paróquias de Sergipe, em busca de alguma informação a respeito. Diante disso, você acha que, caso peçam, eu posso dar alguma certidão negativa, até pelo tempo que ele nasceu (1888) são 137 anos atrás?
Em contrapartida, em respeito a Portuguesa, eu acredito que esteja tudo certo, estou aguardando o documento que está vindo pelos correios que o Distrito de Braga está enviando.
Saliento que quero tentar, desde que as chances sejam boas, eu vou tentar. Não quero conviver com o fato de "se eu tentasse, poderia ter conseguido", se for para dar erado, pelo menos tiro isso da minha mente. Pois a certidão do Manoel está muito difícil de conseguir, tenho o óbito dele, casamento, mas certidão de nascimento está difícil, até porque não sei em qual parte de Sergipe.