Ajuda na documentação de Bisavô Português

Bom dia, espero que se encontrem bem. Jamais pensei em utilizar o fórum para tal assunto, visto que só recentemente descobri que meu Bisavô era Português. Vivo em Portugal há quase 7 anos e já tenho processo a decorrer por tempo de residência. No entanto, minha avó ainda é viva e beneficiaria uma série de familiares, inclusive minha mãe. Sem mais delongas, tenho as seguintes informações:

Nome: Francisco José Henriques

Pai : Eduardo

Mãe : Tereza

Freguesia : Santa Maria da Feira

Passaporte emitido em : 12/12/1890 (25 anos) - Emissão do Passaporte no Porto

Chegada ao Brasil em : 05/01/1891 com 25 anos - Solteiro

Acompanhado de :

Anna Maria Henriques de 28 anos (acreditamos que seja irmã) natural de Oliveira de Azeméis

Vou anexar a fotografia do livro com a foto do livro dos dados do passaporte informados acima e o registo de entrada no Porto do RJ.

Agradeço imenso a atenção, um bom fim de semana.

Yuri Guia.

Comentários

• @yuritguia93 a maioria dos registos do Concelho de Vila da Feira estão online neste link https://tombo.pt/m/vfr voce pode folhea-los para tentar localizar (o nascimento pela idade deve ser entre 1864-1866). O maior problema é que parece que no passaporte só indicaram o concelho, não especificando qual a freguesia, e este tem mais de 20 freguesias... Outra opção é tentar pedir uma pesquisa ao Arquivo Distrital de Aveiro através do sistema CRAV, talvez eles consigam lhe auxiliar...

• Obrigado, @AlanNogueira. Infelizmente, a solução será buscar manualmente, pelo CRAV acredito que ficará muito caro por ser bastante impreciso o escopo de busca. Vou pensar numa forma de organizar a ordem de busca para rapidamente encontrar (assim torço). No mais, muito obrigado pela atenção dispensada.

• @yuritguia93 com um “pouquinho” de paciência e com alguma sorte você consegue concluir a busca em todas as freguesias em algumas horas. Se alguma nao tiver os livros do período on line e não encontrar nas demais aí sim peça no CRAV. Acho que pode ser uma boa abordagem para seu caso. Boa sorte!

• Obrigado pelo apoio, @AlanNogueira. Já percorri todo o ano de 1865 nas freguesias disponíveis e não encontrei. Estou na esperança de 1866 conter, caso tenha sido batizado já algum tempo após o nascimento. Encontrei algumas paróquias sem registos. Significa que podem não ter sido digitalizadas ou foram perdidas? Das 32 paróquias, 8 não tem o período digitalizado. Obrigado pela atenção novamente.

• @yuritguia93 nao sei te dizer :-(

• editado March 13

@yuritguia93

Duas Igrejas foi anexada a de Romariz.

Não sei quais são as outras 3, mas uma pesquisa no Google deve responder ao que aconteceu com elas.

Faltou dizer que precisa pesquisar a partir de Dezembro de 1864.

• @Guilherme Moreira, agradeço a informação. Sim, já estou a buscar a partir de 1864.Acredito que termino ainda hoje. Eu fiz uma planilha pra ir organizando meu acompanhamento. Portanto, estas do Print abaixo é das Paróquias que tiveram algum detalhe que me fizeram marcar em amarelo. Quando eu finalizar, caso não tenha sucesso, irei reanalisar o ano de 1865 em todos novamente. Entretanto, enquanto isso, uma prima de segundo grau ficou na responsabilidade de buscar o casamento dele com minha bisavó no RJ. É um tiro no escuro, mas pode ter algum detalhe(nome dos pais dele) que possa vir de alguma forma a ajudar. Até então na pesquisa, achei bem incomum que os pais dele se chamem Eduardo e Tereza Augusta, mas é o nome que temos na certidão de nascimento da minha avó(que foi registrada pela mãe e não por ele). Obrigado sempre pela disponibilidade de responderem e passarem alguma experiência. Caso eu tenha algum sucesso, compartilharei aqui, de imediato. MC, Yuri Guia.

• @Guilherme Moreira muito obrigado! Nos links que me passaram não constavam estes! Já vou atualizar e acertar a buscar. Agradeço demais a resposta imediata e a atenção. MC, Yuri Guia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.