Retificação nome composto / apelido
Bom dia,
Pessoal, solicitei um processo de cidadania e depois de 3 anos tive o seguinte retorno:
A fim de fazer constar corretamente, no assento de nascimento da interessada Elisabeth Maria Cecilia Secco, a divisão entre nome próprio / apelidos do interessado, solicito o seguinte esclarecimento:
A divisão entre nome próprio / apelidos do interessado apenas consta da declaração para atribuição de nacionalidade nos seguintes termos:
Nome próprio: Elisabeth
Apelidos: Maria Cecilia Secco Silva
No entanto, observa-se que os vocábulos Maria Cecilia não corresponde a apelido de qualquer dos ascendentes do interessado (podendo eventualmente corresponder a um nome próprio composto Elisabeth Maria Cecilia).
Alguém consegue me ajudar oque devo fazer agora?
Obrigado.
Comentários
@maicon_jorge
A boa noticia é que esse processo já está chegando ao fim. Eles estão apenas com uma dúvida sobre como escrever o nome da Elisabeth na certidão de nascimento portuguesa. Diferente do Brasil, na certidão portuguesa o nome é escrito em duas partes, o "nome próprio" e o "sobrenome/apelido".
Alguém consegue me ajudar oque devo fazer agora?
Deve apenas responder. Quando o formulário do pedido de nacionalidade foi preenchido, a Elisabeth indicou que o "nome próprio" dela era "Elisabeth", e que o "sobrenome/apelido" era "Maria Cecilia Secco Silva". A Conservatória está apontando que não tem ninguém na família com o sobrenome "Maria Cecilia" e está pedindo para você fazer uma das duas coisas: (a) ou você responde que preencheu o formulário de forma incorreta, e que o "nome próprio" é Elisabeth Maria Cecilia" e o "sobrenome/apelido" é "Secco Silva"; (b) ou você precisa justificar de onde vem o "Maria Cecilia" como "sobrenome/apelido".
Supondo que a situação seja (a), basta a Elisabeth responder dizendo que o correto é "nome próprio Elisabeth Maria Cecilia" e o "apelido é Secco Silva".
Bom dia,
@Eduardo, agradeço a ajuda, respondi via e-mail para eles essa informação, junto com o número do processo, já que não encontrei local para responder dentro do processo, sabe me dizer se é isso mesmo?
Obrigado.
@maicon_jorge
não tem um procedimento muito claro para isso.
o jeito é ficar monitorando.
para qual email voce enviou a resposta?
As informações enviei no e-mail registos.centrais@irn.mj.pt
Será que é esse?