Dúvidas para agendamentos numa Presença Consular

Boa tarde, tudo bem? Estou com dúvidas em como fazer o pedido de cidadania, sendo filho de Português.

Minha mãe recebeu a cidadania Portuguesa Dezembro do ano passado, mas não solicitou o cartão cidadão ou passaporte. Ela precisa ter o cartão cidadão para que eu peça como filho?

Eu já solicitei as minhas certidões (digitada e reprográfica) e a certidão do meu pai Brasileiro.

Moro em Florianópolis e gostaria de solicitar o pedido por uma presença consular, mas quando entro no site para fazer o agendamento pede o meu cartão cidadão. Como vou ter o CD se nem Português sou ainda?

Por favor, vocês podem me orientar sobre o que devo fazer e quais documentos realmente preciso?

No site do consulado de São Paulo não fala que a minha mãe precisa ter o cartão cidadão, mas no site do consulado do Rio sim.

Estou perdido!

Obrigado por toda a ajuda até aqui!

Comentários

• @miguelarcanjo ela não precisa tirar o cartão cidadão ou passaporte, basta o assento de nascimento dela.

Dê uma olhada no tópico do guia para filhos, siga o guia como está lá que não tem erro.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

Por falar nisso, fuja de consulados, faça o processo mandando pelos correios ou DHL para o ACP.

Consulado demora mais e você fica "cego" durante todo o trâmite, pois não é possível consultar online.

• Muito obrigado, @LeoSantos !!!

Uma última dúvida:

O nome da minha mãe nos meus documentos está o nome de casada. Mas ela é divorciada.

É preciso fazer alguma alteração? Ou enviar a certidão de casamento com o averbamento do divórcio?

Agradeço imensamente a ajuda!!

• @miguelarcanjo

O nome da minha mãe nos meus documentos está o nome de casada. Mas ela é divorciada. É preciso fazer alguma alteração? Ou enviar a certidão de casamento com o averbamento do divórcio?

Entendo que ela voltou a usar o nome "de solteira", que é o nome que está no assento de nascimento português dela, certo? O que precisa fazer é a transcrição do casamento dela, para que o assento de nascimento português passe a informar o nome "de casada", que é o nome que está na tua certidão de nascimento brasileira. Com essa etapa terminada, você pode já entrar com o seu pedido de nacionalidade pela modalidade 1C (filho).

Na sequência, ou em paralelo com o andamento do teu processo de nacionalidade, ela deverá realizar a homologação do divórcio, que é o procedimento no qual a decisão judicial do divórcio, ocorrido no Brasil, é validada pela justiça portuguesa. E aí será feito um novo averbamento no assento de nascimento português dela, informando que ela voltou a usar o nome "de solteira". Infelizmente, esse processo é mais demorado e só pode ser feito com advogado, o que representa um custo adicional. Mas, é aquela história: dupla cidadania significa gozar os direitos e cumprir as leis dos dois países.

• Isso mesmo, ela voltou a usar o nome de solteira e é o que consta no Assento Português.

E como eu faço a transcrição do casamento, você sabe me informar @eduardo_augusto ?

Desde já, muito obrigado!

• Muito obrigado!

Uma última dúvida:

Minha mãe não pretende fazer o cartão cidadão nem o passaporte. Como com a transcrição do casamento eu já consigo pedir a minha cidadania, é extremamente importante fazer a homologação do divórcio?

• editado March 10

@miguelarcanjo

pode seguir com o seu processo de nacionalidade, sem fazer a homologação do divórcio da sua mãe.

mas é importante deixar claro, que essa é uma obrigação dela, como cidadã portuguesa.

• Ok! Muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.