Transcrição de casamento

Boa tarde! Gostaria de esclarecer uma dúvida: li neste fórum que na solicitação de cidadania portuguesa para netos, no Reservatório de Lisboa é exigida a transcrição do casamento dos avós (meu avô nasceu em Portugal e casou-se no Brasil com uma italiana), mas também li que se foi o avô que declarou na certidão de nascimento do filho e este no da filha (neta), não haveria necessidade de transcrição, tem mesmo que fazer, é verdade que só Lisboa é que exige? Como terei que fazer, pois trata-se de certidão de batismo, seria de forma on-line?

Comentários

  • @silviabarbosa

    li neste fórum que na solicitação de cidadania portuguesa para netos, no Reservatório de Lisboa é exigida a transcrição do casamento dos avós

    Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.

    A transcrição de casamento geralmente é dispensada quando:

    • O casamento ocorreu antes de 1910;
    • O filho do português nasceu após 1978
    • O português foi o declarante do nascimento do filho(a), registrou o filho antes de 1 ano após o nascimento e não era casado com uma portuguesa

    A transcrição é indispensável quando:

    • O português se casou com uma portuguesa fora de Portugal
    • O filho do português nasceu antes de 1978 e o nascimento não foi declarado pelo português (esposa não portuguesa, um parente ou terceiro)

    é verdade que só Lisboa é que exige?

    Não. O Arquivo Central do Porto também exige nas situações que descrevi acima.

    Como terei que fazer, pois trata-se de certidão de batismo, seria de forma on-line?

    Não existe transcrição de casamento online. Precisa ser feita num consulado português ou em uma conservatória de registo civil.

  • Por favor, pode me esclarecer mais 1 dúvida: vou requerer a cidadania como neta de português, solicitei a certidão de nascimento de meu pai e não constava o sobrenome, não sabia que no Brasil também acontecia como na certidão de batismo portuguesa, meu pai nasceu em 1928 e faleceu em 2004, neste caso tenho que anexar a certidão de casamento dos meus pais? Tem que ser de inteiro teor, digitada, atualizada e apostilada ou pelo fato de na certidão de nascimento dele, o meu avô sendo o declarante, está provado o sobrenome ou posso anexar uma cópia do R.G. dele que provaria o sobrenome.? As certidões de casamento e de óbito do meu pai foram "transcritas" na de nascimento, mas sem mencionar o sobrenome, sendo descrito apenas como: o declarado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.