Quantidade de viagens para pegar nacionalidade portuguesa
Olá, galera.
Como que funciona essa questão de viagens a parentes diretos ou indiretos - vínculo afetivo familiar, em Portugual em facilitar a retirada da dupla nacionalidade.
Ja dei entrada na CIL, já paguei os honorários, aguardando resultado…. Ainda não possuo interesse em entrar com a conservatória, pois prefiro aguardar melhor momento, que creio que em anos aparecerá, como liberação para países de língua portuguesa.
no entanto, ouvi que uma certa quantidade de viagens facilita demais essa conquista ou até mesmo impeça a recusa, alguém sabe disso? Estou com milhas suficientes para ir, porém para visitar parentes de terceira geração do meu marido e alguns Amigos meus.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Glaziellemarangao
sugiro que você gaste um pouco mais de tempo lendo as mensagens aqui no fórum.
não é simplesmente "viajar para visitar parentes e amigos" para "facilitar pegar a nacionalidade".
Ainda não possuo interesse em entrar com a conservatória, pois prefiro aguardar melhor momento, que creio que em anos aparecerá, como liberação para países de língua portuguesa.
A tendência, lamento informar, é que cada vez se torne mais difícil obter a nacionalidade portuguesa. se você preenche os requisitos, dê logo entrada no seu pedido.
@Glaziellemarangao
Ainda não possuo interesse em entrar com a conservatória, pois prefiro aguardar melhor momento, que creio que em anos aparecerá, como liberação para países de língua portuguesa.
Infelizmente você está enganada. Há um sentimento em Portugal (e em toda a Europa) que eles já abriram demais o acesso à nacionalidade. A tendência nos próximos anos é que o acesso fique cada vez mais difícil.
Se aceita um conselho de quem acompanha esse assunto já há alguns anos: Se você já preenche os requisitos para o pedido de nacionalidade, dê entrada no seu pedido logo. Se esperar a chance é que mudem a lei e o caminho que você iria trilhar fique mais difícil ou mesmo impossível.
@ecoutinho @eduardo_augusto @Glaziellemarangao como ela menciona que deu entrada na CIL (Comunidade Israelita de Lisboa), suponho que pretenda pedir a cidadania com base na descendência sefardita.
Recentemente houve uma reforma na lei para este tipo de pedido, o qual passou a exigir no mínimo 3 anos de residência em Portugal (seguidos ou interpolados), além da comprovação de ligação à comunidade portuguesa, o que deve ser feito exclusivamente por titularidade de imóveis ou outros direitos em portugal recebidos por herança ou deslocamentos regulares a Portugal durante a vida.
Fonte: https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-descendente-de-judeus-sefarditas-portugueses
Ou seja, está cada vez mais dificil obter a cidadania por esta via, e no congresso falam abertamente em encerrar essa via.
@LeoSantos
Pois é… É uma lástima, mas é o vento que sopra na Europa em geral, e Portugal não está imune a isso.
Não me causaria espanto se logo logo fizerem o mesmo com os processos de netos.
@ecoutinho sim meu amigo lastimável mesmo.
Eu tenho alguns familiares que têm direito e ainda não entraram com o pedido, meu conselho para eles é que entrem o mais rápido possível.
@LeoSantos , @Glaziellemarangao ,
pela última alteração da lei de março de 2024, para os pedidos de nacionalidade sefardita, a partir da entrada em vigor da lei não seria mais necessário a comprovação de ligação a comunidade portuguesa nos termos anteriores. Apenas a residência de 3 anos em Portugal passaria a valer como a uma forma de ligação com Portugal. Porém como a regulamentação da lei ainda não saiu, muitos advogados dizem que ainda é possível comprovar a ligação conforme o Leo enumerou acima. Eu entendi que como na lei diz que passa a vigorar a partir do dia da publicação, que já não era mais possível comprovar com propriedadea, viagens etc. Mas como disse alguns advogados dizem que ainda é possível, até que saia a regulamentação da lei.
@texaslady eu também penso como você, porém tirei a informação do próprio site do IRN (que pode estar desatualizado também).