Como saber se o casamento foi transcrito para Portugal?

Boa tarde!

Eu fiz o processo de nacionalidade por descendência, considerando que minha mãe é neta de português. No entanto, durante o processo, surgiu uma exigência de documentos e Portugal solicitou a certidão de casamento da minha mãe para dar continuidade ao processo.

Agora, eu gostaria de saber se o casamento dela foi transcrito para Portugal, para que eu possa prosseguir com o meu processo. Vocês sabem me dizer como consigo essas informações?

Comentários

• @Eduardoribeiro021

Eu me perdi. Você poderia confirmar os pontos abaixo para ver se entendi e poder te ajudar?

Eu fiz o processo de nacionalidade por descendência, considerando que minha mãe é neta de português. 

Quem está requerendo nacionalidade portuguesa é sua mãe, por ser neta de português. É isso mesmo?

No entanto, durante o processo, surgiu uma exigência de documentos e Portugal solicitou a certidão de casamento da minha mãe para dar continuidade ao processo.

Estou entendendo que para seguir com o pedido de nacionalidade de sua mãe como neta de português (art 1d) o conservador está pedindo a certidão de casamento dela. Na carta de exigência certamente explica o motivo, mas acredito que ele queira a certidão por que sua mãe mudou de nome ao se casar e portanto o nome que consta na certidão de nascimento dela (o de solteira) está diferente do nome que aparece no documento de identificação usado no processo (RG/Passaporte). A certidão serve para "justificar" a diferença nos nomes.

Agora, eu gostaria de saber se o casamento dela foi transcrito para Portugal, para que eu possa prosseguir com o meu processo. Vocês sabem me dizer como consigo essas informações?

Só se transcreve o casamento em Portugal se pelo menos um dos cônjuges for português. Se sua mãe está requerendo nacionalidade portuguesa por ser neta de português, ela ainda não é portuguesa e portanto não há o que transcrever ainda. A certidão a ser apresentada é a brasileira mesmo, em inteiro teor reprográfica e apostilada.

Confirme se o que interpretei está correto ou explique melhor a situação. Ou melhor ainda: coloque aqui a carta de exigência que receberam, borrando os dados pessoais (nomes completos - deixe apenas o pré-nome, borre número de documentos, endereços, telefone, email etc). Na carta de exigência o conservador explica exatamente qual o problema e como solucionar.

• @Eduardoribeiro021

o processo de transcrição de casamento é separado do processo de nacionalidade.

se sua mãe (ou você) não pediu a transcrição (que custa 120 euros), ela não foi feita.

mas ainda assim, se estiver na dúvida, pode pedir por 10 euros uma certidão de nascimento da sua mãe. se a transcrição tiver sido feita, haverá uma averbação na segunda página.

Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa

• @ecoutinho

Então... no processo de nacionalidade da minha mãe portugal exigiu o certidão de casamento com averbação do divórcio dela... eu achei estranho por isso que perguntei se foi transcrito o casamento.

Eu fiz o processo dela com advogado, mas vou mandar o print do documento que caiu em exigência.

Depois de ter mandado todos os documentos normais eles pediram mais o do casamento, a de nascimento pela 2 vez.

• @Eduardoribeiro021

sim, pediram a certidão de casamento, como está escrito no texto, "para comprovarmos todo o texto da mesma". Não para fazer transcrição.

como eu disse acima: se não está seguro, peça uma certidão no Civil Online para comprovar. Mas na minha opinião, é jogar 10 euros fora. Pode providenciar a transcrição desse casamento...

• @Eduardoribeiro021

Obrigado, agora está mais claro.

Concordo com o eduardo_augusto:

• A transcrição é feita em uma conservatória diferente do pedido de nacionalidade, tem uma taxa específica de 120€, só pode ser feita depois que a pessoa se torna portuguesa e precisa de documentos adicionais além da certidão de casamento (a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, no caso seu pai). Se seu advogado tivesse mandado transcrever ao final do processo de nacionalidade você certamente saberia pois ele teria pedido um pagamento específico, além das certidões extras.
    • Exatamente pelo motivo acima, eu concordo com o eduardo_augusto, parece improvável que a transcrição do casamento tenha acontecido, mas se ainda assim quiser ser como “São Tomé” e só acreditar no que vê, a forma de comprovar é pedindo uma via atualizada do assento de nascimento de sua mãe no civil online. Se o casamento estiver transcrito, haverá um averbamento ao final do assento informando que a pessoa se casou, com quem, quando e a eventual mudança de nome para o “de casada”. Para mim, nesse caso parece ser desperdiçar os 10€ da taxa de emissão da certidão pois o casamento certamente não foi transcrito ao final do processo de nacionalidade.
  • @ecoutinho @edu_1991

Muito obrigado pela ajuda

• @ecoutinho @edu_1991

Mesmo ela sendo divorciada é necessário a transcrição?

• @Eduardoribeiro021

Mesmo ela sendo divorciada é necessário a transcrição?

Necessário para quê? Para o seu processo de nacionalidade como filho? Depende de alguns fatores: do ano que você nasceu, com que idade seu nascimento foi registrado e quem foi o declarante do seu nascimento. Se você nasceu após 1978, geralmente a transcrição de casamento é dispensada. Se você nasceu de 1978 para trás, e sua mãe não for a declarante do seu nascimento, a transcrição será necessária. Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança que nasceu e assinar o livro de registros. Na certidão de nascimento consta essa informação.

Mesmo que não seja indispensável para você seguir com seu pedido de nacionalidade, é importante saber que manter o estado civil atualizado em Portugal é obrigação legal de todo cidadão português. Se sua mãe atualmente é divorciada, então é necessário em algum momento que ela transcreva o casamento, o que ela pode fazer em qualquer consulado ou conservatória, e depois homologue a sentença de divórcio num tribunal português (que só pode ser feito através de um advogado).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.